LÓGICA - PROMO?ÕES

FUTURA 03/11/2015 09:35:41
#453349
Pessoal, qual a lógica de um módulo de promoções para mercados ?, pensei em criar uma tabela com código,descrição e período de validade, e outra com os itens ( código dos produtos e preços de promoção), linkar com a tabla produtos, e na venda monitorar o período, identificando com um campo no cadastro de produtos, se ele esta em promoção ou não, assim, não preciso pesquisar todos os itens na tabela de promoções, apenas os que estiveram com o status ativo ( pensei nesta opção para não sobrecarregar e fazer querys desnecessárias), e assim que o produto sair da promoção ou terminar o prazo de validade, qual seria o procedimento ?
GUIMORAES 03/11/2015 13:21:14
#453358
Bom, acho que isto é uma coisa muito pessoal, que pode variar de sistema para sistema. Pois bem, vou dar a minha ideia.

Se você vai vender o produto, por consequência irá realizar uma pesquisa no banco de dados, para trazer suas informações básicas. Partindo deste princípio, não seria mais lógico criar um campo para checar se está na promoção, data inicial e final da promoção e valor da promoção para este produto? Desta forma, você pode trazer no próprio retorno da venda do produto, e verificar se está na promoção, e a data vigente da mesma.
FUTURA 03/11/2015 18:50:40
#453365
Sim, seria por ai, pensei em criar uma tabela para não criar esses campos na tabela de produtos, pois como se trata de supermercado, pode-se criar mais de uma promoção usando o mesmo produto, é lógico que com datas de validades diferentes, para que não entrem no ar juntas. Mas a dúvida de lógica maior, seria ao final da promoção, se necessário fazer uma checagem para exibir algum aviso no PDV, sobre carga de preços nas balanças....estou analisando os casos, e aceitando sugestões...
FUTURA 04/11/2015 08:24:25
#453391
Thiago, é isso mesmo que estou montando, ou quase parecido, mas quando termina a promoção, é executada alguma rotina, ou esses dados ficam guardados como histórico ?, eu acho que nem vou criar campo no cadastro do produto, ao vender no pdv , faço uma consulta left join, e caso o produto esteja na tabela promoção com validade, pega o preço da promoção, senão pega o preço de venda normal, se bem que tem o tratamento da validade tbm....
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas