IMPORTAR CSV OU XLS PARA GRIDVIEW
Preciso importar dados de um arquivo csv(podendo tambem ser um xls) para um datagridview(previamente carregado com dados de um banco) com a finalidade de dar um update em dados já existentes e um insert em dados que ainda não existam, alguem conhece um metodo que faça isso em tempo de execução? eu só consigo importar os dados das planilhas apenas.
Obrigado
Obrigado
bem, se eu entendi direito, vc quer trazer 2 fontes de dados para o grid correto? não vou a fundo na obtenção dos dados, mas vou mostrar no caso como unir 2 DataSets para um grid
acho q consegue entender o processo, obtive apenas 2 fontes de dados distintas, mesmo vindo da mesma tabela, apenas para serem 2 fontes e mostrar o truque....
no caso, não preciso dizer q ambas as fontes tem q ter os mesmos campos e posicionamentos, o truque esta no dsDataSet.Merge(dsDataSet2), so isso....
Dim con = New OleDbConnection([Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=c:\cep2014.MDB[Ô])
con.Open()
Dim sql As String = [Ô]select log_nome,cep,ufe_sg FROM log_logradouro where ufe_sg=[ô]AC[ô][Ô]
Dim CD As New OleDbCommand()
CD.Connection = con
CD.CommandText = sql
CD.ExecuteNonQuery()
Dim dtAdapter As New OleDbDataAdapter
Dim dsDataSet As New DataSet
With dtAdapter
.SelectCommand = CD
.Fill(dsDataSet)
End With
[ô]finalizou a busca na primeira fonte, dados do AC
Dim sql2 As String = [Ô]select log_nome,cep,ufe_sg FROM log_logradouro where ufe_sg=[ô]CE[ô][Ô]
Dim CD2 As New OleDbCommand()
CD2.Connection = con
CD2.CommandText = sql2
CD2.ExecuteNonQuery()
Dim dtAdapter2 As New OleDbDataAdapter
Dim dsDataSet2 As New DataSet
With dtAdapter2
.SelectCommand = CD2
.Fill(dsDataSet2)
End With
[ô]finalizou a busca na segunda fonte, dados do CE
dsDataSet.Merge(dsDataSet2) [ô]uniu o segundo DS ao primeiro DS
DataGridView1.DataSource = dsDataSet.Tables(0)
acho q consegue entender o processo, obtive apenas 2 fontes de dados distintas, mesmo vindo da mesma tabela, apenas para serem 2 fontes e mostrar o truque....
no caso, não preciso dizer q ambas as fontes tem q ter os mesmos campos e posicionamentos, o truque esta no dsDataSet.Merge(dsDataSet2), so isso....
Não seria um merge de dois data sets no load, eu tenho uma tabela de produtos já que carrega o grid, e eu tenho um botão que importa dados de uma planilha excel para esse mesmo grid, porem a necessidade é que se houver um registro ele atualiza a tabela, e se não houver ele inclui,
Sinceramente no momento de preencher o grid nunca vi nada assim, penso q seria funcional vc carregar apenas com dados importados da planilha, um botao de atualizar q va percorrer linha a linha verificando se o produto ja existe, pra atualizar ou incluir
Faça seu login para responder