MYSQLCOMMAND X ODBCCOMMAND

MAXCIM 15/04/2011 11:41:22
#371439
Olá amigos..

estou com uma duvida!
MySqlCommand x OdbcCommand

estou usdando o mysql e os dois comandos acima funcionam perfeitamente.
qual devo usar? oque um traz de diferença do outro.
se programar usando o OdbcCommand terei minha aplicação portavel para qualquer banco, mudando apenas a stringconection?

desde já agradeço.
NETMANIA 15/04/2011 11:57:10
#371442
Resposta escolhida
Quando você usa o driver do fabricante do banco de dados (como você citou o MySqlCommand) você tira proveito de algumas funcionalidades do banco de dados, bem como o componente foi desenhando para ter melhor comunicação com a base de dados, ao contrário do Odbcxxxx.

Sobre a questão da portabildiade de banco de dados, ai ocorre um problema que não é a simples alteração dos objetos que irá comunicar com banco de dados, mas também comandos específicos do banco de dados que você tenha usado em sua aplicação que não existe em outros banco de dados, bem como store procedures e triggers que, caso você tenha implementado isso em sua base de dados em MySQL, deverá ser todo reescrito para o novo gerenciador de banco de dados.

Caso você não faça uso de comando específicos do MySQL, tenha criado procedure ou triggers, você pode adotar uma técnica que permita que você ter uma interface que você possa informar qual tipo de banco de dados você deseja usar e esta camada ficará transparente para sua aplicação. Na Internet existe vários exemplos que ensinam como fazer isso.
MAXCIM 15/04/2011 12:09:24
#371446
valeu NetMania, já deu para ter uma noção.

no VB6 eu mantia uma compartibilidade com algums bancos de dados.. a contrução das querys passava por uma classe que identifiava tipo do banco e suas peculiaridades.
pretendo adotar o mesmo processo no VBNET. neste caso o melhor mesmo é usar o ODBC.

vou manter o tópico aberto para colher comentarios de demais usuarios a respeito.

por enquanto... muito obrigado.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas