INSTALAR EM REDE

FRU1 25/05/2007 08:46:24
#218208
Ola pessoal, sou iniciante, eu tenho um cliente e ele quer instalar o programa em uma rede, sao apenas dois computadores, um desktop e um notbook, estou utilizando o access com bd ate ai td bem sei que tenho que instalar o bd no servidor e pelo outro comp acessar atraves do disco "g" por exemplo, o problema que o cliente quer levar o notbook para casa a noite e utilizar o progrma, mas como fazer essa atualização no bd o notbook vai ficar longe do servidor
a empresa e pequena e o cliente nao quer investir pesado tem alguma solucao se tiver me de uma ideia por favor grato
USUARIO.EXCLUIDOS 25/05/2007 09:41:13
#218219
Já tentou utilizar o notebok como servidor assim qd ele alterar os dados na casa dele, no outro dia o desktop vai acessar os dados do notbook autalizado...pois obanco tem q ser apenas um.. Talvez tenha um processo incremental, mas pra o access não conheço.
Outra solução é pagar um ftp e colocar o banco via online, mas com access não sei se funciona pois só testei com mysql.
Espero q consica solucionar isso.
Att:Paulibio
USUARIO.EXCLUIDOS 25/05/2007 09:49:28
#218221
eu estou tentendo desenvolver o mesmo tipo de conexao , mas nao estou conseguindo ...
entre em contato no meu email ... para eu te passar o documentario que eu tenho sobre o asunto.
clinica_micro@terra.com.br

renato
USUARIO.EXCLUIDOS 25/05/2007 10:43:06
#218231
Resposta escolhida
FRU1, se enquanto o seu cliente utiliza o software no notebook (à noite) o outro micro não estiver sendo usado tem uma solução simples e barata...

Sugestão: Coloque um botão atualização no seu software com opção de atualizar (Notebook - Servidor) e (Servidor - Notebook), quando o cliente for pra casa (levar notebook) ele clica em atualizar (Servidor-Notebook) nesta rotina basta vc utilizar o comando filecopy "g:\banco.mdb","c:\banco.mdb" só que tem um porem...Quando vc utilizar este comando vc tem que desconectar o banco (se não dá erro de compartilhamento) via sofware...Feche sua conecção.
Desta forma o notebook está com o banco de dados atualizado e o cliente pode usá-lo na casa dele e no outro dia quando chegar (se ele tiver feito alterações nas informações do banco de dados) ele clica em atualizar (Notebook - Servidor) e pronto...Seu banco de dados do servidor(desktop) já está atualizado...

Outra coisa: Vc tem que criar uma opção para o software saber quando será utilizado o banco de dados do servidor ou do próprio notebook.



SERGIOC 25/05/2007 10:51:06
#218233
utilizo um arquivo .ini com a localizacao do bd. Assim:
[Geral]
; se pathdb=*, sera considerado o path do banco de dados no disco local,
; caso contrario, devera conter o endereco da unidade mapeada da rede.
;PathBd=Z:
PathBd=*

Frau, acho que a solução para o software saber onde localizar o bd, seria, qdo utilizar o opção (Servidor-Notebook), alterar a localizacao do bd no noteb, e qdo.voltar (Notebook-Servidor), voltar a localizacao p/o map.da rede

USUARIO.EXCLUIDOS 25/05/2007 12:29:07
#218251
Exatamente SERGIOC, obrigado por completar minha resposta...
FRU1 25/05/2007 14:56:47
#218264
pessoal muito obrigado pelas respostas, sao otimas
sergio so nao entendi bem, como funciona o arquivo ini como faco ele
obrigado
SERGIOC 25/05/2007 15:59:02
#218286
um arquivo .ini não é nada mais que um arquivo texto, que
voce manipula (le e escreve) com informacoes de configuracao do seu sistema.

da uma lida nestes 2 exemplos abaixo, e se ficar alguma duvida, posta ai:

http://www.macoratti.net/vb_ini.htm
http://www.vbmania.com.br/vbmania/vbmdetail.php?varID=3336&TxtSearch=.ini&CmbSort=&varPagina=1

VBAPRENDE 25/05/2007 17:57:52
#218307
eu fiz isso num cliente que tinha uma agenda eletronica, ele usava o notebook e um desktop no escritorio dele, ele cadastrava os contatos no notebook e a secretaria no outro computador, quando ele chegava na empresa ele mandava atualizar a agenda.

Banco de dados de contatos tinha todos os dados de uma agenda e dois campos codigo, (cod_notebook,cod_desktop) quando atualizava ele ia no desktop e buscava todos os registro que não tinha (cod_notebbok) e cadastrava no notebook dele e gavava o codigo na maquina desktop para proxima vez ele não copiar mais e fazia a mesma coisa copiava os registros novos feitos no notebook para o desktop. Isso funciona até hoje muito bem essa é uma ideia que você pode adotar.

Qualquer coisa ramister_roo@hotmail.com !!!
FRU1 26/05/2007 11:32:37
#218350
Pessoal me perdoa eu ja vi os exemplos e nao estou conseguindo montar o arquivo ini. por favor me de um exemplo com os meus codigos
banco de dados = BDados.mdb
nome do arqruivo ini = Rede.ini
disco do Noteb = C:
disco da rede = A: vamos testar com o A: pois nao estou na rede o A: fica no lugar do disco G:

outra pergunta eu colocaria para ler o Rede.ini quando acionar o botao Servidor-Notebook ? seria isso ? ou tenho que fazer por exemplo um if

mais uma vez muito obrigado
FRU1 26/05/2007 13:47:29
#218371
Pessoal eu fiz o seguinte na hora do Form_Load coloquei um codigo para verificar se a conexao com a rede esta ok se estiver chama a conexao da rede mas se nao estiver conectado com a rede chama a conexao local tambem da certo qual a opiniao de vcs
abracos muito grato
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas