LICENCIAMENTO

CLAUDIOLUCROCHA 07/04/2017 09:58:34
#473142
Desculpe o assunto que nao tem muito com VB.NET mas tem com nossa profissão de desenvolvedor.

Estou com um cliente com fiscalização da Microsoft. Todos os micros com windows e programas legalizados e com NFs. Mas a Microsoft esta indagando que a topologia esta errada tornando os programas irregulares.
Como nao mexo muito com essa parte achei melhor perguntar.

Ele tem 7 maquinas WINDOWS 10 e uma XP.
Existem 2 sistemas instalados em uma unica maquina onde alguns usuários (maximo 3) acessam para fazerem os pedidos. A microsoft diz que como existe um micro onde os usuarios acessam um sistema, esta maquina deveria ser um windows server e nao um windows 10, mesmo sendo acessadas com numero reduzido de usuários.
Perguntei em um caso hipotético se um dentista tiver 2 micro (um para a secretaria e outro para ele) e o sistema estivesse em um unico micro sendo acessados pelos dois, seria tambem necessario a compra do Windows server e ele me afirmou que SIM.

Nao existe mais uma quantidade de acesso, mesmo limitada para o Windows 10 ?
Se colocar um sistema em uma maquina e ele for acesso por outra ficamos irregulares ?

Nao gostaria de acreditar que a locadora da esquina, um dentista ou outro cliente de pequeno porte tenha que ter um Windows server com Cals para poder usar um sistema dessa magnitude e ficar legalizado.

Obrigado pela atenção e gostaria de saber as indagações de voces.


RICARDOCENTENO 08/04/2017 11:44:22
#473169
Olá bom dia.

Olá bom dia,

De fato aqui não é a melhor área para este tipo de pergunta, mas vamos lá...Todas as versões [Ô]básicas[Ô] do Windows (sem ser a versões de Server) possuem um limite de 10 conexões simultâneas por PC, sendo assim no seu caso, não há necessidade nenhuma de você comprar uma versão do Windows Server, provavelmente, querem lhe vender um produto que não custa barato e sem necessidade alguma.

Sobre o sistema que está em uma máquina sendo acessado por outra, o que vai definir se está irregular ou não quanto a topologia é o fabricante deste software em si (claro que deve estar no limite de até 10 computadores), você deve contata-la e verificar se você pode usa-lo ele em rede e também se há licenças adicionais para o funcionamento em vários computadores.

Espero que tenha lhe ajudado e por favor, finalize o tópico para uma organização do fórum.

Abraço.
CLAUDIOLUCROCHA 08/04/2017 13:11:51
#473172
RicardoCenteno Obrigado pela resposta e peço desculpa novamente pelo local do post mas como todos nos desenvolvemos e usamos windows para hospedar os sistema estamos sujeitos a esse problema por isso que achei melhor colocar aqui.

Argumentei com a Microsoft sobre as 10 conexões simultâneas. Ela alega que nao poderia ser usado para sistemas e sim para acessos a documentos, sincronização de dados, impressão e etc. Quando voce acessa um sistema em outro computador isso caracteriza um centralizador, sendo entao necessário a utilizacao de um windows server. Pensava igual a voce, mas me parece que a visao dela é diferente. Realmente fiquei sem chão.
RICARDOCENTENO 08/04/2017 13:56:13
#473173
Sinceramente,

Ainda acredito que eles querem lhe [Ô]empurrar[Ô] uma versão de servidor, pois a versão mais barata que é o Essencials 2016 custa mais de 2mil reais e possibilita apenas 25 usuários e 50 computadores ligados à ele, acima de 25 usuários você terá que adquirir Calls de aceso que custam em torno de 130 dólares.

Se o seu cenário é composto por dois (exemplo hipotético) computadores em rede, onde um deles hospeda um arquivo de banco de dados e os executáveis estão em ambas estações (com a única diferença é o apontamento para esta base de dados sendo uma local e outra remoto) não vejo nenhum problema nesta questão.

Sobre a argumentação de centralizador, qual é a diferença de compartilhar arquivos em geral e um BD? Nenhuma, salvo se o sistema gerencial que você usa requer licença para uso em mais computadores apenas isso.

Abração.


Faça seu login para responder