IF ...ELSE ANINHADAS...

MANCKENNA 16/08/2009 22:14:13
#320000
Listagem 6.5



[ô] Quais Objetos Devem Entrar em um Projeto como Esse ?

[ô] O código abaixo deve estar em qual projeto ?


If (intHours <= 40) Then

curOvertime = 0#

[ô]Testa agora as Horas entre 40 e 50

[ô]e Paga uma hora e meia

Elself (intHours <= 50) [ô]<<[Ô]Erro não aceita [Ô]Then[Ô]

curOvertime = (intHours - 40) * 1.5 * sngRate

Else

[ô] Deve pagar hora duplicada acima de 50 e uma hora e meia
[ô] para as horas entre 40 e 50

curOvertime = ((intHours - 50) * 2 + (10 * 1.5)) * sngRate

End If


ROBIU 17/08/2009 09:05:26
#320009
Resposta escolhida
As variaves devem receber valores de algum lugar. No seu exemplo, não recebe valor de lugar algum. No exemplo anexo, coloquei as váriaveis pegando os valores digitados nas textboxs. Assim, ao mudar os valores nas textbox e clicar no butão, é feito um novo cálculo.
Citação:

Elself (intHours <= 50) [ô]<<[Ô]Erro não aceita [Ô]Then[Ô]



Nesta linha, o erro acontece por você colocar else[txt-color=#df0101]L[/txt-color]f no lugar de elseif.

coloque assim:
Elseif (intHours <= 50) then [ô]<<[Ô]Erro não aceita [Ô]Then[Ô]


Amigo explica. Você esta fazendo exercicio de algum curso? Caso afirmativo, estou achando esse curso fraco!!!
ROBIU 17/08/2009 09:10:47
#320010
O exemplo aqui
MANCKENNA 17/08/2009 11:56:31
#320047
Amigo

Eu sou iniciante, trata-se de um livro àsso a Passo em 21 dias , só que ele explica nos exemplos as funcionalidades das funcões sem que as mesmas estejam em um código completo...então para entender [Ô]vendo[Ô] funcionar eu preciso inserir os objetos, só que nesse caso é preciso saber que objetos e onde colocar os códigos nos mesmos....e só com um bom conhecimento que terei mais pra frente é que vou saber como fazer de maneira correta como você fez e acaba de me mostrar ....o mesmo funcionando 100%.

Valeu mesmo.!!!!
MANCKENNA 17/08/2009 12:23:55
#320049
Por Exemplo:

Aqui você inseriu no [Ô]Programa[Ô] : 1form + 1botão + 2TexBox + 4 Labels e colocou os códigos nos lugares devidos, mas eu como iniciante preciso ainda te perguntar porque nos txt[ô]s 1 e 2 você colocou os valores 45 e 2 fixos respectivamente e no lbl3 0 (zero) ?

Obs: Sei que é muito básico mas preciso perguntar
ROBIU 17/08/2009 12:50:26
#320051
Os valores não são fixos, são padrões. Você pode digitar outros valores
Como eu já tinha dito, devemos atribuir valores as variáveis. Note um exemplo
Dim Parcela1 as double, Parcela2 as Double, Soma as Double
[ô]Criei três variáveis que armazenam números, inclusive decimal


no click do butão eu defino:

Soma=parcela1 + Parcela2
[ô]Qual o Resultado?


Como eu não disse qual o valor da parcela1 nem da parcela2, a soma não terá efeito.

Eu tenho que dizer:

Parcela1= Xvalor
Parcela2=xValor

o xValor pode está em uma textbox, label, etc. Qualquer controle que tenha uma propriedade Text ou Caption.

Coloquei os textboxs pois as variareis precisam receber valores se algum lugar. Poderia simplesmente fazer assim:

intHours = 45
sngRate = 2


Mas note que desta forma, para mudar o valor teria que entrar no código novamente e trocar o valor.

Continuando, estamos pedindo ao VB6 para fazer um cálculo. Quando fazemos isso, devemos verificar as posibilidades de erro e evitá-lo.
Eu posso colocar qualquer valor na textbox. Coloquei os valores de efetuasse o calculo (entre 40 e 50).
Se você apagar o valor(deixar em branco) ou digitar uma palavra aí, vai dá erro. Isso acontece porque nao podemos somar palavras ou valor em branco que é diferente de 0.

A label vai receber o resultado, então o usuario não vai digitar nada aí. Por isso uma label. O valor 0 é para indicar que o calculo ainda não foi feito.

Sempre que você for trabalhar com calculos, deixe sempre um numero como padrao nas textboxs e labels. Esse n. é o zero.
MANCKENNA 17/08/2009 20:04:09
#320100
Valeu irmão......[Ô]é Muito Bom Saber[Ô]....!!!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas