MANIPULAR DADOS NO VB

USUARIO.EXCLUIDOS 18/04/2007 16:44:26
#212594
O que vcs recomendam pra um iniciante usar pra manipular os dados de uma tabela via código? Tenho um BD salvo pelo VB (apenas uma tabela). Agora queria fazer um esquema tipo os filtros do Access pra "filtrar" os campos dessa tabela. Os campos são nome, série, turma e turno. Gostaria de separar por nome, por série, por turma, etc... tudo via código. Abrir o BD já com essa instrução, tem como fazer isso? E o que vcs recomendam?
DANIELCPAETE 18/04/2007 16:57:04
#212596
Resposta escolhida
sim você deve usar alguma consulta sql

no access por exemplo se você fizer uma consulta e clical no mesmo botão onde fica o Designer ele tem a opção SQL la você pode ver o comando que ele ta executando

e para abrir sua tabela se estiver usando DAO

Dim Banco As Database
Dim Tabela As Recordset

Set Banco = OpenDatabase(App.Path & "\Tranferir dados.mdb")
Set Tabela = Banco.OpenRecordset("SELECT * FROM DADOS WHERE CLIENTE = 'JOAO'")
DANIELCPAETE 18/04/2007 16:58:31
#212597
DICA:

Voce pode copiar o codigo sql gerado na consulta do access e inserir no seu projeto
USUARIO.EXCLUIDOS 18/04/2007 20:41:14
#212639
Blz cara... mas como fazer isso? Sou iniciante em VB. Fiz um form bem simples pra guardar algumas variáveis e ponto. Agora só quero entender como é que manipulo esses dados pelo VB sem ter que ficar digitando tudo de novo, pq essa mecânica já entendi.
To tentando entender o VB ainda. Agora quero ir usando esses campos que já guardei pra ir treinando.por exemplo no meu form tem um campo de nome de cidade. Tem como eu abrir esse banco de dados em outro form só com esse campo ou com os registros vinculados a esse campo. Por exemplo, quero passar todos os registros de são paulo pra um list box, e depois ir separando por bairro.
Na prática só quero entender como que se estabelece esse vínculo de uma tabela do acess no VB. No acess eu faria esse trabalho apenas aplicando os filtros. Mas qual a sintaxe disso no VB? Só me dá uma dica por alto por onde devo começar... BDGrid, list box, combo, etc...pq to mais perdido que cego em tiroteio.
DANIELCPAETE 19/04/2007 09:05:16
#212682
Bom na conexao você iria usar a seguinte consulta

Suacidade = "SAO PAULO"

Set Tabela = Banco.OpenRecordset("SELECT * FROM DADOS WHERE CIDADE = '" & Suacidade &"'")

mas assim cara da uma olhada neste exemplo Banco que eu enviei para o site nelo você encontra um conexão com o access usando o listview é bem simples
JB207 19/04/2007 09:12:53
#212686
Seguinte:

Quando comecei eu utilizei o próprio gerador de Form do VB.

- Add-Ins
- Add-In Manager
- VB 6 Data Form Wizard

Com essa gerador de Forms voce tem uma noção boa de conexão, manipulação de registro (Incluir, Alterar, Excluir, Primeiro, Ultimo, Próximo, Anterior).

Não é lá essas coisa, mas já dá pra ter uma boa noção.

Espero ter ajudado.

Abraços.

USUARIO.EXCLUIDOS 19/04/2007 11:09:01
#212712
Daniel, dei uma olhada no projeto e é show cara, exatamente o que to precisando. O que tá rolando é que quando abro aqui com a minha versão, certamente ela tá com alguma configuração diferente da sua e não abre a opção banco de dados. Deve ser alguma rotina que vc especificou no seu (ADO, DAO, Library 3,5, etc...), então não to conseguindo abrir o banco de dados, mas pelo código é exatamente o que preciso. Tem como vc dar uma olhada no que vc especificou no seu project, references, pra eu alterar o meu aqui também pra que funcione? Assim que conseguir abrir o BD já vou ter uma idéia melhor do que pretendo fazer.
Também preciso saber qual o nome desse list view lá nas ferramentas do VB. Uso aqui o VB 5.0 enterprise edition.
DANIELCPAETE 19/04/2007 11:56:22
#212720
cara nas referencias uso o DAO 3.51 e o Microsoft Excel 11.0 mas você pode alterar para uma versão anterior

o nome do listview nas ferramentas é microsoft windows common controls
USUARIO.EXCLUIDOS 19/04/2007 14:53:20
#212776
Jóia Daniel. Deu uma luz gigante agora. Pelo menos já sei o que perguntar. Meu problema é o seguinte. O teu Form4(checkbox e Grid) e Form7 (banco de dados) juntos, atendem o que eu preciso. Dá pra juntá-los? Quero abrir o banco de dados com filtros selecionando só o nome e a cidade; pra isso usei o teu exemplo do Form7 e deu tudo certo. Agora eu gostaria de usar o chkbox e grid pra selecionar alguns itens desse filtro e gravar os dados obtidos numa nova tabela, tem como? Basta só me dar uma força com essas sintaxes novas pq o lance de salvar no banco de dados eu já entendi.
DANIELCPAETE 19/04/2007 15:08:31
#212786
aqui tem um rotina para verificar itens marcados

Private Sub Form_Load()
ListView1.Checkboxes = True
ListView1.GridLines = True
End Sub


Private Sub Command1_Click()
Dim X As Double
For X = 1 To ListView1.ListItems.Count
If ListView1.ListItems(X).Checked = True Then
MsgBox ListView1.ListItems(X).Text & " marcado"
End If
Next
End Sub


USUARIO.EXCLUIDOS 19/04/2007 15:20:58
#212791
Só que ainda não consegui colocar o chkbox e o grid no meu projeto. Dá pra juntar tudo num form só?
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas