LEITURA DOS COMPONENTES DE FORMA DESORDENADA

FGONCALVES 21/08/2012 22:27:44
#408306

Pessoal, tenho um código que lê todos os componentes de um form. Porém a leitura é toda desordenada. Tipo, dependendo de como foi montado o layout, o sistema lê os ultimos componentes da tela, la em baixo e vem subindo. As vezes, já em outro form ele começa a ler componentes do meio, vai pro primeiro e depois pro final...

tem como mudar algo nas propriedades dos itens pra que a leitura seja sempre de forma ordenada? sempre dos primeiros para os ultimos?



desde já agradeço a tds.
PEGUDO 22/08/2012 08:32:41
#408317
Uma solução é você verificar o TabIndex dos componentes.
Às vezes vamos criando e excluindo componentes de um form não nos damos conta de verificar o TabIndex deles para ver se estão em ordem.

Outra solução é como você faz a leitura destes controles.
Tenho aqui um Form onde o TabIndex dos TextBoxes estão em ordem, mas o For Each os lê do último para o primeiro.
Então resolvi este problema da seguinte maneira:

For Each Caixa As TextBox In Me.Controls.OfType(Of TextBox).Reverse
[ô]Código
Next

Lembrando que esta solução[txt-color=#0000f0] Reverse [/txt-color]só serve para [txt-color=#0000f0]For Each [/txt-color]que contenham [txt-color=#0000f0]Controls.OfType(Of[/txt-color]...
FGONCALVES 22/08/2012 19:38:28
#408380

Parece que o código tá errado, amigo!!!

o TabIndex dos meus componentes estão em ordem, pois, utilizo sempre a tecla TAB para navegar de um campo pra outro. Agr, não sei se teria haver os TabIndex dos Labels, pois, esses eu nem olho.
PEGUDO 24/08/2012 08:40:00
#408516
Tem como postar seu projeto aqui pra que a gente possa dar uma olhada?
FGONCALVES 24/08/2012 14:51:31
#408591

tem sim. agr to no trabalho mas assim que eu chegar em casa eu posto meu projeto.

Abraços.
FGONCALVES 01/09/2012 18:09:22
#409046
Galera, devido a falta de tempo, não pude colocar meu projeto aki pra vcs analizarem. Porém eu consegui resolver o problema da seguinte forma:

fui na pasta onde ficam salvos os arquivos do projeto, as classes e etc. Eu tenho um formulário no meu projeto que chama frmCOORDENADOR. nessa tal pasta ela chama frmCOORDENADOR.Designer.vb, então abri esse aquivo no bloco de notas mesmo.

como meus componentes sempre ficam dentro de um groupbox, então procurei e encontrei a seção groupbox. Nessa seção ficam listados os tais componentes. O que eu fiz? apenas coloquei na ordem os principais componentes que eu precisava que o sistema fizesse a leitura de forma ordenada.

FUNCIONOU PERFEITO!!!!

obrigado, galera! abraço a tds
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas