MIGRACAO DO VB6 P/ .NET E/OU C#-ALGUEM INTERESSA?

ADELMOMELO 13/02/2014 12:15:06
#434719
Bom dia Pessoal.

Relutei por muito tempo para fazer a migração do descontinuado VB6, utilizando o BD SQL Server 2000 e Crystal Reports 6 para ambientes atuais, acredito que chegou a hora de fazer a migração, pois, estou estudando as novas versões do Visual Studio 2012 e 2013, baseados em POO,bem como a consequente migração do BD e dos relatórios para o CR XI, R2, SP6, desta forma, como tenho quase nenhuma e/ou pouca experiência suficientes nestas versões do VS para poder fazer a migração, e tendo em vista que meu cliente mudou todas as máquinas para windows 7 32/64 bits, sou obrigado a fazer tal migração com urgência, daí a necessidade de aprender na marra, porém solicito dos experientes desse fórum se alguém tem o interesse em fazer tal migração e negociarmos uma parceria de migração/aprendizagem. Informo ainda que a 6 meses atrás comecei a aprender Java com OO, porem a curva de aprendizagem é muito alta, a ideia era com este sistema poder rodar em multi-plataforma, coisa que a microsoft não o é. Se alguém tiver interesse, favor entrar em contato no email adelmomelo@ig.com.br e/ou através do número 82-9997-2593 e do WhatsApp.
KERPLUNK 13/02/2014 14:03:59
#434729
Hmmm, interessante. Do que se trata a aplicação?
ADELMOMELO 13/02/2014 17:42:19
#434742
Olá KERPLUNK,

Esta aplicação é voltada para cartório, onde existem alguns poucos cadastros, rotinas de pesquisas e relatórios. Na verdade são quatro módulos um para imóveis, notas, títulos e distribuição.

KERPLUNK 13/02/2014 17:56:36
#434743
Hmm, ok, e o que já tem pronto? Quer fazer que tipo de aplicação, Web ou desktop? Lembrando que Web, independe de sistema operacional...
ADELMOMELO 14/02/2014 09:56:37
#434764
Colega KERPLUNK,

Na verdade os sistemas citados acima, já funcionam perfeitamente em VB6, porém, de forma separada. Gostaria que nesta migração fosse remodelado o projeto para que possamos habilitar cada módulo quando necessário, pois, dependendo do cliente, o mesmo pode ter mais de uma competência e assim ter mais de um módulo habilitado, ou seja, um cartório pode ser apenas de imóveis, daí habilitaremos o módulo imóvel e/ou pode ter a competência de imóvel e notas, daí habilitaremos os dois e assim por diante. Pode ser que um cartório tenha todas as competências e aí ter todos os módulos habilitados, ok?
Como dito, hoje os sistemas em são separados e não se conversam, daí a necessidade da integração em módulos, principalmente quanto aos sistemas de imóveis, notas e títulos. Entretanto, quanto ao sistema de distribuição para protesto ele será individualmente.
Todos os sistema foram desenvolvidos em VB6, sendo que o de imóveis, títulos e distribuição usam o SQL Server 2000 e seus relatórios foram desenvolvidos em Crystal Report 6. O Sistema de Notas usa o BD Access e seus relatórios também foram desenvolvidos em CR 6. Desta forma, preciso fazer uma remodelagem e padronização do BD e Relatórios numa versão como a do CR XI, R2 SP que rodam até o windows 7 e 8. Como no Visual Studio já existe o SQL Server acredito que seja mais interessante migrar e manter o BD do próprio SQL Server da Microsoft, você não acha? Apesar da minha idéia quando comecei a tentar aprender Java era para migrar para o BD MySQl que é free e multiplataforma, o que achas?
Quanto a que tipo de aplicação Desktop ou Web, os sistema atuais rodam em desktop, tendo em vista que os cartório não querem nem saber em seus dados estarem fora de seus ambientes e por questões de segurança, porém, como ainda não tenho experiência suficiente em desenvolver para web, ele pode perfeitamente rodar internamente no Browser e no servidor do cliente de forma interna, estou certo? Qual tua sugestão?
é claro que precisamos também priorizar quais sistemas iniciar, tem muita urgência em migrar o sistema de distribuição, tendo em vista que estou tendo problemas no ambiente uma vez que as máquinas foram mudadas para windows 7 32/64 bits e meu sistema está dando problema de compatibilidade com o CR 6, ou seja, alguns relatório não estão funcionando a contento, daí a necessidade primeiro. Na sequência gostaria de Migrar modularizando os sistemas de Imóveis, Notas e por último o de Titulos, nesta ordem. Como visto, precisamos pegar como experiência o primeiro sistema para que a partir dele tenhamos idéia de como será os próximos, não acha? Daí elaboraremos o projeto, verificando a modelagem de dados e trocaremos informações a respeito da lógica do mesmo, uma vez que hoje toda inteligência fica na própria aplicação.
Desta forma, aguardo um posionamento teu para sabermos como se daria as fases de migração e de como fechariamos uma parceria, pois sou um desenvolvedor autonômo e preciso disto para poder manter os poucos clientes que tenho.
KERPLUNK 14/02/2014 11:23:44
#434770
Modularização é um termo muito genérico, em muitas casos, [Ô]módulos[Ô] compartilham recursos então [Ô]modularização[Ô] se torna algo meio sem sentido. Eu prefiro chamar de serviço, ou SAAS(Software As A Service). O sistema é um todo para um determinado branch e recursos são liberados conforme contrato e controlados por senha de acesso. Ou seja, o sistema em si, tem tudo, mas só se utiliza o que liberarmos.
O banco de dados tanto faz, vai da preferência de cada um. MySQL, SQL Server, Oracle vai dar tudo na mesma. A diferença são preços e alguns recursos que não são essenciais para um negócio de pequeno porte. Com um pouco mais de trabalho, pode até tornar-se multi-banco.

Os usuários contratantes geralmente são bem leigos quanto à assuntos técnicos, e acham que por estarem vendo algo no browser, necessariamente está na web, público. Isso não é verdade, como bem sabemos. é totalmente possível e até aconselhável, pois como a aplicação é de plataforma web e controlada por login, pode-se cria usuários [Ô]de leitura[Ô], onde se pode habilitar algumas funcionalidades para web e disponibilizar a parte da aplicação necessária para utilização pública. Aí entram os relatórios. Sou totalmente contra o uso de [Ô]gerenciadores de relatório[Ô], já tive muitos problemas com eles e sei por experiência que com o uso deles na web, eles exponenciam. Mas web em si, é baseado em documentos web(páginas), e cada relatório pode gerar uma página dinâmica, que na verdade é o que o relatório é, uma visualização dinâmica de dados.

Uma das maiores vantagens do uso de aplicações web, é justamente a independência de dispositivo de visualização. Pode ser tanto um pentium 100 quando uma super-máquina com Intel i7, linux, windows, iOS, unix, não importa, a aplicação vai ser sempre rodável sem necessidade de nenhuma instalação adicional.

A primeira coisa na fase de planejamento, seria eu entender requisitos para poder modelar um banco. Nesse caso, requisitos de TODAS as aplicações que você entende como módulos, pois elas podem ter muito em comum e para terem integração, precisam ser planejadas corretamente.

Se possível, me passa por e-mail uma descrição de cada um dos módulos e se possível, uma visualização dos bancos de cada uma para que eu possa analisar.
FOXMAN 14/02/2014 12:08:48
#434778
O amigo Kerplunk falo com propriedade, e suas sugestões são amplamente cabíveis ao caso em questão.
ADELMOMELO 14/02/2014 14:47:36
#434788
Olá kerplunk,

Conforme solicitado, irei reunir todas as informações neste final de semana e enviarei para o teu email: kerplunkboy@gmail.com.
KERPLUNK 14/02/2014 16:02:41
#434798
Ok, no aguardo. Obrigado
Faça seu login para responder