LEMBRANCA AOS COLEGAS

USUARIO.EXCLUIDOS 26/04/2004 21:06:44
Recebi vários e-mails reclamando de meu antigo "slogan": ("BURIX - Você ainda vai cometer uma!").

Alguns acharam era isso o que queria, outros que eu estava diminuindo a capacidade da categoria, enfim. Foi feita a alteração, não aparece mais a frase.

Como a minha fase está meio "estranha", para dizer o mínimo, talvêz eu não me conecte mais durante um bom tempo.

Mas queria deixar algo como lembrança. São algumas pequenas observações de campo formadas ao longo de algum tempo de trabalho e que, sem dúvidas, irão surtir efeitos colaterais idênticos aos do slogan.

Bem, lá vai:

1 - Sim, sempre que um erro surge, o primeiro á descobrir é o usuário. E não, ele não vai avisar sobre a falha, até que ela tenha acumulado milhares de registros inválidos na base de dados. Sim, seu superior hierárquico vai conhecer a falha antes de você. E dentre os técnicos da equipe, quem descobrirá a falha na fórmula é o leigo que estava de passagem.

2 - Assim que você terminar de fazer todo o levantamento sobre uma metodologia de trabalho á ser automatizada, todos a aprovarão. Após você finalizar sua implementação nos sistemas, todos apontarão falhas de lógica, que o obrigarão á refazer o projeto.

3 - Nunca se surpreenda se ninguém der valor ao enorme conjunto de rotinas e estruturas que você criou para realizar uma certa função, nem fique boquiaberto se todos elogiarem a propaganda de um trabalho de segunda categoria.

4 - Todas as vezes em que você se deparar com algo que pareça infindável, ou insolúvel, é sinal de que o caminho mais simples e rápido é também o mais eficiente, mas você não se deu conta dele.

5 - Assim que seu sistema estiver perfeito e ninguém reclame, preocupe-se: Você esqueceu algo muito importante, e que provavelmente estaria falhando.

6 - Sempre que você descobrir "um modo mais fácil", descobrirá que ele já existe e que muitos já o utilizam há muito tempo. Ao contrário, se buscar informações de suporte, descobrirá que todos tem o mesmo problema, mas ninguém tem a solução.

7 - é mais fácil você não ser promovido por faltar ás reuniões sociais da empresa do que por seu sistema apresentar falhas. é mais fácil seu sistema apresentar falhas do que você ser promovido. é mais fácil sua empresa terceirizar os serviços e dispensar você e seu sistema do que tentar resolver á ambos.

8 - Se o sol brilha de manhã, seu vizinho sorriu cumprimentando e você está seriamente propenso á pensar que irá resolver todos os defeitos de seu sistema, é porque o despertador ainda não tocou.

9 - A lógica humana é muito mais inclinada á encontrar falhas do que á resolvê-las. Todas as vezes em que você tiver um prospecto onde tudo foi planejado, haverá alguém apresentando um novo problema. Cada solução que você encontrar para um problema, acarretará um novo conjunto de suporte, o qual acarretará um conjunto de novos problemas.

10 - Se você está em condições de conhecimento que o qualificam á um certo trabalho, as condições físicas não o habilitarão. Se as condições físicas o habilitarem, seu conhecimento não o habilitará. Se ambos, conhecimento e condições físicas, o habilitarem, o trabalho irá para quem foi indicado antes de você.

11 - Seu valor profissional é diretamente ligado á sua propaganda pessoal. O segundo peso é sua capacidade de intercomunicação. Seu serviço vem depois. Repare que: Quem trabalha muito, tem maiores chances de cometer mais erros; Quem trabalha pouco, comete menos erros; Quem não trabalha, não erra. E quem não erra, oras, vira chefe.

12 - A probabilidade de que aquele pequeno apêndice não testado venha á ser a função mais solicitada do dia ao gerar o executável é tão grande quanto a de o executável ser gerado.

13 - Quando lhe pedirem um prazo para entrega, calcule o tempo que você demoraria normalmente; Acrescente uma margem de 30% para casualidades com a tarefa, mais 50% com casualidades de entrega, mais 60% com casualidades gerais. Multiplique por 3 e devolva o resultado, informando que é o prazo mínimo, na melhor das hipóteses. Se você entregar antes, terá tempo de corrigir. Talvêz.

Para encerrar, vou citar aqui alguns pontos de vista deste otimista inveterado, Murphy:

- "Sorria... amanhã será pior."
- "Se você está se sentindo bem, não se preocupe, isso passa."
- "Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone."
- "Quando tudo vai indo bem, algo vai dar errado."
- "No fim tudo sempre dá errado. Se ainda não deu errado, não chegou o fim"
- "Quando um erro é descoberto e corrigido, se descobre que não estava errado."
- "A probabilidade do pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete."
- "As coisas podem piorar, você é que não tem imaginação."
- "O material é danificado na proporção direta do seu valor."
- "Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado."
- "Por mais tomadas que se tenham em casa, os móveis estão sempre na frente."
- "Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda, e o que não sai."
- "Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada."
- "Nada é tão bom que alguém, em algum lugar, não irá odiar."
- "Você sempre acha algo no último lugar que você procura."
- "Toda partícula que voa sempre encontra um olho."

E, por fim,

- "A informação mais necessária é sempre a menos disponível."

Quanto á esta última, todos entenderão porque o VBMania é, na minha opinião, o melhor site de desenvolvimento do país, senão um dos melhores do mundo.
LCSD 27/04/2004 12:35:14
Resposta escolhida
Caro Luis,

Se o motivo se sua retirada deste fantástico fórum, seria algo do seu lado profissional que está causando isso???

Pois, pelo que lí, VC está magoado com algo PESSOAL e não com o SITE, ou com as pessoas que aquí fazem deste fórum o MELHOR sobre VB!!! E, tenha a certeza que VC é um grande colaborador com as nossas BURRIX.

Portanto, meu caro. Se for problemas pessoais (no seu dia a dia, familiar, trabalho), até que podemos nos esforçar para entender. Mas, se foi por algo pessoal com alguem aquí no SITE, por gentileza, ignore-o. Com toda certeza, esta pessoa sentirá a sua falta. Principalmente naquelas ajudas FANTàSTICAS que VC nos ajudou e muito.

E, tenha a certeza. Em SUA HOMENAGEM, eu estou alterando a minha mensagem final. E colocarei exatamente o que era a sua (desculpe pela cópia da idéia, mas pelo menos assim, VC continuará na minha lembrança, e se depender de mim, na lembrança de todos que forem ler as minhas mensagens aquí postadas).
LCSD 27/04/2004 18:21:36
Legal, caro BARROS...

A minha eu já cometí e ainda estou cometendo......
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas