IMPORTAR CSV OU XLS PARA GRIDVIEW

DONGUSTAVOSCCP 07/02/2015 18:46:25
#444365
Preciso importar dados de um arquivo csv(podendo tambem ser um xls) para um datagridview(previamente carregado com dados de um banco) com a finalidade de dar um update em dados já existentes e um insert em dados que ainda não existam, alguem conhece um metodo que faça isso em tempo de execução? eu só consigo importar os dados das planilhas apenas.
Obrigado
NICKOSOFT 08/02/2015 06:52:59
#444376
bem, se eu entendi direito, vc quer trazer 2 fontes de dados para o grid correto? não vou a fundo na obtenção dos dados, mas vou mostrar no caso como unir 2 DataSets para um grid
  
Dim con = New OleDbConnection([Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=c:\cep2014.MDB[Ô])
con.Open()

Dim sql As String = [Ô]select log_nome,cep,ufe_sg FROM log_logradouro where ufe_sg=[ô]AC[ô][Ô]
Dim CD As New OleDbCommand()
CD.Connection = con
CD.CommandText = sql
CD.ExecuteNonQuery()

Dim dtAdapter As New OleDbDataAdapter
Dim dsDataSet As New DataSet
With dtAdapter
.SelectCommand = CD
.Fill(dsDataSet)
End With
[ô]finalizou a busca na primeira fonte, dados do AC

Dim sql2 As String = [Ô]select log_nome,cep,ufe_sg FROM log_logradouro where ufe_sg=[ô]CE[ô][Ô]
Dim CD2 As New OleDbCommand()
CD2.Connection = con
CD2.CommandText = sql2
CD2.ExecuteNonQuery()

Dim dtAdapter2 As New OleDbDataAdapter
Dim dsDataSet2 As New DataSet
With dtAdapter2
.SelectCommand = CD2
.Fill(dsDataSet2)
End With
[ô]finalizou a busca na segunda fonte, dados do CE

dsDataSet.Merge(dsDataSet2) [ô]uniu o segundo DS ao primeiro DS

DataGridView1.DataSource = dsDataSet.Tables(0)

acho q consegue entender o processo, obtive apenas 2 fontes de dados distintas, mesmo vindo da mesma tabela, apenas para serem 2 fontes e mostrar o truque....
no caso, não preciso dizer q ambas as fontes tem q ter os mesmos campos e posicionamentos, o truque esta no dsDataSet.Merge(dsDataSet2), so isso....
DONGUSTAVOSCCP 09/02/2015 09:09:39
#444399
Não seria um merge de dois data sets no load, eu tenho uma tabela de produtos já que carrega o grid, e eu tenho um botão que importa dados de uma planilha excel para esse mesmo grid, porem a necessidade é que se houver um registro ele atualiza a tabela, e se não houver ele inclui,
NICKOSOFT 10/02/2015 05:12:48
#444416
Sinceramente no momento de preencher o grid nunca vi nada assim, penso q seria funcional vc carregar apenas com dados importados da planilha, um botao de atualizar q va percorrer linha a linha verificando se o produto ja existe, pra atualizar ou incluir
Faça seu login para responder