LIVROS, SITES E OUTROS SOBRE ASP.NET

ARCADYUM 22/05/2014 13:22:47
#438404
Olá a Todos,
Vou aventurar no asp.net e gostaria que a comunidade pudesse me aconselhar sobre livros, sites e outros sobre a estrutura, conceitos e afins sobre o Asp.net.
Tenho pesquisado sobre na internet e muiutas páginas que visito são cópias uma das outras, ou muitas vezes os exemplos que estã no site não apresentam o resultado que esperado. Enfim, gostaria de sugestões.
Desde já agradeço a todos.
LLAIA 22/05/2014 15:25:17
#438409
Acho impressionante esse site. http://it-ebooks.info/ Tem muita coisa.
KERPLUNK 22/05/2014 17:01:45
#438420
Primeira sugestão: Esqueça usar ASP.NET. Prefira usar HTML puro ou o mínimo possível de componentes ASP.NET. Vai por mim, vai evitar muita dor de cabeça.
Segunda sugestão: Domine completamente HTML, CSS e Javascript. Entenda muito bem como tudo isso funciona. é a base para programação web.
Terceira sugestão: Esqueça o modo de construção de aplicação baseado em componentes como é o caso em programas Desktop. Para web é completamente diferente e não tem nem sequer comparação.
Quarta sugestão: Domine por completo programação orientada à objeto. Quando se programa para web, é obrigatório, não tem escolha quando se quer fazer algo realmente de boa qualidade.
Quinta sugestão: Domine como funciona a web em em si, principalmente o protocolo HTTP. é com ele que você vai desenvolver suas aplicações. Entenda perfeitamente tudo relacionado, como URL[ô]s, URI, pra que serve um webservice, seja SOAP ou REST. Enfim, domine a plataforma.
Sexta sugestão: Pesquise sobre frameworks prontos para web, como o JQuery, JQueryUI, AngularJS, BackboneJS, entre muitos(muitos mesmo) outros. Mas isso quando tiver dominado as sugestões acima.
LLAIA 22/05/2014 18:26:45
#438425
Gostaria de acrescentar o estudo de single page applications. Engloba bastante coisa que o KERPLUNK citou. :)
ARCADYUM 22/05/2014 22:46:14
#438427
Gostaria de agradecer pela atenção. Vou estudar com cautela essas recomendações.
KERPLUNK 23/05/2014 09:56:07
#438433
Como o LLAIA falou, Single Page Applications ou SPA, são a nova tendência em programação Web. AngularJS cobre isso com grande maestria. é um pouco complicado de se usar no começo, principalmente para o entendimento dos conceitos, mas depois dessa fase, fica até divertido programar com ele.
JONCARLOS 24/05/2014 11:39:56
#438472
Sou do tempo do basic/cobol/clipper...tudo digitado e manual.

Depois passei para o VB e com o seu ambiente de desenvolvimento gráfico, ficou muito, mas muito fácil programar na base do arrastar e soltar componentes.

Li algumas matérias sobre o Angular e o que pude observar desse framework, é que tudo é digitado direto em HTML.

A questão é...

Não seria um contrasenso programar p/WEB em HTML puro, perdendo muito tempo digitando,
passível até de erros, se já existe ambiente de desenvolvimento gráfico p/melhorar o tempo de desenvolvimento,compilação e desenho de interface nos sistemas web?

Jonny
Santos-SP
LAMPIAO 24/05/2014 13:41:15
#438473
Olá Jonny, é infelizmente se quiser fazer algo de qualidade, vai ter que digitar mesmo. Eu uso o ASP.NET MVC, misturado com ASP .NET WEB API. Não existe a opção como no ASP .NET de arrastar e soltar componentes no webform, pois nem existe o webform.

Não veja isso como uma desvantagem, na verdade é uma enorme vantagem você poder digitar, pois você terá controle total sobre o html gerado, existem muitas formas de automatizar processos evitando digitar muito.

Basicamente a web se resume em html + javascript + css, a linguagem server-side pode ser qualquer uma, eu optei pelo ASP Net MVC e Web API, enfim, importante lembrar, estude orientação a objetos, se você já usou classes no VB6 então não será complicado.

Eu não indicaria livro, porque a web é rica em informações, infelizmente os melhores artigos estão em inglês, como esse aqui http://www.codeproject.com/, existem vários.

A dica é, pesquise muito, leia muito, monte seu ambiente de testes e mão na massa, como o KERPLUNK falou, domine os pilares da programação web html + javasript + css.

Fui

Abraços
JONCARLOS 25/05/2014 11:56:55
#438483
LAMPIO beleza?...

Meu ambiente é Windows 8.1, Dreamweaver CC, Visual Studio 2012 (estou tentando começar em web agora).
Faço um página de teste e demora uma eternidade p/carregar no navegador...
Se for assim no cliente, ele não vai perdoar esssa demora...e se eu tiver que digitar tudo na mão como fazia no cobol/clipper,
nem vou começar agora, vou esperar alguem desenvolver um ambiente gráfico que gere html5 + javascript + css, pois estamos
em 2014 e não é possível que tenhamos que retornar à época dos 8k de memória dos primeiros pcs sem ambiente gráfico.
Acho isso um retrocesso!

Umbraço..
Jonny/Santos-SP












ARCADYUM 25/05/2014 13:01:25
#438484
O projeto que estou analisando possui funções de Drag Drop. Todas as recomendações funcionam com esse recurso?
LAMPIAO 25/05/2014 15:55:36
#438485
Olá Jonny,

Primeiro você precisa entender o conceito MVC, e como funciona o Web API, você não precisa do dreamweaver, apenas o VS 2012 ou 2013 é mais do que suficiente para desenvolver um aplicativo.

Você pode usar algum framework que automatize a geração de códigos, mas você vai precisar customizar para as suas necessidades, eu mesmo criei um aplicativo que já me gera o html, mas baseado no meu javascript e css que eu já tenho pronto, na verdade ele me gera um template padrão.

Você pode optar pelo ASP Net Webforms, mas essa platafoma não se resume a apenas arrastar e soltar componentes na página, você precisará em algum momento usar javascript, assim como criar seu próprio css pra customizar algo especifico, e isso se faz escrevendo mesmo.

Então o que você precisa é entender esses conceitos, você precisa criar meios de minimizar o trabalho braçal, criar um padrão no seu projeto.

Foi como falei antes, se você tá iniciando agora, o primeiro passo é ler bastante, faça pequenos laboratórios pra testar os conceitos lidos.

Minha sugestão é que você inicie no MVC + Web API, esse é o padrão hoje para aplicativos web, e como linguagem de programação C#.

Durante muitos anos usei o VB6, ainda tenho aplicativos que dou manutenção em VB6, Se você pesquisar um pouco verá que a grande massa de programadores no mundo que usa as ferramentas da Microsoft usa C#, e sinceramente, achei muito mais facil usar C# do que VB.NET, mais isso é gosto pessoal meu, é apenas uma sugestão.

E ao contrário do que você imagina, não é retrocesso não.

Abraços

Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas