INSERT INTO MYSQL5 VB6 ERRO: 80040E14

FLAVIOJR 17/04/2007 15:53:24
#212359
Estou tendo dificuldades em trabalhar com este insert:

Citação:

objCN.Execute "INSERT INTO tb_alunos(Id_Aluno,Nome,DataNascimento,RG,CPF,Natural,Sexo,Profissao,Telefone,Celular,TelefoneComercial,Email,Anotacoes,CEP,Rua,Numero,Complemento,Id_Bairro,Id_Cidade,Id_Estado,Id_Empresas,DataMatricula,Ativo,Fotopath)values(& Null & ,'" & cboNome.Text & "','" & txtDataNascimento.Text & "','" & txtRG.Text & "','" & txtCPF.Text & "','" & txtNatural.Text & "','" & cboSexo.Text & "','" & txtProfissao.Text & "','" & txtTelefone.Text & "','" & txtCelular.Text & "','" & txtTelefoneComercial.Text & "','" & txtEmail.Text & "','" & txtAnotacoes.Text & "','" & txtCEP.Text & "','" & txtRua.Text & "','" & txtNumero.Text & "','" & txtComplemento.Text & "','" & cboBairro.ItemData(cboBairro.ListIndex) & "','" & cboCidade.ItemData(cboCidade.ListIndex) & "','" & cboEstado.ItemData(cboEstado.ListIndex) & "','" & cboEmpresa.ItemData(cboEmpresa.ListIndex) & "','" & txtDataMatricula.Text & "','" & chkAtivo.Value & "','" & txtFotopath.Text & "')"



Já tentei varias coisas e ainda não encontrei o erro para os campos data eu estou usando uma ocx aqui do site de nome cTextBox feita pelo Cleverton que converte a data para o formato do mysql.

Desde já agradeço a atenção de todos
USUARIO.EXCLUIDOS 17/04/2007 16:30:46
#212379
Qual o tipo do campo Id_Aluno?
FLAVIOJR 17/04/2007 17:30:51
#212387
auto numeracao
USUARIO.EXCLUIDOS 17/04/2007 17:35:03
#212389
Tente retirar o campo ID_Aluno e o valor null que vc está atribuindo a ele. Não manjo muito de Mysql, mas no sql server por exemplo o campo autonumeração e controlado direto pelo banco sem a necessidade de estar no insert e não poderia ser nulo. No oracle temos outra sintaxe para campos de autonumeração... assim sendo tentar fazer isso.

objCN.Execute "INSERT INTO tb_alunos(Nome,DataNascimento,RG,CPF,Natural,Sexo,Profissao,Telefone,Celular,TelefoneComercial,Email,Anotacoes,CEP,Rua,Numero,Complemento,Id_Bairro,Id_Cidade,Id_Estado,Id_Empresas,DataMatricula,Ativo,Fotopath)values('" & cboNome.Text & "','" & txtDataNascimento.Text & "','" & txtRG.Text & "','" & txtCPF.Text & "','" & txtNatural.Text & "','" & cboSexo.Text & "','" & txtProfissao.Text & "','" & txtTelefone.Text & "','" & txtCelular.Text & "','" & txtTelefoneComercial.Text & "','" & txtEmail.Text & "','" & txtAnotacoes.Text & "','" & txtCEP.Text & "','" & txtRua.Text & "','" & txtNumero.Text & "','" & txtComplemento.Text & "','" & cboBairro.ItemData(cboBairro.ListIndex) & "','" & cboCidade.ItemData(cboCidade.ListIndex) & "','" & cboEstado.ItemData(cboEstado.ListIndex) & "','" & cboEmpresa.ItemData(cboEmpresa.ListIndex) & "','" & txtDataMatricula.Text & "','" & chkAtivo.Value & "','" & txtFotopath.Text & "')"

Se não funcionar post a descrição do erro e ñão só o número ok...


FLAVIOJR 17/04/2007 18:52:29
#212406
Ainda está dando o seguinte erro:
Citação:

Run-time error '-214721900(80040e14)':
[MySQL][ODBC 3.51 Driver][mysqld-5.0.18-nt]Você tem um erro em
sua sintaxe; Cheque o manual que corresponde com a sua versão do MySQL
para uma sintaxe proxima da correta
'Natural,Sexo,Profissao,Telefone,Celular,TelefoneComercial,Email,Anota
at line 1



 objCN.Execute "INSERT INTO tb_alunos(Nome,DataNascimento,RG,CPF,Natural,Sexo,Profissao,Telefone,Celular,TelefoneComercial,Email,Anotacoes,CEP,Rua,Numero,Complemento,Id_Bairro,Id_Cidade,Id_Estado,Id_Empresas,DataMatricula,Ativo,Caminhofoto)" & _
"values('" & cboNome.Text & "','" & txtDataNascimento.Text & "','" & txtRG.Text & "','" & txtCPF.Text & "','" & txtNatural.Text & "','" & cboSexo.Text & "','" & txtProfissao.Text & "','" & txtTelefone.Text & "','" & txtCelular.Text & "'," & _
"'" & txtTelefoneComercial.Text & "','" & txtEmail.Text & "','" & txtAnotacoes.Text & "','" & txtCEP.Text & "','" & txtRua.Text & "','" & txtNumero.Text & "','" & txtComplemento.Text & "','" & cboBairro.ItemData(cboBairro.ListIndex) & "'," & _
"'" & cboCidade.ItemData(cboCidade.ListIndex) & "','" & cboEstado.ItemData(cboEstado.ListIndex) & "','" & cboEmpresa.ItemData(cboEmpresa.ListIndex) & "','" & txtDataMatricula.Text & "','" & chkAtivo.Value & "','" & txtCaminhofoto.Text & "')"

FUTURA 18/04/2007 09:21:22
#212470
como vc esta tratando as datas, se no anco o campo que armazena a mesma for tipo data, voce precisa fazer um tratamento no formato da mesma.
FGSANTOS 18/04/2007 09:32:18
#212475
Amigo, dá uma olhada nesta funçao que eu criei, ela ajuda exatamente nisto, em nao ficar um código "maluco" onde é difícil enxergar o erro:

Montar SQL Por Função
FLAVIOJR 18/04/2007 11:11:02
#212495
Edson estou inserindo as datas no formato yyyy-mm-dd

Flavio Santos - Sou totalmente iniciante ainda não sei como aplicar a sua função

Mas desde já agradeço a todos pela ajuda e atenção
RXGOMES 18/04/2007 14:59:53
#212564
Resposta escolhida
Eu sei que não é uma boa solução mas funciona, vai inserindo campo por campo
assim você consegue descobrir qual o campo está dando o erro e corrigí-lo.
SILVERDRAGON 18/04/2007 15:22:11
#212567
FLAVIOJR,

imagino q seje a formatação da sua data.....No MySql coloca os Campos data como varchar e
no insert coloca assim

Format(Me.Aqui o campo da data, "yyyy/mm/dd")

Citação:

objCN.Execute "INSERT INTO tb_alunos(Nome,DataNascimento,RG,CPF,Natural,Sexo,Profissao,Telefone,Celular,TelefoneComercial,Email,Anotacoes,CEP,Rua,Numero,Complemento,Id_Bairro,Id_Cidade,Id_Estado,Id_Empresas,DataMatricula,Ativo,Caminhofoto)" & _
"values('" & cboNome.Text & "','" & txtDataNascimento.Text & "','" & txtRG.Text & "','" & txtCPF.Text & "','" & txtNatural.Text & "','" & cboSexo.Text & "','" & txtProfissao.Text & "','" & txtTelefone.Text & "','" & txtCelular.Text & "'," & _
"'" & txtTelefoneComercial.Text & "','" & txtEmail.Text & "','" & txtAnotacoes.Text & "','" & txtCEP.Text & "','" & txtRua.Text & "','" & txtNumero.Text & "','" & txtComplemento.Text & "','" & cboBairro.ItemData(cboBairro.ListIndex) & "'," & _
"'" & cboCidade.ItemData(cboCidade.ListIndex) & "','" & cboEstado.ItemData(cboEstado.ListIndex) & "','" & cboEmpresa.ItemData(cboEmpresa.ListIndex) & "','" & [txt-color=#330066]Format(me.txtDataMatricula.Text, "yyyy/mm/dd")[/txt-color] & "','" & chkAtivo.Value & "','" & txtCaminhofoto.Text & "')"



e da uma olhada o que você esta passando nas suas combos....




FLAVIOJR 18/04/2007 17:44:16
#212611
Obrigado pela ajuda de todos

O problema que estava ocorrendo era com o Campo "Natural" pra corrigir eu removi ele da tabela e inseri novamente.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas