MIGRANDO PARA VB.NET

EPISCOPAL 11/07/2012 20:04:11
#405885
Mais uma vez venho perguntar/consultar os meus colegas vbmaniacos ... inda mais que nao existem pergunta boba, mas sim bobo é quem não pergunta. La vai:

1 - Se as minhas OCX não funcionam no vb.net e algumas DLL tambem, o que eu faço para atualizar uns sisteminhas que ja funcionam no vb6?
2 - Pelo que eu vi por aqui o os programas elaborados no vb6 vão funcionar no win7 e win8, certo? Será necessário que os programinhas que eu fiz no vb6 deverá ser atualizados para plataforma net? Ou os programas que eu elaborar daqui pra frente vou ter que fazer no net?

eu comprei um vs2008 (piratation - não me critiquem, é apenas pra fins pedagógicos - sei que posso baixar uma versão express gratuita) e percebi que ele tem suporte a usercontrol, só que quando compila ele vira uma DLL ... porem ouvi dizer que no vs2010 isso ja era não da suporte!!!

Outra pergunta:
3 - onde acho apostila falando da IDE do vs2008 ou 2010? com certeza é em portugues ...!!!
ALEVALE 11/07/2012 20:54:16
#405888
1 - Bom vai depender o que a sua DLL faz.
Por exemplo: Uma dll para envio de e-mail, para conexão com banco etc.
No .NET ele já possui muitas classes para isso, então sinceramente depende o que vc quer, mas com certeza só com as classes do net você irá conseguir.

2 - Sim funcionam no Windows 7 e no Windows 8.
Migrar para NET ? Bom uma hora o VB6 vai chegar ao [Ô]fim[Ô] podemos dizer asism, devido as [Ô]facilidades[Ô] do NET (framework) com diversos funções já sem a necessidade de DLL na maiora dos casos eu com certeza se fosse iniciar um projeto novo iria para o NET.

Sim, exato baixe o VS2010 Express dá pra fazer maravilhas nele, já tem até o 2012 Express (Não testei ainda).

3- Isso vc vai ter que procurar pq num procurei..rsrsrsrs

Essa é minha opinião.
JESUEL.OLIVEIRA 11/07/2012 21:54:44
#405891
Amigo, da suas resposta aqui não vai nenhuma, ta osso meu peixe migrar, mas peguei de bravo e to indo, apostila nada vou no braço com o conhecimento de VB6 faço no NET não me arrependo.
Até comprei umas videos aulas se quiser procure por controlit mas vai do esforço enquanto eu ainda estava no VB6 não ia para o net, formatei minha máquina e só o NET ai meu, o vai ou racha.

Metrô de SP usa até hoje VB6 no linux!!!!
KERPLUNK 12/07/2012 08:43:24
#405904
Citação:

1 - Se as minhas OCX não funcionam no vb.net e algumas DLL tambem, o que eu faço para atualizar uns sisteminhas que ja funcionam no vb6?


Não é que não funcionam. Elas podem funcionar, mas com certeza não é o cenário ideal

Citação:

2 - Pelo que eu vi por aqui o os programas elaborados no vb6 vão funcionar no win7 e win8, certo? Será necessário que os programinhas que eu fiz no vb6 deverá ser atualizados para plataforma net? Ou os programas que eu elaborar daqui pra frente vou ter que fazer no net?


Pergunte a qualquer um que use VB6 + Windows 7 e eles vão confirmar que a coisa não é bem assim. Até roda, mas de vez em quando tem uns bugs que não se sabe de onde vem. O ideal, é que o que for novo, comece já a fazer com o .NET. Dê a preferência para o C# ao invés do VB.NET, vai por mim

ROBSON 12/07/2012 12:40:26
#405917
Ja que esta polemica sobre VB6 x VB.Net não acaba nunca, faço aqui uma pergunta aos que já ingressaram,
Para entrar no VB.Net qual a melhor opção? VS 2008, 2010 ou ó mais novo 2012 ?

Ja adiei (como vários aqui no forum) tudo que podia, mas este ano terei que me adaptar ao .NET por bem ou por mal.
OCELOT 12/07/2012 13:15:03
#405919
No .Net eu acho sempre melhor ir direto para o mais atual, pois ele vai incluir tudo que os outros tinham e mais os recursos novos.

Só no caso de ir para o 2012, que ainda está em uma versão Release Candidate, eu diria para sempre que usar ele ainda mudar o target dele para o framework 4 e usar o 4.5 só se quiser conhecer as coisas novas do framework até que seja lançada a versão final dele.

Uma das vantagens da versão 2012 também é a possibilidade de se abrir uma solution do VS.Net 2010 sem precisar converter ela, de forma que caso precise ainda pode abrir de volta no 2010.
ADILSOO 12/07/2012 13:41:40
#405924
Noss.. toda vez que eu comeco a tentar migrar surge uma nova update pra fazer nos sistemas e já desisto, a gente que programa em vb6 já sabe, se voce tem sistemas rodando em vb6 migrar é uma tarefa muito mais muito dificil mesmo, e exige muita paciencia, e tempo, hehe.. Boa sorte!
EPISCOPAL 15/07/2012 08:26:18
#406123
Citação:

a preferência para o C# ao invés do VB.NET, vai por mim



é ... o tecla me disse que se eu ja conhecia o vb era melhor migrar para o vb.net!!!

é inda bem que o forum o puro vb, senão iam me indicar java, delphi, etc ... ai a minha dor de cabeça aumentaria ....


eu vejo muiiiiiiiiiiiiiita coisa boa na plataforma net, tem coisas que vc faz com facilidade no net, mas que no vb6 tem que fazer algumas cambiarrar, rsrsrsrs

Outro problema aqui é que o amigo robson falou, qual melhor versão? Se eu usar o 2008, e futuramente sair novos framework então vamos novamente migrar para uma versão mais atual, eu ainda estou no vb6, mas quando eu começar com vs2012, e quando eu achar que sei alguma coisa então o vstudio ja vai tar na versão 2020 ...
EPISCOPAL 15/07/2012 09:38:48
#406124
JA DECIDI

VOU USAR VISUAL BASIC 2010 E SQL Server 2012 COMO BANCO DE DADOS ...


AGORA ONDE ARRUMO APOSTILAS??????
RACEMAN 15/07/2012 10:41:41
#406125
JESUEL OLIVEIRA, fiquei curioso agora. Como assim VB6 no linux? Eles rodam um programa feito no VB6, com wine ou virtualBox(windows)? Algo parecido?
O metro usa um sistem feito em VB6?
LVFIOROT 15/07/2012 12:38:55
#406128
com wine dá, pq já tenho homologado um sistema.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas