MELHOR FORMA DE VALIDA?ÃO ASP.NET

DS2T 09/10/2015 03:18:07
#452350
Boa noite!

Estou aprendendo ASP.NET.
Sobre a validação de dados, eu conheço dois métodos:

O primeiro é validando no lado do cliente, com Javascript ou JQuery.
O segundo é validando pelo servidor, com os controles de Validação (RequiredFieldValidator, etc)

Pelo que tenho ouvido falar, o melhor é fazer o máximo de operações no lado do cliente. Então a primeira opção seria a melhor.
Seria isso mesmo?

Mas como eu faria a troca de informações com o servidor? Exemplo: Criei uma função simples pra validar em Javascript e coloquei no OnClick do botão. Só que, se não validar, eu não quero que o código asp do meu botão rode. Teria alguma propriedade compartilhada pra isso? Para verificar se a função javascript retornou True ou False para eu estar colocando como condicional sobre o codebehind do meu botão?

Obrigado a todos!
MESTRE 09/10/2015 07:22:36
#452351
Olha cara vou dar minha opnião sobre isso

Caso não seja localhost acho que vale a pena a validação tanto na View (em JavaScript) como na Controller (caso estiver desenvolvendo em MVC)..

Porém dependendo da [Ô]validação[Ô] pode ser uma regra de negócio e ela deverá permanecer na Model e não na Controller, agora se for uma validação por ex:
que checa se o campo é nulo ou foi digitado então você faz na view e na controller (caso seja online)..

Acredito que fazendo isso sua aplicação ficará mais segura.
OCELOT 09/10/2015 08:34:09
#452356
Resposta escolhida
Regra básica não apenas para desenvolvimento web, mas para qualquer programa em que se tenha cliente/servidor:

Nunca confie nos dados que o cliente te envia.

Não importa se você faz a validação no lado do cliente com javascript, você sempre deve fazer a validação do lado do servidor. Só a validação do lado do servidor vai garantir que os dados são realmente válidos.