NOTA FISCAL - CONTABILIDADE

LOOZE 10/09/2007 17:59:18
#234951
Boa tarde pessoal.,..

Meu problema na verdade não é meu, é o seguinte
Venho desenvolvendo sistema a uns 5 anos, até então passei por varias empresas e cheguei a fazer o sistema de emissão de nota fiscal, até ai sem problema, detalhe, o modelo da nota fiscal é aquela que vem em bloco, não é formulario continuo.
Somente agora estou tendo o problema, que quando perguntei para o contador se poderia usar realmente este tipo de bloco de nota fiscal pra imprimir em uma matricial, veio a negativa, pois o contador afirma que não posso usar este formulario para ser impresso? Gostaria saber se realmente isso procede, pois ja fiz em empresas anteriores e não tive problema algum.
Ele diz tb que quando fazemos o pedido de nota fiscal a empresa é obrigada a informa como vai preencher a nota fiscal, tipo será datilografada - como é o caso hj, se vai ser escrita a mão, ou até mesmo se vai ser impressa. Acontece, que não tinha visto nada do tipo antes, e gostaria de saber o que é mesmo que acontece?/?

Agradeço a atenção de todos.

ERINALDO 10/09/2007 19:13:39
#234955
a primeira duvida não sei se procede.
quanto a segunda, voce não tem que explicar para um cliente como a NF vai ser impresa,
se vai ser manual ou não.
SILVIO.GARCIA 10/09/2007 20:32:29
#234963
Realmente procede, as NFs preenchias a máquina tem um formulário específico para tal, onde o pedido dos talões é feito na exatoria e após feito o pedido é enviado para gráfica, como são modelos diferentes o de formulário continuo
vai se tornar caro para o cliente se ele emitir poucas nfs no mês, o pedido tem uma cota mínima que senão me engano é 10CX. Quanto ao preenchimento das NFS em formulário, aqui no site vcs vai encontrar muita coisa. t+
DODOMR 11/09/2007 08:22:20
#234981
Aqui em SC, não sei em outros Estados, ocorre de uns tempos pra cá o seguinte, pra conseguir a autorização para a utilizar o formulário contínuo, na exatoria o contador ou responsável pela empresa, tem que registrar o software que vai ser utilizado para a impressão, pagando uma taxa. Antes apenas o programador assinava um termo de responsabilidade da impressão da nota. Referente ao uso de Blocos, conheço muitos que utilizam no lugar do formulário contínuo, é aquela história , poder não pode mas.....

Recentemente, em comum acordo com um cliente ele decidiu por fazer bloco no lugar do formulário contínuo.

Programadores FreeLance, como muitos(eu tbm), que não possuem uma empresa registrada, estão perdendo espaço, por esses motivos.

EXPLICANDO
...na exatoria o contador ou responsável pela empresa, tem que registrar o software...
o programador só poderá ele mesmo registrar o software,caso possua uma empresa registrada, o que não ocorria anteriormente. Sendo que nem Profissão regulamentada, temos.
FGSANTOS 11/09/2007 09:22:49
#234994
Aqui em Minas é o seguinte: formulário de bloco não é permitido por lei ser impresso. é crime, mas muitas empresas o fazem. Pois ao serem pegos recebem multa e vão indo assim... Sobre impressão em formulário contínuo, aqui não é necessário "registrar" o software. Apenas existem um documento a ser preenchido, o Pedido de PED (Processamento EletrÃÂ'nico de Dados). Neste documento deve ser informado o nome do programa, a empresa que o fornece, entre outros dados. Porém, a empresa que vai utilizar o programa pode declarar que o sistema é de desenvolvimento próprio. Assim, não obriga os "free lancers" a registrarem empresa.

Só uma observação a mais aqui em Minas: quando uma empresa solicita a utilizaçao de impressão de NF, acabam sendo obrigadas a apresentar SINTEGRA, pois o fisco de Minas tem aplicado o seguinte: se o carinha imprime a NF entao usa um sistema, se usa um sistema obrigam a apresentar Sintegra. Porém, como sempre, há uma forma de sair disto: os contadores entregarem o sintegra, digitando no sistema contábil os dados da NF. Mas um conselho: façam o Sintegra, pois o mercado tem valorizado sistemas que possuem a geraçao deste tipo de arquivo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas