MYSQL APAGANDO DADOS SOZINHO

ADILSOO 30/06/2017 17:43:35
#474933
Boa tarde galera!
Estou com um probleminha grave, não sei por qual motivo, alguns registros da minha tabela do banco de dados estão sendo apagados. Não há explicação, simplesmente o registro não está lá.
Suspeitei que seria o usuário que estaria excluindo o registro e fiz um log de operações, onde grava todas as ações. Resultado, não é o usuário.

Estou rodando MySQL, em Windows Server 2008 e acessando os dados via terminal service.

Há um tempo atrás, eu tive um problema e não consegui também entender o que acontecia, simplesmente o registro sumia.
Nesse caso eu encontrei o que acontecia quando excluía, mas não consegui entender o porque.
Por exemplo: Quando eu entrava para alteração de um registro, eu abria, pegava os dados do banco, e fechava novamente, ou seja, a conexão está fechada. Mas, se nesse momento, o computador reiniciar, por exemplo, ele apagava o registro. Mesmo sem clicar em nenhum botão. Eu resolvi usando a POG, fazendo backup do registro no momento da alteração e depois voltando ele no lugar dele.

Mas hoje está acontecendo algo um pouco mais estranho, pois já fiz o teste e, usando a POG, o registro está lá ao abrir novamente. Mas de repente, daqui 2 dias, ou 1 semana, o registro não está mais lá.
Hoje mesmo um cliente me ligou dizendo que ontem estava o registro lá, hoje não está mais. Pensei que ele estivesse falando besteira, mas não. Realmente no backup está lá o registro, e não há nenhum log de exclusão, somente um de alteração, mas após a alteração, chequei o backup após e realmente o registro estava lá, ou seja, não excluiu na alteração.

Alguém já passou por isso? Existe alguma explicação para isso?
KERPLUNK 30/06/2017 18:11:32
#474935
Resposta escolhida
Veja bem: MySQL é utilizado por dezenas de milhares(senão milhões) de aplicações mundo à fora. Isso se dá por ser um banco de alto nível de confiabilidade, escalabilidade, desempenho e muitos outros fatores que o tornam um dos líderes de mercado no seu ramo. Uma das coisas que acho dificílimo que aconteça é ele deletar registros sozinho. Muito difícil mesmo. A chance é de que o que está apagando é a sua aplicação, de alguma maneira.
ADILSOO 30/06/2017 18:58:03
#474936
Cara, eu sei, o banco é confiável sim, isso não há dúvidas.

Mas já revisei o código todo e não há em nenhum momento explicação lógica para o que está acontecendo, se a conexão ficasse aberta? Haveria possibilidade?
Não sei, mas no meu caso a conexão é fechada após pegar os dados para alteração. E por exemplo, nesse momento, se o computador reiniciar, o registro em questão é excluído, qual a explicação disso sendo que a conexão está fechada?

Nenhum comando foi executado nesse momento. Nenhuma conexão, nenhum INSERT, DELETE, UPDATE foi executado.
Qual a possibilidade disso acontecer nesse caso? No meu ver, nenhuma.
MARCELODAVID 01/07/2017 18:35:40
#474941
Sei lá, muito estranho... Será que um usuário mais [Ô]espertinho[Ô] não está abrindo algum gerenciador (front-end mysql) e executando a deleção por lá?
MARCOSLING 01/07/2017 20:14:47
#474942
coloca uma trigger para monitorar a inclusão, edição e exclusão
ADILSOO 02/07/2017 13:06:33
#474949
Citação:

Será que um usuário mais [Ô]espertinho[Ô] não está abrindo algum gerenciador (front-end mysql) e executando a deleção por lá?


Então, acredito que não, pois o sistema é acessado via terminal service e o caminho de cada usuário está setado para o .exe do programa, ou seja, ele nem tem acesso a área de trabalho.

Citação:

coloca uma trigger para monitorar a inclusão, edição e exclusão


Já existe, e em nenhum momento foi executado nenhum comando desse tipo pelo usuário.

Bom, como o negócio está muito estranho, tomei uma decisão, vou reescrever a tela inteira que trata essas tabelas, e ver o que acontece, inserindo linha a linha pode ser que eu encontre alguma coisa que não encontrei na análise. O problema é que nessa única tela tem míseras 8536 linhas. Vai ser um trabalhinho duro, mas, como disse o KERPLUNK,
Citação:

A chance é de que o que está apagando é a sua aplicação, de alguma maneira.

, se for isso, vou encontrar.

Obrigado pela ajuda de todos.
Abraço!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas