INICIANDO EM VB 2010

FBGSYSTEMS 15/06/2012 14:17:58
#404251
Bom dia pessoal.
Programo em vb6 a cerca de 2 anos e posso dizer que me viro bem com ele, dentro das minhas necessidades.

Porem agora quero aprender linguagem nova e decidir ir pelo vb.net para tentar aproveitar um pouco meu conhecimento com vb6
Alguem conhece algum material gratuito para eu começar a desenvolver ?

Vou começar desenvolvimento meu sistema de cadastros e ir evoluindo gradativamente por enquanto apenas por aprendizado, futuramente vou comercializar estes sistemas.

Alguem que ja passou por esse ciclo, se puder me passar o caminhos das pedras.

Abraços
OMAR2011 15/06/2012 14:27:26
#404252
Aqui no site,site do macoratti.Lá vai encontrar muito sobre o vb2010.
KERPLUNK 15/06/2012 14:28:11
#404253
Bem eu sugeriria:
Já que está começando [Ô]do zero[Ô], eu acho que o C#, é uma melhor opção. Sintaticamente, é totalmente diferente do VB, mas a abundância de exemplos de código e a esmagadora preferência do mercado quanto à ele, faz do C# uma opção melhor. Claro que, se quiser usar o VB.NET também é excelente, afinal, o que se faz em um, também se faz com o outro, mas não esqueça que a preferência do mercado é para o C#, sem dúvida.
Para começar, para entender, comece do começo...
FBGSYSTEMS 15/06/2012 15:16:35
#404257
KERPLUNK. Oque voce quer dizer com [ô]mercado[ô]. Empresas contratando ? Pois comecei meu proprio negócio, a idéia nao é trabalhar em outra empresa.
Baixei o visual studio 2010, instalei apenas o vb 2010.
KERPLUNK 15/06/2012 15:33:01
#404258
Mercado eu entendo como um todo, não somente empresas contratando. A maioria dos sistemas são mesmo em C# VB.NET é muito pouco difundido e carece muito de bons [Ô]exemplos[Ô]. Para quem vem do VB6 pode parecer que vai ser melhor mesmo usar o VB.NET, mas a coisa não é bem por aí. A única coisa que você vai ter PARECIDA com o VB6 é a sintaxe e mais nadinha. .NET não é somente [Ô]uma linguagem[Ô], é uma plataforma de desenvolvimento, com dezenas de tecnologias vinculadas. VB.NET não é simplesmente uma evolução do VB6, é só mais uma linguagem capaz de utilizar o .NET framework.
Uma breve explicação:
Imagine o .NET framework, como um montão de DLL, com um montão de de funcionalidades. C#, VB, F#, J# e outras linguagens, são só maneiras de se utilizar esse framework. Quando você escreve um programa em .NET, ele não é compilado de verdade, ele se transforma em um código(conhecido tecnicamente como MSIL ou Microsoft Intermediate Lenaguage) que é compilado novamente por uma outra parte do .NET, um compilador chamado JIT(Just In Time). Ou seja, você escreve o seu sistema, ele é compilado para MSIL e na primeira vez que ele é usado o JIT o recompila e torna [Ô]rodável[Ô], .NET portanto é um híbrido de linguagem compilada e interpretada. Por isso, tanto faz a linguagem, ela simplesmente vai usar recursos do framework, ser traduzida em uma outra linguagem e depois rodada. C#, para um iniciante, pode parecer muito difícil, mas garanto, é muito mais [Ô]fácil[Ô] e intuitivo que o VB.NET. A sintaxe do C# foi inspirada no Java e é bastante parecida, por isso, até mesmo alguns códigos escritos puramente em Java, podem rodar sem nenhum problema no C#, claro, alguns...
Como já expliquei, VB.NET e C#, são apenas maneiras de se utilizar recursos do Framework e não existe essa, de algo que se possa fazer em um que não se possa fazer na outra linguagem, elas são totalmente equivalentes, mudando somente na sintaxe.
FBGSYSTEMS 15/06/2012 16:57:18
#404265
Caro KERPLUNK.
Obrigado pelo esclarecimento.
Ja vi poucas coisas do C# e é bem parecido com o Java mesmo. Bom vou estudar mais um pouco sobre isso antes de começar.

Acredito que aquele aplicativo UniNFe tenha sido desenvolvido em C# tambem.
KERPLUNK 15/06/2012 17:56:35
#404268
Possivelmente. Mais alguns sites que usam ASP.NET + C#:
MSDN
Microsoft
Orkut
Hotmail(na verdade, praticamente todas as aplicações Web da microsoft usam C# e ASP.NET)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas