NIVEL DE ACESSO DE CADA USUARIO
Ola Amigos
Preciso definir os niveis de acesso dos usuarios do meu sistema em VB6, ou seja, quem acessa o que.Dependendo do
nivel do usuario ele devera ver apenas as opcoes de menu que lhe interessam, o usuario Master devera enxergar todas.
Alguem teria ou saberia me dizer, onde eu poderia encontrar uma rotina assim.
Eu baixei uma aqui no site mas ainda nao cheguei a um acordo com ela.
Muito Obrigado
Preciso definir os niveis de acesso dos usuarios do meu sistema em VB6, ou seja, quem acessa o que.Dependendo do
nivel do usuario ele devera ver apenas as opcoes de menu que lhe interessam, o usuario Master devera enxergar todas.
Alguem teria ou saberia me dizer, onde eu poderia encontrar uma rotina assim.
Eu baixei uma aqui no site mas ainda nao cheguei a um acordo com ela.
Muito Obrigado
não existe um segredo sobre isso amigo SVS99.
porem elas podem ser criadas aparti da própria tabela usuarios do sistema.
no seu caso assim que o usuário iniciar o sistema basta fazer um verificação do tipo boleano onde fica por false e true
exemplo usuário básico não terar permisão para cadastrar clientes.
então em seu sistema fica mais o menos assim .
claro que esse false devera parti diretamente da base dados da tabela usuario, assim o botão addclientes não fica disponÃvel
porem elas podem ser criadas aparti da própria tabela usuarios do sistema.
no seu caso assim que o usuário iniciar o sistema basta fazer um verificação do tipo boleano onde fica por false e true
exemplo usuário básico não terar permisão para cadastrar clientes.
então em seu sistema fica mais o menos assim .
Private Sub Form_Load()
addcliente.Enabled = False
End Sub
claro que esse false devera parti diretamente da base dados da tabela usuario, assim o botão addclientes não fica disponÃvel
Citação:Eu baixei uma aqui no site mas ainda nao cheguei a um acordo com ela.
Poste o link / código fonte do exemplo que pegou.
Seria bom colocar o link mas eu nao o tenho.procurei aqui no site e o baixei.
Ele ate que funciona mas eu tenho que entende-lo melhor.
Obrigado e um Abraço
Ele ate que funciona mas eu tenho que entende-lo melhor.
Obrigado e um Abraço
Um sistema de login tem que se preocupar com a segurança das senhas. Veja neste link a minha RmSenha.ocx. Esse componente já possui tudo sobre o logins: Cria o banco de dados, Cria usuários e senhas e possui três tipos de user: Adm, Operador e visitante. Só o Adm pode criar novos usuarios mas todos usuarios podem alterar sua senha. Ao executar o sistema pela primeira vez, será criado um user e senha que você define na janela de propriedade. Tambem pode setar o caminho do Banco Access e uma senha Access. Como a senha Access é frágil, os dados são gravados nas tabelas de forma cryptografada.
Quanto ao nivel de acesso, você verifica a propriedade TipoUser. Se for Adm, faz tudo; se for operador, faz as operações; se for visitante, só visualiza, mas não inclui nem edita. Você pode colocar o usuario e o tipo de usuario em uma barra de status de seu form ou em Labels. Os menus, se o valor da sstab for tal, você coloca a propriedade enable ou visible dos menus como True/False, conforme o tipo de user.
Esse componente está sendo atualizado. Na proxima versão Os Grupos serão criados pelo adm, conforme a necessidade de cada sistema. Nesse sentido, teremos usuarios por departamentos como ex.: (Contabil, Rh, Fiscal) - Para Contabilidade - ou (Diretores, Professores, Coordenadores, Aux Segretaria) - Para Escola
Esse componente é free. Notificação de Erros e sugestoes podem ser enviadas por MP ou no espaço para comentários do componente.
Quanto ao nivel de acesso, você verifica a propriedade TipoUser. Se for Adm, faz tudo; se for operador, faz as operações; se for visitante, só visualiza, mas não inclui nem edita. Você pode colocar o usuario e o tipo de usuario em uma barra de status de seu form ou em Labels. Os menus, se o valor da sstab for tal, você coloca a propriedade enable ou visible dos menus como True/False, conforme o tipo de user.
Esse componente está sendo atualizado. Na proxima versão Os Grupos serão criados pelo adm, conforme a necessidade de cada sistema. Nesse sentido, teremos usuarios por departamentos como ex.: (Contabil, Rh, Fiscal) - Para Contabilidade - ou (Diretores, Professores, Coordenadores, Aux Segretaria) - Para Escola
Esse componente é free. Notificação de Erros e sugestoes podem ser enviadas por MP ou no espaço para comentários do componente.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas