IMPRESSAO NO VB.NET EXPRESS

FBUR 17/11/2010 12:37:52
#357662
Bom dia!

Começo uma vida nova... Consegui entender e aplicar na prática o raio do paradigma de orientação a objetos. Fiz um treinamento excelente onde dei uma [Ô]peneirada[Ô] em tudo que pesquisei sozinho nestes meses. Esse nivelamento justificou o investimento. Recomendo...

Realmente o VB.NET não tem coisas que tínhamos no VB6, mas existem outras formas de se fazer usando orientação a objetos... Mas isso é outro assunto. :D

A questão é sobre impressão. Vi lá no treinamento que dá pra fazer relatórios facinho facinho, usando alguns objetos próprios para impressão.

Por outro lado, sou usuário antigo do Crystal Reports (9 e 11) que está presente na versão PRO do .NET. Mas... acontece que uso a versão EXPRESS, que ainda me atende bem.

Então pergunto: Para quem criam relatórios através dos objetos que o VB.NET fornece, vcs estão satisfeitos? Lhes atendem?

Sei que vão surgir perguntas: [Ô]Depende do que vc quer[Ô]. Eu sei disso. Mas quero saber de maneira geral. Meus relatórios não são nada complexos. Por exemplo:

Com o Crystal (pelo menos no VB6, pois nunca usei o Crystal que vem com o VB.NET 2008 PRO), era muito fácil. O assistente ainda mostrava modelos de relatórios onde desenhava as linhas, colunas, tinha fórmulas que eu iseria para fazer filtros. E eu não usava nem 10% de tudo o que o Crystal tinha a oferecer. O assistente apenas ia fazendo as conexões, eu escolhia as tableas e campos a serem exibidos, escolhia o lay-out, e quando o relatório estava pronto, customizava através de algumas formulinhas simples e pronto. Nada muito expert.

Mas era muito bom e fácil.

Mas pelo que vi no .NET, é possível (e também muito fácil) fazer [Ô]na mão[Ô]. Para campos específicos, dá para fazer criando variáveis que recebem consultas SQL e mando exibir onde eu quiser. Acho que até no VB6 dava para fazer relatórios na mão. Mas no .NET ficou bem mais fácil.

Minha dúvida é saber se vcs costumam usar Crystal, objetos de impressão do .NET ou qq outra coisa para gerar seus relatórios.

[ ]'s
TECLA 17/11/2010 16:01:37
#357687
Utilizo o ReportViewer e o Crystal Report na maioria das vezes.
Agora, em casos de emissão de recibo de venda, prefiro o PrintDocument por ser mais simples e rápido.
FBUR 17/11/2010 16:33:42
#357691
Tecla, vc usa o Crystal integrado ao VB (versão > pro?) ou uma instalação do Crystal?

Esse ReportViewer parece ser bem funcional.
DANIELCPAETE 20/11/2010 18:22:02
#357904
Amigo eu faço tudo pelo printdocument [Ô]vide danfe NFE[Ô] e estou muito satisfeito com ela você nao tem limites de aplicação e sem a nescessidade de usar a versão pro
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas