LOGICA DE PROGRAMACAO

MARCELO.TREZE 19/11/2009 17:16:42
#328183
Pessoal em um sistema PDV que estou desenvolvendo me pintou uma duvida.

Ao efetuar uma venda, é escolhido a forma de pagamento, no caso do cheque, irei salvar numero do cheque a conta, banco etc, para isso vcs criam uma tabela exclusiva ou gravam estes dados na tabela de vendas mesmo

VALDEMIRLUZ 19/11/2009 17:23:45
#328185
crie uma nova tabela para armazenar os dados dos cheques, pois o teu cliente podera ter a necessidade de digitar cheques que não estejam relacionados as vendas. exemplo: cheques recebidos de clientes, antes da implementação do ERP.
RCMRO 19/11/2009 17:37:21
#328186
Uma outra vantagem de colocar em outra tabela é a integração com o financeiro.
Supõe que o cheque volte e o cliente, GENTILMENTE pede para trocar o cheque. Separada, vc pode cancelar o cheque anterior e cadastrar um novo e ainda usar esse registro de cheque para pagar uma conta da empresa, linkando com o CONTAS A PAGAR.
Ainda, por raro que aconteça, o cara pode querer pagar com mais de 1 cheque a compra... Acredite, isso acontece !!!
MARCELO.TREZE 19/11/2009 17:50:15
#328187
Boa eim RCMRO, nào havia pensado nisso
FERRAZ 19/11/2009 18:25:57
#328194
Marcelo vc tbem pode se deparar com pagamento com dois cheques e cartao tbem na mesma venda, lembra aquele cliente do mercadinho, pois bem, aconteceu isso, mais no final eh gratificante.

Bom trabalho amigo.
MARCELO.TREZE 19/11/2009 21:05:00
#328206
Na realidade as formas de pagamentos podem ser diversificadas, minha duvida era na questaão de se criar um tabela exclusiva para cheque, e analisando melhor com as situaçõs colocadas acima cheguei a conclusão que realmente é o que deve ser feito.

Criarei uma tabela para os cheques recebidos, relacionada coma tabela vendas, e poderei tambem fazer uma realção a tabela de contas a pagar, poi como lembrado pelo colega este cheque poderá ser usado para pagar uma conta.

Obrigado aos colegas pelas sugestões

ps. como todos opinaram de forma satisfatoria vou optar por não pontuar niguem, mas fico grato por tudp.

Abraços
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas