INTERMEDIAR INTEGRA?ÃO ENTRE DUAS APLICA?ÕES

VINICIUSCHAGAS 29/06/2016 22:48:21
#464318
Boa noite! Cheguei aqui através da indicação do Kerplunk em seus ótimos vídeos no Youtube e no forum MSDN.

Eu preciso fazer uma aplicação (Windows ou Web) que intermediará e fará a sincronização do cadastro de clientes e Pedidos (inicialmente) entre duas outras aplicações, onde uma (Web) possui API Rest para integração e a outra é uma aplicação Windows que utiliza banco de dados local SQL Server.
Eu preciso construir esta terceira aplicação, porque estes dois sistemas são de duas empresas diferentes que não tem interesse em fazer a integração direta.

Como eu estou muito interessado em ir a fundo no C#, gostaria de construir esta solução em C#.
Por isso, pergunto aqui aos queridos colegas e mais experientes: O que vocês me recomendam?
Pode ser livro, vídeo, tutorial e etc.
Obs: Já assisti um vídeo muito bom do Kerplunk que mostra um pouco de consumo de webservices, mas sinto que preciso de mais conhecimento.

Desde já fico muito agradecido por toda ajuda!

Muito obrigado
KERPLUNK 29/06/2016 23:09:42
#464319
Resposta escolhida
Em primeiro lugar, fico lisonjeado de estar influenciando sua busca por aperfeiçoamento, de verdade, muito obrigado!
Quanto ao seu problema, se entendi bem, você vai buscar dados de uma WebAPI e inserir em um banco SQL e/ou vice-versa, é isso?
VINICIUSCHAGAS 30/06/2016 00:45:24
#464321
Citação:

:
Em primeiro lugar, fico lisonjeado de estar influenciando sua busca por aperfeiçoamento, de verdade, muito obrigado!
Quanto ao seu problema, se entendi bem, você vai buscar dados de uma WebAPI e inserir em um banco SQL e/ou vice-versa, é isso?



Imagina! Eu que fico enormemente agradecido por você compartilhar seu conhecimento fazendo com que processos complexos pareçam tão simples. Isto nos incentiva bastante a encarar desafios que pareciam causa perdida.

Isso mesmo! A alimentação dos dados será bidirecional.

é possível que esta aplicação intermediadora atualize automaticamente (2 em 2 minutos) assim que detectar a alteração de registro no banco de um dos softwares?

Eu até vi um curso completo sobre esse tipo de integração no Devmedia, mas em Delphi. Apesar de ser muito usado e ter muito material em português disponível, estou evitando o máximo a entrar no mundo Delphi.

Mais uma vez agradeço!
KERPLUNK 30/06/2016 01:06:17
#464322
Bom, atualização por tempo, vai depender muito de como tudo está feito. WebAPI, pelo simples fato de ser web, logo, stateless(sem estado), não é possível [Ô]monitorar[Ô], você precisa executar as consultas para verificar qualquer alteração. Ela, a WebAPI, pode ter uma implementação de PUSH mas é algo bem pouco comum, então é melhor não contar com isso até ter certeza. Quanto ao banco de dados, até é possível manter uma conexão ativa e atualizar um objeto DataReader de tempos em tempos, mas não é muito aconselhável. Então, sua aplicação vai ter que fazer as duas coisas no intervalo de tempo que você determinar, ou seja, consultar o banco de dados SQL e também a WebAPI à procura de atualizações de dados.
Um começo, é verificar o conteúdo tanto da(s) tabelas do banco de dados que vai verificar, quanto dos métodos e retornos da WebAPI e criar os objetos POCO referentes à cada um deles(das tabelas e dos retornos da WebAPI). Também criar métodos nessas classes POCO para consultar o banco de dados e consumir a WebAPI, isso vai facilitar bastante. Tomara que não sejam muitas tabelas e muitos objetos da WebAPI...
VINICIUSCHAGAS 30/06/2016 01:26:18
#464323
Concordo integralmente com o fato de esta aplicação intermediaria fazer a consulta a cada X minutos.
As tabelas são poucas porque inicialmente somente os dados de pessoas, estoque e os pedidos serão sincronizados.
Muito obrigado pelo norte que me deu.
Amanhã finalizarei o estudo básico de C# no Visual Studio e já intensificarei a parte de POO pelos seus vídeos.

Você me indica algum material voltado a c# para que eu possa iniciar o projeto a partir da sua recomendação ou algum material que explorasse esta solução?

Não quero abusar rsrs, Mas o que você me indicaria de material para Windows Forms do básico ao avançado?
Para estudar Windows Forms o correto seria eu buscar um livro/treinamento sobre o Visual Studio 2015?

Muito obrigado!

JOAOBENEVIDES 30/06/2016 10:08:06
#464326
vivicius bom dia , descupa a pergunta para qual intregralçao voce esta fazendo , para quais empresas que usa tecnoclogia REST, junto com nosso amigo KERPLUNK, eu fiz para markplace uma dll que faz isto , por acaso é para markplace voce esta fazendo este desenvolvimento ? .
fico muito interassado neste assunto pois tambem quero estudar sobre isto
VINICIUSCHAGAS 30/06/2016 11:07:27
#464328
Citação:

:
vivicius bom dia , descupa a pergunta para qual intregralçao voce esta fazendo , para quais empresas que usa tecnoclogia REST, junto com nosso amigo KERPLUNK, eu fiz para markplace uma dll que faz isto , por acaso é para markplace voce esta fazendo este desenvolvimento ? .
fico muito interassado neste assunto pois tambem quero estudar sobre isto



Olá João! Tudo bem?

No caso, o aplicativo windows é o Sistema Hiper, que controle Cadastro de pessoas, estoque, emite NF-e e etc. Do outro lado está a plataforma Umov.me,que roda um aplicativo web e uma cópia mobile que montei emergencialmente. A intenção é integrar inicialmente o cadastro de pessoas, estoque e pedidos entre os dois diferentes aplicativos (Windows e Web API Rest).

Obrigado pela contribuição

JOAOBENEVIDES 30/06/2016 17:37:19
#464344
se souber de algo livro sobre o assunto fico grato
VINICIUSCHAGAS 30/06/2016 17:39:48
#464345
Citação:

:
se souber de algo livro sobre o assunto fico grato



Se eu descobrir, repasso sim. Pode deixar.

Estou pensando em fazer o curso da Devmedia que ensina esta solução em Delphi, para depois tentar traduzir a solução em C#.
KERPLUNK 30/06/2016 17:47:41
#464346
Citação:

:
:
se souber de algo livro sobre o assunto fico grato

Se eu descobrir, repasso sim. Pode deixar.

Estou pensando em fazer o curso da Devmedia que ensina esta solução em Delphi, para depois tentar traduzir a solução em C#.


Sugiro fazer direto em C# mesmo... Você vai só perder tempo tentando [Ô]traduzir[Ô].
O que você precisa aprender:
- Consumir WebAPI REST
- Conectar e executar Queries em um banco SQL
- Criar objetos POCO com suas propriedades e métodos

Isso tudo leva coisa de um dia ou dois para se aprender quando se tem algum conhecimento em alguma outra linguagem ou mesmo em C#. Comece devagar, com a parte mais fácil que é a criação dos objetos com suas propriedades e métodos. é realmente bem fácil e sem mistério. Tenho vários vídeos no meu canal onde mostro isso.
VINICIUSCHAGAS 30/06/2016 18:08:00
#464347
Citação:

:
:
:
se souber de algo livro sobre o assunto fico grato

Se eu descobrir, repasso sim. Pode deixar.

Estou pensando em fazer o curso da Devmedia que ensina esta solução em Delphi, para depois tentar traduzir a solução em C#.

Sugiro fazer direto em C# mesmo... Você vai só perder tempo tentando [Ô]traduzir[Ô].
O que você precisa aprender:
- Consumir WebAPI REST
- Conectar e executar Queries em um banco SQL
- Criar objetos POCO com suas propriedades e métodos

Isso tudo leva coisa de um dia ou dois para se aprender quando se tem algum conhecimento em alguma outra linguagem ou mesmo em C#. Comece devagar, com a parte mais fácil que é a criação dos objetos com suas propriedades e métodos. é realmente bem fácil e sem mistério. Tenho vários vídeos no meu canal onde mostro isso.



Olá Kerplunk, obrigado mais uma vez.

A parte da WebAPI vi no seu vídeo do Youtube e já clareou bastante. Agora basta treinar e testar, testar.. Também posso aplicar as instruções do vídeo para Rest?

Queries em SQL bem tranquilo. No caso eu vou ter mesmo que analisar o banco e verificar como ele trabalha para poder manipular os dados corretamente sem afetar o funcionamento do sistema windows.
Sobre os objetos POCO, vou assistir a todos os seus vídeos e ficando dúvidas, pesquisarei bem e em último caso abro um tópico aqui.

Obs: Obrigado pela dica do Delphi. Não sei nada de Delphi, no entanto, estou evitando o máximo que posso...
Obrigado!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas