NAVEGANDO NOS REGISTROS EM 3 CAMADAS

MATHEUSGE 31/03/2012 18:47:11
#398880
Galera, preciso da ajuda de vocês!

Estou desenvolvendo um software em 3 camadas.
Minha dúvida é a seguinte:

tenho a classe clsConexao, que retorna um recordset desconectado para a classe clsCliente. partindo do ponto que tenho um recordset preenchido, como faria para que quando um usuario clica-se em um dos botoes de navegação verificar se o recordset está preenchido, caso não esteja, preencher, e também como seria a navegação entre os dados em 3 camadas?

Não consigo visualizar a lógica ;s..
Agradeço desde já
CHARLESTON10 02/04/2012 08:24:19
#398908
Caso, queira de fato criar um software em camada eu recomendo usar outra linguagem,
uma orientada a objetos

As camadas seriam uma divisão do projeto em:

Apresentação
Domínio
Dados

Se for usar o vb6 vc vai gastar um tempo enorme e vai se confundir todo pois nao tem uma lógica (mto codigo embaraçoso),
pois ele não tem recurso pra isso.
Tentei uma vez e foi uma droga, hoje eu não programo mais em vb e sim em java, acho mais rápido, e fácil de entender.

As camadas funcionas como pedaços do sistema que eu vou juntando de acordo com a minha necessidade, isso é um termo
da linguagem orientada a objetos.

A camada apresentação é o lugar que armazena todas as telas de apresentação ao usuário ou seja a Interface em geral.

A camada de domínio fica envolvido cálculos baseados em dados digitados e em informações armazenadas, validação de informações vindas da camada de apresentação, e qual fonte de dados deve ser acionada, baseado em comandos recebidos do usuário.

Ja a camada de dados cuida de toda interação com SGBDs e outras fontes de dados. Pode ser um monitor de transações, outras aplicações, sistemas de mensagens e assim por diante.

A navegação entre os dados pelas camadas seria, basicamente simples. Exemplo Cadastro de clientes:

1 - Crio uma função na classe de Dados que vai ter a finalidade de gravar dados num banco de dados.
2 - Crio a minha interface pra coletar esse dados.
3 - Crio um objeto que vai intermediar essas duas classe, fazendo com que pegue os dados da interface e jogue na classe de Dados que vai inserir esse cliente numa tabela.

Objeto.GravaDados(dados_da_interface);

Acho algo mais lógico, programar assim, por isso fui pra java.

Creio que vb2010 e C# tem essa função de Orientação a Objetos.

Eu não critico linguagem, creio que é melhor usar aquela que vai satisfazer o que vc precisa fazer.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas