INTERAÇAO COM WINDOWS

MFLAVIO 28/02/2023 14:07:46
#501069
Ola Pessoal boa tarde

pessoal como faço para o usuário não conseguir mexer no Windows

Vou explicar
em um cliente nas maquinas de balcão
fica rodando o sistema na tela de venda
o cliente pediu para que o funcionário não consiga mexer no Windows
tipo abrir outros aplicativos

então pensei em desabilitar a barra de menus do Windows
teria como fazer isso via sistema?
tipo quando abrir o APP desabilito a barra do Windows
quando sair do app volta ao normal a barra do Windows
ou algo similar
SINCLAIR 01/03/2023 19:29:46
#501075
Boa noite, Colega.

O que eu faço é sempre via RDP quando cliente usa Windows. Tem um servidor e as máquinas de balcão acessam o sistema através da conexão RDP, na qual eu deixo configurado que vai abrir somente o .exe indicado no RDP.
Se for uma aplicação Web, voce precisará, além de bloquear o RDP para acessar o windows, também colocar bloqueios no navegador (conforme o navegador que voce usar) ou na rede interna.

Observe que estou falando de uma estrutura cliente-servidor. Se for uma estrutura mais antiga, em anel ou estrela e ponto-a-ponto, dai é mais complexo de se fazer.

Mesmo assim, nos computadores-estação, e mesmo usando RDP o usuário conseguirá mexer no windows local, embora não no windows Server acessado via RDP para o cliente windows dele.
WEBMASTER 01/03/2023 20:05:08
#501076
Caraca SINCLAIR, caiu a rede , caiu o sistema entao ?
RDP nessas horas e uma boa saida ?
MFLAVIO 01/03/2023 21:10:35
#501077
Citação:

:
Boa noite, Colega.

O que eu faço é sempre via RDP quando cliente usa Windows. Tem um servidor e as máquinas de balcão acessam o sistema através da conexão RDP, na qual eu deixo configurado que vai abrir somente o .exe indicado no RDP.
Se for uma aplicação Web, voce precisará, além de bloquear o RDP para acessar o windows, também colocar bloqueios no navegador (conforme o navegador que voce usar) ou na rede interna.

Observe que estou falando de uma estrutura cliente-servidor. Se for uma estrutura mais antiga, em anel ou estrela e ponto-a-ponto, dai é mais complexo de se fazer.

Mesmo assim, nos computadores-estação, e mesmo usando RDP o usuário conseguirá mexer no windows local, embora não no windows Server acessado via RDP para o cliente windows dele.


a rede desse cliente não tem servidor TS
o servidor da rede e um Linux com Sambar para arquivos e Firebird para dados
o servidor e Linux so terminal de comandos (não tem tela)
SINCLAIR 02/03/2023 08:12:41
#501078
Citação:

:
Caraca SINCLAIR, caiu a rede , caiu o sistema entao ?
RDP nessas horas e uma boa saida ?



Olá, meu caro.

Primeiro, se cair a rede, cai o sistema, de fato.
Mas a questão é: a rede vai cair? Da mesma forma que um PC rodando um exe localmente pode cair, a rede também. Se ambos forem devidamente cuidados, com manutenção em dia, não irão cair.
Manutenção preventiva garante que a rede e os PCs estejam em perfeito funcionamento.
É o mesmo caso da internet. Se cair internet, cai NFe, cai NFCe, cai sistema Web, cai REST, cai SOAP, cai tudo que depende da inter comunicabilidade entre máquinas.

Em resumo, considero o RDP uma boa saída, desde que tenha manutenção preventiva em dia, como em tudo, na verdade.
FUTURA 02/03/2023 08:29:59
#501080
Eu ja tentei usar meu sistema por RDP, mas não consegui configurar o atalho na estação para ao abrir o RDP ja iniciar o sistema no servidor.
SINCLAIR 02/03/2023 08:52:06
#501081
Citação:

:
Eu ja tentei usar meu sistema por RDP, mas não consegui configurar o atalho na estação para ao abrir o RDP ja iniciar o sistema no servidor.



Eu não tenho um pronto aqui, para disponibilizar como exemplo, e mentalmente (famoso "de cabeça") não lembro agora os detalhes.
Mas assim que possível, eu pego de algum cliente e coloco aqui, para servir como exemplo. Posso adiantar que é bem fácil.
FUTURA 02/03/2023 08:54:24
#501082
Citação:

Eu não tenho um pronto aqui, para disponibilizar como exemplo, e mentalmente (famoso "de cabeça") não lembro agora os detalhes.
Mas assim que possível, eu pego de algum cliente e coloco aqui, para servir como exemplo. Posso adiantar que é bem fácil.



Seria muito bom.
MFLAVIO 02/03/2023 08:56:29
#501083
eu não gosto de trabalhar via RDP
acho que que fica caro, precisa de licenciamento do Windows
o servidor precisa de bastante memoria, embora o Windows server seja mais estável, sempre tem b.o e se cai o Servidor RDP cai todas as maquinas para tudo

estou usando uma estrutura que gostei muito
Servidor Linux com Sambar, Base de dados em firebird

o servidor mesmo ja tem mais de 1 anos que não e desligado, temperatura super estável
e uma maquina simples XEON com 16 de ram
um dell precicion antigo até

muito estável, a rede tem mikrotic com VPN em 6 unidades
são mais de 60 conexões simultâneas na base de dados
100% operacional

estrutura barata para manter funcionando e fico muito bom em termos de velocidade/desempenho do ERP
MFLAVIO 10/03/2023 06:32:11
#501126
Bom dia Galera voltando a esse assunto
bom eu estou tentando finalizar o Processo explorer.exe pelo VB
MAS........
o processo so reinicia ele não finaliza
estou usando essa rotina
          Try
Dim processos As Process() = Process.GetProcessesByName("explorer")
For Each processo In processos
processo.Kill()
Next
MsgBox("FIM")
Catch ex As Exception
Err.Clear()
End Try

se eu finalizo o Explorer manualmente pelo windows (taskmgr) da certinho o que preciso
alguem tem alguma dica de como finalizar o explorer.exe????
KERPLUNK 10/03/2023 09:51:07
#501127
"Explorer" não é só o processo de explorador de arquivos aberto...
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas