MONTAR ESTOQUE COM DUAS UNIDADES AO MESMO TEMPO?

JGDJGD1 11/02/2011 18:35:40
#365184
Olá Pessoal,

Estou precisando de ideias para controlar um estoque com duas unidades para o mesmo produto.
Porque geralmente um poduto tem só uma unidade:
Exempo:
Papel sulfite unidade kilo.

A necessidade é que preciso ter também um forma de controlar/registrar este mesmo papel por outras unidade
Ou Seja:
Papel sulfite unidade kilo e por caixa.

Obiviamente terei que captar esta informação no cadastro do produto.

O que não estou conseguindo visualizar é um forma de na mesma tabela do banco de tados resgistrar as duas informações de unidades
sem uma não prejudicar a outro nos relatórios de posição de estoque do produto em questão.

Alguem já teve alguma experienciar parecida ?

Agradeço qualquer ajuda.


JGD1





LLAIA 11/02/2011 19:00:56
#365189
Ih rapá isso tá meio complicado, pois acredito que tem implicações fiscais. Não tenho certeza, mas cuidado com isso. Existe alguma operação fiscal em que possamos emitir uma NF e abrir um produto fechado (caixa) para podermos vender à quilo as suas unidades?
FININHO 12/02/2011 00:01:59
#365218
O que vejo em programas de estoque é um unidade para compra, uma para controle e outra para venda, e prá cada conversão usa um campo fator, que é a quantidade que representa uma unidade em relação a outra.
JGDJGD1 12/02/2011 10:14:36
#365225

Pessoal, 1º Obrigado pela ajuda.

O que preciso, a princípio e conseguir uma forma lógica de conseguir a partir da tabela de movimentação do estoque... (entrada e saída dos produtos vendidos ou comprados)

Puxar a posição de um produto por mais de uma unidade.
Exemplo:

COD PROD UND D/C VALOR
01 Papel Sulfite A4 ??? D ???
01 Papel Sulfite A4 ??? C ???

a) Posição do produto Papel Sulfite A4 por Kilo.
b) Posição do produto Papel Sulfite A4 por Caixa (considerando que um CX tenha sei lá 10Kilos).

Imagino que teria que ter algum critério de conversão. Mais como estruturar isso???

é mais ou menos como trabalhar com valores em Reais (R$) e Dólar(U$) para o mesmo movimento. Entendem?

Obrigado pela ajuda.

Abraço

JGDJGD1
JGDJGD1 12/02/2011 10:25:12
#365226

Pessoal, Tem mais...

Como ficará o resultado [Ô]estrutural[Ô] disso considerando que a mudança da unidade implicará na mudança do valor contabilizado e também obiamente no saldo a ser apurado???

Agradeço qualuer ajuda.

JGDJGD1
BESF 12/02/2011 11:16:58
#365233
Resposta escolhida
Pessoal
Eu uso assim no cadastro do produto tenho os campos:
codigo superior - Quando for o produto que tiver a maior unidade ex- Coca cola fardo com 8 codigo 001
codigo inferior - quando for a unidade do produto a ser vendido ex coca cola unidade codigo 002
qtde superior - a quantidade que vem na embalagem maior ex - 8
no cadastro do produto ficaria assim codigo descricao cdsuperior cdinferior qtdesuperior
001 Coca cola fardo c 8 null 002 0
002 Coca cola unidade 001 null 8
quando emito a nota fiscal verifico se o codigo inferior (002) fica negativo vou na unidade superior baixar um fado e colocar o restante da unidade no codigo inferior
ex 002 ficou (-2 ) vou no 001 e baixo um do estoque e coloco no estoque do 002 (6)

MARCELO.TREZE 12/02/2011 15:37:24
#365244
Eu dei uma dica parecida com a do colega besf em outro site.

ou seja dois cadastros distintos com descrições um pouco diferente
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas