MODELAGEM PAGAMENTO
Boa noite pessoal!
Estou desenvolvendo um sistema PDV e nesse projeto eu tenho a classe Pedido que possui uma lista de itens. Preciso implantar a parte de Pagamentos do cliente para esse pedido. O Cliente poderá pagar de diversas formas (cartao de credito, cheque, a prazo, etc) para o mesmo pedido. Por exemplo, se o total do pedido deu R$ 1000,00 entao ele pode dividir dessa forma::
R$ 200,00 com Cartao de Credito
R$ 200,00 com Cheque
R$ 600,00 a Prazo parcelado em 10 vezes.
Dúvidas:
Eu vou ter que criar uma lista de pagamentos no pedido para tratar os pagamentos?
As formas de pagamento (Cartao de Credito, Cheque, Boleto, etc) serão classes ou Enumerações?
As Opções A vista ou A prazo (Aqui talvez tenha que implementar as parcelas) serão classes ou Enumerações?
Como ficaria isso tudo com UML?
Alguem ja passou por essa situacao e pode me dar uma ajudinha para implementar isso?
vlw
Estou desenvolvendo um sistema PDV e nesse projeto eu tenho a classe Pedido que possui uma lista de itens. Preciso implantar a parte de Pagamentos do cliente para esse pedido. O Cliente poderá pagar de diversas formas (cartao de credito, cheque, a prazo, etc) para o mesmo pedido. Por exemplo, se o total do pedido deu R$ 1000,00 entao ele pode dividir dessa forma::
R$ 200,00 com Cartao de Credito
R$ 200,00 com Cheque
R$ 600,00 a Prazo parcelado em 10 vezes.
Dúvidas:
Eu vou ter que criar uma lista de pagamentos no pedido para tratar os pagamentos?
As formas de pagamento (Cartao de Credito, Cheque, Boleto, etc) serão classes ou Enumerações?
As Opções A vista ou A prazo (Aqui talvez tenha que implementar as parcelas) serão classes ou Enumerações?
Como ficaria isso tudo com UML?
Alguem ja passou por essa situacao e pode me dar uma ajudinha para implementar isso?
vlw
Citação:Eu vou ter que criar uma lista de pagamentos no pedido para tratar os pagamentos?
Certamente. E digo mais, existe ainda uma possibilidade sinistra: Imagine esse mesmo caso que você citou, parte com cartão, parte com cheque e parte em dinheiro. Existem casos de pagamento parcial de uma parcela. Imagine essas 10 parcelas de R$ 60,00. Já passei por casos(e não foram poucos) de o cliente querer pagar parcialmente isso, tipo R$ 50 em dinheiro e R$ 10 em permuta, ou outro cheque. Então a coisa complica um pouco tanto para modelar quanto para programar, mas você fica com um sistema muito granulado e preparado para situações bem inusitadas. Então seria um lista de Pagamentos e dentro dessa lista de pagamentos, uma lista de [Ô]liquidações[Ô], que é o caso que te expliquei aqui.
Citação:As formas de pagamento (Cartao de Credito, Cheque, Boleto, etc) serão classes ou Enumerações?
Melhor fazer classes mesmo, se fizer enumerações, apesar de ficar mais bonitinho no código, é o tipo de coisa que deve estar no controle do cliente.
Citação:As Opções A vista ou A prazo (Aqui talvez tenha que implementar as parcelas) serão classes ou Enumerações?
Essa eu acho que pode ser uma enumeração mesmo.
vlw KerpLunk, vou tentar fazer como vc falou.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas