MIGRANDO APLICACAO VB6 PARA C#

LUCIO83 19/03/2010 16:36:18
#337445
Olá Galera,

Estou abrindo o tópico para discutir a melhor forma para migração de aplicações Visual Basic 6.0 para C# .Net.

Já fiz testes no pacote de recursos Interop Forms 2.0, mais sem exito (ainda), não me aprofundei na ferramenta para opinar corretamente, o pouco que entendi é que ele constroi Forms em C# e esses vão sendo utilizados como UserControls no VB6. E dessa forma iriamos migrando aos poucos até completar o sistema.
Alguém tem algum material de apoio pra isso, tipo um tutorial, um video, um exemplo, etc. Qualquer coisa!
Pois o material que encontrei até o momento é insuficiente.

Gostaria de ir migrando as funções/forms de forma que ficassem em arquivos (sei lá) DLL ou OCX individuais, ou coisa do tipo, ai dessa forma poderia ir dividindo e organizando o projeto da forma que mais se encaixava nas necessidades aqui da empresa. E também quando fosse atualizar o sistema ficasse de forma que poderia substituir a DLL/OCX correspondente e o recurso já ficaria atualizado no sistema principal.

Alguém tem alguma experiencia nesse processo, existe um caminho melhor para esta etapa.

Por favor, me ajude.

Abraços.

Lucio Mestrinare
FLYSYS Tecnologia
JWCELYO 19/03/2010 16:46:06
#337447
você que migra sua aplicação para c# sem sair do visua basic 6 apenas utilizando usercontrol construídos sobre .NET?
LUCIO83 20/03/2010 19:21:02
#337519
Citação:

:
você que migra sua aplicação para c# sem sair do visua basic 6 apenas utilizando usercontrol construídos sobre .NET?



Obrigado pela retorno.

Gostaria de uma forma ir migrando as funções/módulos do sistema para C#.
Ex.: Tenho o cadastro de clientes, e o mesmo está em VB6, ai eu iria transformando as funções incluir, alterar, excluir, pesquisar, etc e por último o formulário em funções C# tipo Clientes.DLL, até mesmo a conexão ao banco da dados, que atualmente é Firebird 2.0, desta forma a aplicação VB6 continua utilizando o cadastro de clientes, mais desta vez como um recurso contido em uma DLL e não nativo no projeto.

Aguardo.

Lucio
msn: lucio83@hotmail.com

CLEVERTON 20/03/2010 21:06:13
#337524
Resposta escolhida
migração manual é a melhor forma.
comece por aqui
LUCIO83 21/03/2010 13:49:59
#337542
Citação:

:
migração manual é a melhor forma.
comece por aqui



Olá Cleverton,

Dei uma lida no material proposto e eu já o conhecia.
Também aproveitei para seguir o seu blog sobre migração, achei a iniciativa interessantissima, pois o material que venho encontrado é bem escasso.

Bom, meu MSN fo postado para mantermos contato, pois ainda necessito de mais informação sobre essa migração.
A proposito, vc tem algum exemplo de uma aplicação em VB 6 utilizando codigo/formulario em C# (somente para estudo).
Se possivel, poste ai pra darmos uma olhada.

Abracos .

Lucio
MARCOSLING 21/03/2010 16:12:36
#337552
Acho que é mais fácil (ou menos difícil) ir para VB.NET ao invés de C#.
Pois veja bem, para ir para C# vc terá que aprender a linguagem antes de tudo. E depois disso, aprender os fundamentos do framework.net.

Como vc já conhece o VB, fica menos difícil, pois vc se sentirá mais familiarizado com o ambiente.
O processo de migração não é fácil, pois muitos conceitos mudaram. Vc verá que determinadas funções não existem mais. Mas não se desespere, pois felizmente existem muitos recursos na internet para te ajudar.

E depois que vc conseguir digerir bem o framework.net, vc poderá se aventurar no C# com mais tranquilidade.
LUCIO83 22/03/2010 14:15:32
#337614
Citação:

:
Acho que é mais fácil (ou menos difícil) ir para VB.NET ao invés de C#.
Pois veja bem, para ir para C# vc terá que aprender a linguagem antes de tudo. E depois disso, aprender os fundamentos do framework.net.

Como vc já conhece o VB, fica menos difícil, pois vc se sentirá mais familiarizado com o ambiente.
O processo de migração não é fácil, pois muitos conceitos mudaram. Vc verá que determinadas funções não existem mais. Mas não se desespere, pois felizmente existem muitos recursos na internet para te ajudar.

E depois que vc conseguir digerir bem o framework.net, vc poderá se aventurar no C# com mais tranquilidade.



Ok Legal,

Essa forma também poderia, porem isso já foi determinado aqui na empresa, então já viu né?
Bom, se alguém tiver um exemplo, mesmo que simples de como interoperar funções/formulários como foi mencionado. Por favor, me envie.

Agradeço a todos mais uma vez.

At.

Lúcio
JWCELYO 22/03/2010 14:26:29
#337615
Eu não vejo muita diferença entre C# e VB.NET.
como disse apropria Microsoft a idéia de C# para visual studio foi somente para pega os desenvolvedores do java e C \ C++
pura titica.

CLEVERTON 23/03/2010 21:16:10
#337768
LUCIO83.

a principio, deixei as diferenças de sintaxe de código lá no blog e aqui no site do VBM.

sobre as questões de FORMs, acredito que vc queira saber sobre texts, combos, listview, etc.

os controles mais usados não mudaram tanto assim. porém a forma de programar no framework é um pouco diferente.
tipo, no vb vc poderia fazer

text1 = [Ô]a[Ô]

se fizer isto no C# .NET dará erro.

eu pretendo fazer artigos no estilo que vc procura, porém demanda um pouco de tempo.. eu tou publicando em média um por semana.
em minha opinião, com os dois artigos já escritos vc já poderia tentar algo no Windows Forms por conta própria, acredito eu que vc conseguiria sim..

manda uma email com sugestões lá no blog, que eu vou anotando e vou fazendo as [Ô]traduções[Ô]

Falouss
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas