META CHARSET=UTF-8 NÃO FUNCIONA

KELLY 25/10/2016 15:07:03
#468392
Olá a todos!

Estou com um grande problema na acentuação de algumas páginas criadas recentemente. Sempre utilizei a tag <meta charset=[Ô]UTF-8[Ô]/> e funciou muito bem, mas desde a semana passada qualquer documento HTML que crio ele não carrega as palavras com acentuação de forma correta. Ao carregar os documentos antigos, todos funcionam perfeita mente sem precisar alterar a configuração do Browser. Alguém sabe me dizer o que pode está acontecendo?

Segue um exemplo do código abaixo:



  
<!DOCTYPE html>
<html lang=[Ô]pt-br[Ô]>
<head>
<!-- <meta charset=[Ô]UTF-8[Ô]/> -->
<meta http-equiv=[Ô]Content-Type[Ô] content=[Ô]text/html; charset=UTF-8[Ô]/>
<meta name=[Ô]description[Ô] content=[Ô]Curso Bootstrap[Ô]/>
<meta name=[Ô]viewport[Ô] content=[Ô]width=device-width, initial-scale=1[Ô]/>

<title>Bootstrap</title>

<link rel=[Ô]stylesheet[Ô] type=[Ô]text/css[Ô] href=[Ô]../bootstrap-3.3.7-dist/css/bootstrap.css[Ô] media=[Ô]all[Ô] />
<link rel=[Ô]stylesheet[Ô] type=[Ô]text/css[Ô] href=[Ô]css/estilo.css[Ô] media=[Ô]all[Ô] />

<script type=[Ô]text/javascript[Ô] src=[Ô]../jquery/jquery-3.1.1.js[Ô]></script>
<script type=[Ô]text/javascript[Ô] src=[Ô]../bootstrap-3.3.7-dist/js/bootstrap.js[Ô]></script>
</head>
<body>

<h1>Acentuação</h1>

</body>
</html>

JABA 25/10/2016 16:26:32
#468399
Citação:

<!-- <meta charset=[Ô]UTF-8[Ô]/> -->



A linha acima está como comentário. Faça assim:

<meta charset=[Ô]UTF-8[Ô]>
KELLY 25/10/2016 16:59:35
#468401
Boa tarde JABA,

Eu fiz esse comentário porque foi a primeira TAG que eu testei e não funcionou. Por isso eu comentei para testar a segunda opção conforme encontrei sugestões em fóruns, mas também não deu certo.

JABA 25/10/2016 17:24:10
#468402
Ok Kelly.

Descomente essa linha, retire a última barra e teste pra ver o que acontece.

Sem a barra fica assim:

<meta charset=[Ô]UTF-8[Ô]>




OCELOT 26/10/2016 08:40:35
#468423
Resposta escolhida
A maioria das pessoas que vejo usando esta tag a usa sem saber como realmente funciona.

Primeiro de tudo nada adianta você colocar o charset como UTF-8 se a página em si não estiver salva em UTF-8, no caso de um arquivo HTML é o próprio arquivo que precisa ser salvo em UTF-8, já se for uma página dinâmica gerada pelo ASP.Net o encoding tem de ser configurado na tag globalization do Web.config, em outras linguagens isso pode variar.

O segundo detalhe é que a tag meta não garante que o navegador vá usar esse encoding, se o servidor responder com um header [Ô]Content-Type[Ô] e este tiver um encoding então acredito que praticamente todos os navegadores vão ignorar a tag meta e usar o encoding que veio da resposta do servidor
KELLY 26/10/2016 18:11:08
#468457
JABA, continua com o mesmo problema. O estranho é que os documentos antigos que eu criei usando o mesmo procedimento estão carregando normalmente. Este problema só começou a partir do momento em que eu comecei a usar o Bootstrap. Nos outros documentos eu usava CSS normalmente e as palavras com acentos carregam perfeitamente.
OCELOT, eu verifiquei o que você me passou. Eu estou usando o NOTEPAD++ e o documento está em HTML puro, não é ASP.NET ainda.

OCELOT 26/10/2016 18:42:11
#468458
Se está usando o Notepad++ então teste abrir o arquivo nele i ir no menu Formatar -> Converter para UTF-8, e então salvar o arquivo.
KELLY 27/10/2016 16:35:12
#468492
OCELOT funcinou!!! Obrigada!!

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas