.NET CONVERSA COM PYTHON?

MARCOS 14/06/2023 09:07:21
#501515
Bom dia!
Pessoal, tenho uma situação nova para mim.

Tenho que criar um projeto WinForm(Desktop).NET(C# ou VB.Net)
e criar uma "tela" de cadastro de cliente(Nome,End,Tel,etc...)

Em dado momento, tenho que a partir do meu formulário acessar uma classe python que esta num arquivo separado, chamado "perfil.py".

Minha dúvida é:

Como posso, a partir do meu formulário (FrmCliente), acessar este arquivo python
e "instanciar" a classe python que esta neste arquivo (perfil.py), para usar seus métodos???

O que já tentei:

1.) Pensei em criar um projeto .NET já como projeto .NET Python, mas ao criar descobri que
projetos deste tipo, não vem com recurso para criar telas.(Ao menos, não encontrei)

2.) Tentei criar um projeto .NET (Vb.NET), e depois dentro da "mesma solução", adicionei
um outro projeto "python". Mas, recai no mesmo problema. Não sei como instanciar a partir
do projeto .NET, a classe(perfil.py) que esta no projeto python.


Obs: Tentei instalar, bibliotecas como "Ironpython", mas não encontrei nenhum exemplo de como,
mesmo com estas bibliotecas, "acessar um arquivo python, a partir de um código VB.Net ou C#"


Algum colega, pode me dar uma orientação. Ou conhece um exemplo?

WEBMASTER 14/06/2023 18:03:34
#501516
Resposta escolhida
Alterado em 14/06/2023 18:06:39 Hmmmm....
Nao manjo muito de python (graças a Deus) mas voce intercambiar a conversa por um JSON por exemplo , comum à ambos, ou ainda, passar via args já que ele assim como qualquer outro executavel de console dispoe de argc e argv (até onde eu sei).

Algo como
 
python3 hello.py
Hello World!


Assim, sendo bem simplista e generalista, talvez pensar de forma simples seja a chave.
Em vez de tentar trazer algo para dentro do 'projeto' , encara esse python como um shell externo (um cmd mesmo...ou seja, chama ele se existir e pronto).
Se você precisa receber conteúdo "dele" de volta, vale a máxima ali de cima, um JSON talvez resolva...

ps: falo por experiencia propria (chamar PHP a partir de C#...fazer o que né, podia estar matando, podia estar roubando, mas tava lá chamando PHP)
MARCOS 03/07/2023 09:08:07
#501560
Obrigado
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas