LER CODIGO DE BARRA [ PARA LEIGOS]

WEBIER 27/10/2009 18:52:09
#326383
Sou programador em VB 6 e bd Access

Fiz um controle comercial baisco... cadastro de clientes... produtos... controle de estoque... venda...

Só que encontrei um cliente de um mini-supermercado que quer trabalhar com código de barra.

Resumindo, cada produto que passar no balçao ele passa o scanner de mao... ai o sistema reconhece o codigo e exibi os dados do produto e ele confirma... assim sucessivamente até fechar o pedido.

Duma forma facil de entender...
o que precisarei pra fazer isso?
existe algum projeto no vbmania ou qq outro lugar q possa usar q nao seja complicado demais?

Grato a todos!
TECLA 27/10/2009 18:58:13
#326384
Resposta escolhida
Dependendo do modelo do SCANNER, a coisa se torna mais simples do que imagina.

Exemplo de SCANNER de mão


Ao adquirir, verifique se o mesmo possui um conector PS2 (igual ao conector do teclado). Sendo assim, ao colocar o CURSOR em um TEXTBOX e escanear um CÓDIGO DE BARRA, o mesmo será apresentado no controle sem a necessidade de NENHUM TRATAMENTO. O detalhe é que após o SCAN do código, ele simula o pressionamento da tecla ENTER no final da leitura.

Via de regra, é isso aí!
WEBIER 29/10/2009 14:59:52
#326523
tem alguma marca e modelo que vc possa me indicar?
usando a porta ps2 do teclado pra o scanner, como ficaria o teclado?

TECLA 29/10/2009 15:34:59
#326525
Citação:

tem alguma marca e modelo que vc possa me indicar?


Não me vem a mente (neste momento) uma marca / modelo de SCANNER.
Mas, procure no GOOGLE como SCANNER DE MÃO PS2.

Citação:

usando a porta ps2 do teclado pra o scanner, como ficaria o teclado?


O SCANNER possui um CABO Y, onde em uma das pontas ele RECEBE O TECLADO e na outra é CONECTADO na porta PS/2 do PC.
Ele é meio que uma [Ô]extensão / interface[Ô] entre o TECLADO e o PC.
WEBIER 29/10/2009 15:49:51
#326529
achei um q ler esses tipos:

Tipos de Códigos: DOS UPC / EAN / JAN / CODE 39 / CODE 39 FULL ASCII / CODE 128 / CODE 93 / INTERLEAVE 25 / INDUSTRIAL 25 / MATRIX 25 / CHINA POSTAGE / CODABAR / NW7 / CODE 11 / MSI/PLESSEY / CODE32


perguntas:
Qual desses padrão ai de cima é do tipo de codigo de barra de produtos de supermercado?
Qual desses padrão ai de cima é do tipo de codigo de barra impressões naquelas balanças que pesam frutas e verduras?

Obrigado!
TECLA 29/10/2009 20:33:58
#326544
EAN13.
WEBIER 30/10/2009 12:33:19
#326584
então essa dai nao ler neh!

diz no anuncio q ler até 8cm!
WEBIER 30/10/2009 22:00:42
#326617
estava fazendo a tabela cadastro de produtos e pensei em coloco o campo COD_BARRA para cada produto q eu armazenar tenha seu codigo de barra... ai surgiu a duvida:

cada produto tem um codigo de barra fixo?

Exemplo:

Sabão em Pó OMO Perfect Color 500g..... Cód_barra = 0102030405

ai todos sabão em pó dessa mesmo fabricante/marca/modelo/peso tem esse mesmo codigo... nao importa quantas caixas comprar... todas elas tem o mesmo código..

Caso seja outro [Ô]Modelo[Ô] ai o codigo eh diferente...

Exemplo:

Sabão em Pó OMO Clean White 500g..... Cód_barra = 0102030405

notem que o produto possui o mesmo fabricante/marca/peso só muda o modelo... entao ele teria um codigo diferente do [Ô]Perfect Color[Ô]

Resumido:

Todos os [Ô]Perfect Color[Ô] que eu comprar em minha cida terá o mesmo codigo de barra?

MARCELO.TREZE 30/10/2009 22:37:38
#326620
primeiro respondendo a pergunta sobre o leitor que vc encontrou ele le sim o código desejado

veja

DOS UPC / EAN

EAN quer dizer que lele le EAN8, EAN13 etc, os código são todos EAN13, ou seja 13 numeros.

quanto ao código de barra o fabricante possui um unico código para cada produto indiferente de onde ele seja distribuido, seja aqui em são Paulo ou seja na Amazonia se for o mesmo produto então o código será o mesmo.

mas é uma coisa que vc não precisa se preocupar, pois na realidade este vaiu ser um controle de estoque do mercado.

no exemplo dado do sabão em pó OMO, como os dois citados acima são da mesma marca então na hora de gravar basta colocar assim.

Sabão em Pó OMO 500g perfect clean / Clean White , e pronto sem problemas

você não encontrará dois produtos dfirentes com o mesmo código, tipo sabão em pó e molho de tomate como mesmo código, se isso acontecer desconfie de um dos dois.
WEBIER 30/10/2009 23:07:15
#326626
Boa Explicação Marcelo-Treze!!!!

Vou continuar aqui nesse mesmo topico tirando minhas duvidas sobre codigo de barra!
NEO.ONLINE 31/10/2009 10:05:59
#326631
WEBIER, tbm é mto comum em sistemas de supermercados ter duas tabelas distintas, uma contendo os produtos e outra contendo os códigos de barras, pois eles cadastram um produto genérico e todos seus códigos de barras existente em seu supermercado.
Exemplo: Ele cadastra um produto chamado Trident, e cadastra nesse produto os códigos de barra do Trident de cereja, o de melancia, o de menta. Pois assim ele evita de fazer vários cadastros do mesmo produto, pois para ele independente do sabor ele trata o produto como um só generalizado.
Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas