INDEXADOR DE PRECOS

HIDDEN 19/04/2011 16:56:25
#371898
Está surgindo uma oportunidade, na qual terei que desenvolver um sistema para indexar preços de produtos, de diversas lojas, destacando sempre os produtos com os menores preços, estilo o que faz Buscapé, Bondfaro, etc.

Não tenho a pretenção de criar uma ferramenta igual aos [Ô]buscadores[Ô] citados, até porque o mercado para o qual desenvolverei a ferramenta não é amplo, se registringindo a uma pequena gama de produtos.

Já tenho uma idéia inicial. Alguém por aqui já pensou em algo semelhante? Algum artigo científico, ou material didático sobre o assunto?

Por exemplo, como pesquisar preços nos sites de e-commerce?
TECLA 19/04/2011 20:27:28
#371941
Algumas empresas disponibilizam um serviço (API, Web Service...) para [Ô]compartilhar[Ô] informações na rede.
Como exemplo, o próprio Buscapé dispõe de uma API.
HIDDEN 25/04/2011 14:38:54
#372368
Eu criei uma tabela com todos os produtos, uma tabela com as lojas e uma terceira tabela que relaciona produtos e lojas com o preço. Muito resumidamente é isso. Implementei um algoritmo de pesquisa, que está trazendo resultados em no máximo 0,9126 segundos.

O problema, talvez o principal, está na captação dos dados, pois as lojas do nicho em que pesquiso não possuem este tipo de serviço.

Terei que implementar um script para acessar as páginas dos sites de e-commerce, detectar o produto e o preço (através de palavras chaves da base de produtos) e atualizar o preço. Bem, eu acho que é por aí. Ou alguém tem uma idéia melhor?
HIDDEN 26/04/2011 14:49:34
#372495
TECLA, o Buscapé fornece uma interface para o cliente (no caso as lojas) atualizar os preços. O quesito atualização é uma das variáveis para cálculo do índice de confiabilidade da loja. Isso força as lojas a atualizarem os preços.

Mas não posso depender disso. Pelo menos não no inínio, pois ninguém conhece o serviço que estamos criando. Por enquanto estou fazendo uma gambiarra do baralho. Peguei as 4 principais lojas de e-commerce e emulei os links para categorias dos produtos. Salvo a página e leio as tags html, filtrando nome e preço do produto. Há um layout para cada site. Isso que é soda. Mas estou apenas no início. Com o tempo as idéias irão surgindo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas