IMPR HOLERITCH DE PGTO - 2 FUNCIONARIOS POR PAGINA
Ola Amio, eu d novo.
Estou desenvolvendo um sistema de folha de pagamento e preciso imprimir o recibos de pagamentos usando o crystal 6, so q preciso imprimir dois funcionarios por paginas (A4), o q devo fazer ????
desculpe, mas estou um pouco precionado.......
Estou desenvolvendo um sistema de folha de pagamento e preciso imprimir o recibos de pagamentos usando o crystal 6, so q preciso imprimir dois funcionarios por paginas (A4), o q devo fazer ????
desculpe, mas estou um pouco precionado.......
Suprima todas as seções do seu report, menos a DETAILS.
Crie o seu holerith em um subreport e insira o subreport no deu DETAILS.
Vincule seu subreport ao Código do Funcionário no report principal.
Como cada linha do details corresponde a um registro na sua tabela, cada linha irá carregar uma nova instà ¢ncia do subreport para imprimir o holerith para o funcionário atual.
PS! Lembre-se de montar o seu subreport pra ter exatamente o tamanho de 1/2 A4 de altura; daÃ, caberão apenas 2 funcionários em cada pg.
Crie o seu holerith em um subreport e insira o subreport no deu DETAILS.
Vincule seu subreport ao Código do Funcionário no report principal.
Como cada linha do details corresponde a um registro na sua tabela, cada linha irá carregar uma nova instà ¢ncia do subreport para imprimir o holerith para o funcionário atual.
PS! Lembre-se de montar o seu subreport pra ter exatamente o tamanho de 1/2 A4 de altura; daÃ, caberão apenas 2 funcionários em cada pg.
Mas Wemerson, como fazer isso, vc tem algum exemplo
Nadinha...
TÃ ' saindo do trampo agora, amanhã cedo eu monto um exemplo e te mando... flow???
TÃ ' saindo do trampo agora, amanhã cedo eu monto um exemplo e te mando... flow???
flow, até amanhã.....
Como prometido, segue um exemplo de holerith usando crystal reports 8.5 com subreports e uma base de dados simples em access.
Vou descrever todo o processo meio que na forma de um pequeno tuto pra ajudar a entender:
Criei uma base de dados simples, com 2 tabelas: Funcionarios que contém os dados pessoais do funcionário e Funcionarios, Folha, que contém todos os lançamentos dos registros da folha de pagamento.
Em Funcionarios, Folha, o dataBaseDoLancamento deve ter sempre o último dia do mês, sendo a data-base para o mês que queremos emitir a folha.
=================================================================
Agora vamos ao Report
Etapas
1. Criar o Report: O Report é básico, com todas as suas seções Suprimidas, menos a DETAILS, que é onde vamos inserir o subreport.
2. Criar o SubReport: Para montar o subreport, é só inserir um subreport é seguir todos os procedimentos como um report comum, mas ainda não iremos fazer os filtros de seleção de registros agora.
OBS: Apenas criei um Formula Field com o nome @filtroDePeriodo, onde coloco qual a data-base a ser usada. O formato é
3. Linkar subreport com o report principal: Quando estiver tudo pronto, é só ir para o report principal e clicar com o botão direito do mouse sobre o subreport e selecionar Change Subreport Links, e selecionar os campos necessários para a ligação.
Selecionei: @filtroDePeriodo, que irá criar um Parameter Field no subreport, com o nome: ?@filtroDePeriodo
Depois Selecionei: {Funcionarios.codigoDoFuncionario}, que irá criar um Parameter Field no subreport, com o nome: ?Pm-{Funcionarios.codigoDoFuncionario} e marquei Select data in subreport based on field: para fazer uma ligação entre o código do funcionário do report principal ao código do funcionário no subreport.
4. Definir Filtros de Seleção: No subreport, inseri um Record Selection Formula, como abaixo:
Filtrando os registros pelo Código do Funcionário, repassado da linha atual do report principal e pelo @filtroDePeriodo, que é definido de acordo com o perÃodo que se quer imprimir.
5. Considerações finais: Faltou um detalhe no arquivo que enviei, para corrigir, abra o report, clique em Database->Set Location->Same as report para que dê tudo certo.
Quando abrir o report, tem algumas explicações lá tb.
é claro que existem muitas formas de se montar esse tipo de relatório, mas sempre achei interessante trabalhar com subreports pela facilidade que se tem de criar relatórios poderosÃssimos usando esses recurso.
qquer coisa tamos aÃ.
Vou descrever todo o processo meio que na forma de um pequeno tuto pra ajudar a entender:
Criei uma base de dados simples, com 2 tabelas: Funcionarios que contém os dados pessoais do funcionário e Funcionarios, Folha, que contém todos os lançamentos dos registros da folha de pagamento.
Em Funcionarios, Folha, o dataBaseDoLancamento deve ter sempre o último dia do mês, sendo a data-base para o mês que queremos emitir a folha.
=================================================================
Agora vamos ao Report
Etapas
1. Criar o Report: O Report é básico, com todas as suas seções Suprimidas, menos a DETAILS, que é onde vamos inserir o subreport.
2. Criar o SubReport: Para montar o subreport, é só inserir um subreport é seguir todos os procedimentos como um report comum, mas ainda não iremos fazer os filtros de seleção de registros agora.
OBS: Apenas criei um Formula Field com o nome @filtroDePeriodo, onde coloco qual a data-base a ser usada. O formato é
Date(aaaa, mm, dd)
. Quando for imprimir o report via VB, é só repassar uma data-base válida para o report, esse campo vai ser ligado ao subreport e no subreport serão feitos os filtros.3. Linkar subreport com o report principal: Quando estiver tudo pronto, é só ir para o report principal e clicar com o botão direito do mouse sobre o subreport e selecionar Change Subreport Links, e selecionar os campos necessários para a ligação.
Selecionei: @filtroDePeriodo, que irá criar um Parameter Field no subreport, com o nome: ?@filtroDePeriodo
Depois Selecionei: {Funcionarios.codigoDoFuncionario}, que irá criar um Parameter Field no subreport, com o nome: ?Pm-{Funcionarios.codigoDoFuncionario} e marquei Select data in subreport based on field: para fazer uma ligação entre o código do funcionário do report principal ao código do funcionário no subreport.
4. Definir Filtros de Seleção: No subreport, inseri um Record Selection Formula, como abaixo:
{Funcionarios.codigoDoFuncionario} = {?Pm-Funcionarios.codigoDoFuncionario} and
{Funcionarios, Folha.dataBaseDoLancamento} = {?Pm-@filtroDePeriodo}
Filtrando os registros pelo Código do Funcionário, repassado da linha atual do report principal e pelo @filtroDePeriodo, que é definido de acordo com o perÃodo que se quer imprimir.
5. Considerações finais: Faltou um detalhe no arquivo que enviei, para corrigir, abra o report, clique em Database->Set Location->Same as report para que dê tudo certo.
Quando abrir o report, tem algumas explicações lá tb.
é claro que existem muitas formas de se montar esse tipo de relatório, mas sempre achei interessante trabalhar com subreports pela facilidade que se tem de criar relatórios poderosÃssimos usando esses recurso.
qquer coisa tamos aÃ.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas