MYSQL INNODB X MYISAM, E O REPARAR INOODB ?

NILSONTRES 06/04/2012 15:24:03
#399272
Pessoal,
Ontem passei um apuro danado, um cliente meu tem uma tabela com 20.000 registros, o banco é o MYSQL.
a Tabela é do tipo MyISAM.
MyISAM, porque foi meu primeiro projeto feito utilizando o MySQL.
Hoje, só utilizo tabelas tipo INNODB, isso porque myisam não aceita transações, e para min sistema que não trata
as multiplas inserções ou updates com transações, é um sistema fadado a falhar, é um perigo.
Só que voltando ao inicio, nesse meu cliente a tabela com esses 20.000 registros corrompeu, e ele não havia feito bk a 30 dias.
Mas com um simples [Ô]Repair table Clientes[Ô] , resolveu o problema, mas fiquei sabendo que só myisam aceita isso, se a tabela fosse
innodb, eu não saberia como reparar, pois não encontrei como fazer esse reparo, agora fico sem saida, myisam= sem transações, innodb= sem reparo de tabelas, alguem ja reparou tabelas innodb ?.

Obrigado.
MARCELO.TREZE 09/04/2012 14:22:20
#399379
Resposta escolhida
em alguns casos o OPTIMIZE TABLE resolve o problema no InnoDB
NILSONTRES 10/04/2012 23:20:19
#399533
Opa, Boa Marcelo, Obrigado
Pelo menos 1 interessado em algo tão importante, o que esta havendo com esse forum ?
A maioria dos topicos estou encerrando sem respostas, ou com pouquissimo interesse dos usuarios.
Ou sera que quase ninguem utiliza o Mysql ? Sera ?

Vou Deixar mais 1 dia, para ver se tem mais alguma opinião a respeito.
Estou sentindo falta de uns veiacos, cade o Professor, Fox e outros ?
Obrigado

MARCELO.TREZE 12/04/2012 13:27:24
#399693
Nilson na realidade o que acontece é o seguinte quando o tipo é InnoDB, a possibilidade de se corromper é minima, e na maioria dos casos, pelo pouco que estudei, ocorre de se perder os índices da tabela, o que se resolve com OPTIMIZE TABLE, que cria novos índices corrigindo o problema, em casos mais graves existem ferramentas para reparo, mas isto é outra história, concluindo InnoDB é a melhor opção.

e é verdade tem uns parceiros que fazem falta mesmo, pois leio quase todos os tópicos, pq gosto de acompanhar problemas e soluções, aprendo muito com isso.



KERPLUNK 12/04/2012 14:40:45
#399703
Bom, eu pessoalmente, prefiro o uso de bancos de dados mais [Ô]parrudos[Ô] como o SQL Server e Oracle onde esses problemas são minimizados em muito.
NILSONTRES 12/04/2012 15:39:34
#399713
Marcelo,
Obrigado, sua explanação me tranquilizou e muito.
Fico impressionada com a quantidade de pessoal aqui do VBMANIA, que não utilizam Transações, por não saber utilizar ou por nem saber o que é isso,
sendo algo, na minha opinião, essencial para qualquer sistema que se desenvolva a nivel profissional.

KERPLUNK,
Obrigado pela resposta, eu quando sai do access a uns 4 anos atras, testei o SQL e o MYSQL, optei pelo MYSQL
pois achei o SQL, muito complicado para inserção de dados do tipo Data e Moeda, Principalmente se nulos.
Talvez meus estudos não tenham sido suficientes na época, mas estou satisfeito e muito com o MYSQL.

OBRIGADO.

Vou deixar mais 2 dias o topico aberto para possiveis replicas, mas ja estou satisfeito com o comentario do MARCELO.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas