MODULARIZAR PROGRAMA

NEGRON 27/02/2012 22:20:58
#395841
Boa Noite Galera!!!!

Galera é o seguinte......
Dias atras convesei com um amigo meu a respeito de modularizar um sistema, que segundo ele é mais fácil para a manutenção.
Ele me explicou que modularizar é criar cada tela como um projeto independente, gerar o executável e em outro programa chamar esse executável.
Achei interessante... pois trabalho com camadas... onde meus programas ficaram mais rápidos e de fácil manutenção.

Agora a respeito da trabalhar um programa atraves de módulos onde cada tela é um executável indepente, o que vocês acham disso.
Gostaria de debater isso com vcs !!

Muito obrigado galera
AJSO 28/02/2012 00:54:24
#395847
Caro NEGRON

Acredito que o que você poderia fazer em relação a esse processo de criar modulos para facilitar o entendimento e facilitar a manutenção pode ser um equivoco pois
o que facilita e simplifica na hora de aplicar correções e ou melhorias é o fato de trabalhar com camadas:

UI - User Interface
BLL - Business Logic Layer
DAL - Data Access Layer

Um bom documento de Escopo do projeto muita documentação e Requisito descrito para facilitar a rastreabilidade
Documento de Melhores práticas para facilitar a construção dos objetos.

Esse desenvolvimento Modular para facilitar a maturação de seu sistema

coisa do tipo funcionando independetemente sem a necessidade de dependencia do processo de cada modulo.
Caixa e Banco
Patrimonio
Contabilidade
Cadastros Básicos
Etc.....
Etc......


Acredito que aparecerão mais idéias e outra visões sobre o assunto.

Boa Sorte

LLAIA 28/02/2012 09:15:35
#395862
Acredito que seu amigo não quis dizer que vc tenha que fazer um projeto pra cada tela (Form), mas isolar as principais funcionalidades do sistema em Solutions ou Project Groups separados.
Essa separação é boa, principalmente para aplicações desktop. Já trabalhei com um sistema que o executável (e o sistema era [Ô]monobloco[Ô]) era centralizado no servidor, e quando tinha que alterar alguma coisa no estoque e fazer o deploy, tinha que pedir pra todo mundo fechar o sistema: comercial, financeiro, logística, etc. Isso é muito desconfortável. Com a modularização, já alivia bastante.
FOXMAN 28/02/2012 09:38:19
#395865
Não acho que seja uma boa idéa não...
Se vc já trabalha em camadas o correto seria ter na camada apresentação o mínimo de código possível.

Agora imagine um sistema com 100 formulários .....
Ficaria com 100 executáveis.....

No meu ponto de vista a manutenção do sistema fica mais fácil justamente na utilização de DLLs, ou seja em camadas e apenas um executável.

Já pensou em uma situação onde vc tenha que criar um novo campo e representá-lo em todo seu projeto ????

MARCELO.TREZE 28/02/2012 13:10:32
#395897
olha os colegas já disseram tudo, um executável para cada form não é viável, alem do mais, se for necessário eles interagirem, você teria mais trabalho.

então GROUPs, DLL's, MÓDULOS, um sistema bem documentado e um tratamento de erro bem executado, e tudo ficara bem.

Você criar vários executáveis não significa que seu sistema ficará mais rápido, pois com apenas um executável bem planejado, você só teria de carrega-lo apenas um vez, e vários executáveis, significa que seriam varias cargas de programas, pense nisso.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas