MODELAGEM PAGAMENTO

JABA 28/06/2012 18:25:53
#405145
Boa noite pessoal!

Estou desenvolvendo um sistema PDV e nesse projeto eu tenho a classe Pedido que possui uma lista de itens. Preciso implantar a parte de Pagamentos do cliente para esse pedido. O Cliente poderá pagar de diversas formas (cartao de credito, cheque, a prazo, etc) para o mesmo pedido. Por exemplo, se o total do pedido deu R$ 1000,00 entao ele pode dividir dessa forma::

R$ 200,00 com Cartao de Credito
R$ 200,00 com Cheque
R$ 600,00 a Prazo parcelado em 10 vezes.

Dúvidas:

Eu vou ter que criar uma lista de pagamentos no pedido para tratar os pagamentos?
As formas de pagamento (Cartao de Credito, Cheque, Boleto, etc) serão classes ou Enumerações?
As Opções A vista ou A prazo (Aqui talvez tenha que implementar as parcelas) serão classes ou Enumerações?
Como ficaria isso tudo com UML?

Alguem ja passou por essa situacao e pode me dar uma ajudinha para implementar isso?

vlw
KERPLUNK 29/06/2012 08:59:40
#405168
Resposta escolhida
Citação:

Eu vou ter que criar uma lista de pagamentos no pedido para tratar os pagamentos?


Certamente. E digo mais, existe ainda uma possibilidade sinistra: Imagine esse mesmo caso que você citou, parte com cartão, parte com cheque e parte em dinheiro. Existem casos de pagamento parcial de uma parcela. Imagine essas 10 parcelas de R$ 60,00. Já passei por casos(e não foram poucos) de o cliente querer pagar parcialmente isso, tipo R$ 50 em dinheiro e R$ 10 em permuta, ou outro cheque. Então a coisa complica um pouco tanto para modelar quanto para programar, mas você fica com um sistema muito granulado e preparado para situações bem inusitadas. Então seria um lista de Pagamentos e dentro dessa lista de pagamentos, uma lista de [Ô]liquidações[Ô], que é o caso que te expliquei aqui.

Citação:

As formas de pagamento (Cartao de Credito, Cheque, Boleto, etc) serão classes ou Enumerações?


Melhor fazer classes mesmo, se fizer enumerações, apesar de ficar mais bonitinho no código, é o tipo de coisa que deve estar no controle do cliente.

Citação:

As Opções A vista ou A prazo (Aqui talvez tenha que implementar as parcelas) serão classes ou Enumerações?


Essa eu acho que pode ser uma enumeração mesmo.
JABA 29/06/2012 18:33:06
#405219
vlw KerpLunk, vou tentar fazer como vc falou.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas