MYSQL NO SERVIDOR E NO TERMINAL???

JRALTERNATIVA 17/04/2011 21:50:14
Boa Noite!!!

Trabalho com VB6 e Aceess estou migrando para MySQL um dos sistemas que utilizo é de Frente de Loja e Retaguarda, no retaguarda esta certo que será totalmente redesenhado para MySQL agora estou em dúvida em relação ao Frente de Loja posso utilizá-lo normalmente mudando apenas a opção SERVER que vai mudar do endereço do servidor para LOCALHOST, agora terei que instalar oo Servidor do MySQL em todos os terminais correto??

Alguem que trabalhe assim encontrou algum problema ou esse é o procedimento padrão ???

desde já grato.

J.Junior
HIDDEN 18/04/2011 07:10:57
é bem por aí. Você terá uma máquina com o MySQL (normalmente um servidor de banco de dados) com um IP pré-definido. Para as máquinas que rodam o software de frente de loja, deverá ser informado na string de conexão o IP do servidor onde o MySQL está instalado:

gb_ConnString = [Ô]Driver={MySQL ODBC 5.1 Driver};[txt-color=#e80000]server=192.168.254.20[/txt-color];uid=root;pwd=951753;database=minhabase;port=3306[Ô]

Não tem segredo. Só faço um ressalva: use uma máquina exclusiva para rodar o MySQL. Só assim para extrair todo o potencial deste banco de dados. Falo por experiência própria,
JRALTERNATIVA 19/04/2011 11:56:54
Obrigado pelo pronto retorno, mas minha dúvida é em relação ao uso dos frentes de loja, pois eles tem que trabalhar independente da rede, ou seja, tem que ter seu próprio banco de dados, que hj é em access e as vezes da problema de corrupção de arquivos, queria mudar tudo para MySQL o problema é em relação a o sistema ficar muito pesado com um servidor MySQL em cada terminal. Acho que não tinha sido muito claro. Gostaria de saber se alguém ja passa por essa questão e qual foi a solução mais adequada.

Desde já grato.

J.Júnior
TOMPRATA 20/04/2011 01:38:49
Não faz muito sentido vc ter um servidor em cada terminal. Os terminais devem se conectar diretamente ao servidor, o que vc pode fazer para aumentar a segurança seria ter um segundo servidor replicando o principal.
Vc deve se preocupar em ter um bom Nobreak pro servidor e para cada terninal também.
LLAIA 20/04/2011 03:47:44
Se não me engano, realmente com as novas regras do PAF-ECF cada PDV tem que ser autônomo. Quando acessado localmente, o Access não costuma fazer feio.
HIDDEN 20/04/2011 07:25:37
Realmente não tem sentido cada terminal ter um servidor de banco de dados. Em todo caso, instale o MySQL com a opção para Developer Machine. Desta forma ele consumirá bem menos recursos, embora é claro, perdendo em performance.

Nesta situação, você deverá criar um código que grave na máquina local e no servidor. Aí sim, ficará [Ô]pesado[Ô].

Mas olha, realmente não tem sentido... seria muito complicado manter a integração de dados.
LUIS.HERRERA 20/04/2011 09:28:00
???? Não há lógica de um sistema [Ô]integrado[Ô] ser separado com banco em cada micro, onde está a integração aqui? Se você fará uma replicação de dados ao final de cada dia, então tudo bem, mas o trabalho será grande e terá que ter uma rotina própria para criar isso em cada terminal, validando quedas de conexão, registros já transferidos, que terminal enviou os dados, etc...

Um outro ponto é como fará a emissão de cupons fiscais, se cada terminal tá isolado? Não teria como ter uma numeração sequencial correta que funcione para todos.

Além disso, se você consulta estoque para dar baixa, e ver o preço atualizado do produto, dessa forma fica complicado.

Sistemas que devem trabalhar em rede tem que ter estrutura correta, fazer gambiarras é trabalhar mais e correr riscos desnecessários. Se o cliente não quer investir, pergunta se na hora de uma sirurgia também irá barganhar com o médico um desconto? Ou se irá procurar um qualquer para ser operado? Faturamento das empresas devem ser encarado da mesma forma quando se trata de softwares e infra-estrutura.
RODRIGOFERRO 20/04/2011 10:54:51
[txt-size=2]Amigos acho que esta havendo algum engano por parte dos colegas... tem que ter sim um servidor local separado para cada PDV..

Eu ja participei de duas Homologações de PDV e um dos testes o cara retira o cabo de rede e o PDV tem que continuar trabalhando, emitir cupons fiscais e tudo !
Nos aqui resolvemos trabalhar por importação, onde o Servidor local fica tentando enviar os arquivos gerados de ida e volta para alimentar os bancos de dados, esses arquivos tem que ter uma chave para que nao ocorra de serem interceptados e alterados por terceiros !

Abraços ![/txt-size]
LLAIA 20/04/2011 11:27:24
é isso aí que eu falei ZEROCAL. Eu fazia manutenção em um sistema de retaguarda, e o PDV era de outra empresa. Na época do início do PAF-ECF, tive que preparar uns arquivos para o sistema dele e riar um aplicativo pra atender algumas necessidades, e o programador lá explicou exatamente isso.

O interessante que fazendo isso, o seu sistema já fica pronto pra trabalhar com retaguardas remotas.
HIDDEN 20/04/2011 13:04:06
Porra ! Esse governo é foda !!! Ainda bem que não desenvolvo para essa área. Imagina o trabalho? E o estoque? Se der pau em 3 PDVs, como fica o controle de estoque? é, você terão muito trabalho...
JRALTERNATIVA 21/04/2011 11:39:41
Infelizmente somente agora tive tempo de ver as respostas, mas agradeço a todos e para aqueles que não desenvolvem para a area de automação realmente fica muito dificil entender o pq ter bases em cada estação de trabalho, então, serei mais especifico. O problema é o seguinte como foi dito anteriormente o sistema Retaguarda tem um servidor de dados(MySQL) onde ficará registrado todo o movimento de todos os caixas, sendo q com a nova legislação todos os terminais tem que ser autonomos, ou seja, só utilizam o servidor para atualização da base de dados com a tabela de preços e no fim do dia para enviar as vendas feitas em cada caixa. Não ha comunicação em tempo real. Até ai tranquilo poderia usar o .MDB como base de cada terminal e MySQL no servidor, sendo que não pode mais haver perda de dados e isso já aconteceu com o .MDB nos terminais, pois o .MDB é muito sensivel a quedas de energia e a falhas de hardware e como ouvi que o mysql é muito mais resistente a esse tipo de situação, pensei que a unica solução seria ter o MySQL tmb nos terminais. Temos que levar em consideração que um terminal de venda é uma maquina muito exigida, pois fica geralmente em um ambiente sem ar condicionado e ligado o dia inteiro. Então falhas de hardware são inevitáveis.

Tambem pensei em utilizar o SQL server no servidor e o MySQL nos terminais, e era exatamente isso que queria que vcs que ja tem mais experiencia com a utilização desses Gerenciadores me deem uma luz.

Grato

J.Junior

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas