NAO E MEMBRO - VB2005

ALANTB 27/08/2013 17:06:53
Olá, estou começando a programar em vb.net, até poucos dias estava usando vb6, quanta diferença,mas...Bom, estava inserindo o codigo em uma tela de login (segundo exemplo de: http://www.macoratti.net/vbn5_cwp.htm) só que me exibe o seguinte erro:

Error 1 [ô]Usuario[ô] is not a member of [ô]CadastrosExistentes.My.MySettings[ô]. C:\Documents and Settings\SMTAS-INFO\Desktop\Cadastros Existentes\CadastrosExistentes\CadastrosExistentes\Login.vb 19 17 CadastrosExistentes

O código esta como abaixo:

Imports System.Data.SqlClient
------------------------------------------------------------
Public Class Login

Private Sub OK_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles OK.Click
Dim conn As New SqlClient.SqlConnection
Dim comando As New SqlClient.SqlCommand
Dim senhaID As String
Dim Usuario As String
conn.ConnectionString = My.Settings.ExistentesConnectionString
Try
conn.Open()
comando.Connection = conn
comando.CommandText = [Ô]SELECT senhaID FROM tbUsuario Where nomeUsuario=@nomeUsuario[Ô]
comando.Parameters.AddWithValue([Ô]@nomeUsuario[Ô], UsernameTextBox.Text)
senhaID = comando.ExecuteScalar
conn.Close()

If chkLembraUsuario.Checked Then
My.Settings.Usuario = UsernameTextBox.Text [ô] AQUI OCORRE O ERRO
My.Settings.Save()
[ô]End If

Else
My.Settings.Usuario = [Ô][Ô] [ô] E AQUI TAMBEM
End If

If util.GeraHash(PasswordTextBox.Text).Equals(senhaID) Then
My.Forms.Principal.Show()
Me.Hide()
Else
MessageBox.Show([Ô]Senha/Usuário Incorreto(s)[Ô], [Ô]Senha incorreta[Ô], MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
PasswordTextBox.Focus()
End If
Catch ex As SqlClient.SqlException
MessageBox.Show([Ô]Erro ao efetuar a conexão com a base de dados : [Ô] + ex.Message)
conn.Dispose()
End Try
[ô]Me.Close()
End Sub
---------------------------------------------------------------------------------
Private Sub Cancel_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Cancel.Click
Me.Close()
End Sub

End Class

O que falta, ou o que está a mais??
PROFESSOR 27/08/2013 21:25:37
Resposta escolhida
Bom, não cheguei á ler o artigo do José Carlos, mas a mensagem de erro é clara.
Traduzindo, não existe uma propriedade de configuração com o nome Usuário no projeto.

Em seu projeto, em Propriedades, na aba Settings, você precisa definir (criar) uma propriedade chamada Usuario, do tipo String, com o atributo User no escopo. Após isso, o código deve funcionar.

Aproveitando, como você está vindo do VB6 agora, de fato há muita coisa diferente, afinal o VB6 está 7 gerações da linguagem mais antigo. Mas muita coisa boa está disponível agora, coisas que antes você tinha de polir os contatos dos neurônios para conseguir fazer, agora estão praticamente prontas. Por exemplo, como você faria com o VB6 para listar de uma pasta todos os arquivos (e suas propriedades, como criação, último acesso, tamanho etc.), com a extensão [Ô]AVI[Ô] em uma grade? Pense e tente fazer. Depois compare com esse código á seguir:

...
Grade.DataSource = (From arq
In (New System.IO.DirectoryInfo([Ô]C:\Pasta De Videos\[Ô])).GetFiles([Ô]*.*[Ô])
Where arq.Extension = [Ô].avi[Ô]
Order By arq.Name
Select arq).ToList
...

Ou seja, agora você faz com uma linha de código... Assim, mesmo quando sentir dificuldade, não se desespere nem perca o interesse.
ALANTB 28/08/2013 08:34:35
Ok PROFESSOR, funcionou aqui. Quanto as diferenças de vb6 para os [Ô]nets[Ô] ainda tenho muita peleia pela frente até pegar o andar da carruagem. Valeu..vou encerrar..
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas