O QUE E EXATAMENTE PROVIDER ???

USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 15:23:01
#175319
Boa Tarde gente...
poxa estou começando agora com VB, e ainda estou meia confusa com esse negócio de provider...estava estudando um programinha aqui, e tive algumas dúvidas com a seguinte linha de código:

CON.Open [txt-color=#0000ff]"Provider = Microsoft.Jet.iBOLEDB.4.0;Data Source = "[/txt-color] & App.Path & "C:\VB\ELETRONICA.gdb"

a parte em destaque em azul, é q está meu problema...

1º não consegui entender ainda exatamente o q é esse provider??

2º estou começando a fazer um programa em VB e tentando fazer um relacionamento com o BD Firebird 1.5 utilizando o IBExpert;
pergunta: qual o provider q devo colocar para usar com esse BD?

se alguém souber me explicar e me ajudar ficarei muito grata!!!
USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 15:25:09
#175322
Esse provider é o provedor por onde será conectado.

Exemplo: ODBC, JET4.0 (<-- Isso caso seja Access)
USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 15:38:40
#175331
GCPNUNES, por favor leia as Regras, não duplique tópicos, e qto à  sua segunda dúvida, podia ser postada no outro tópico também:

Citação:

  • Postagem duplicada
    Não poste tópicos repetidos no Fórum só para eles aparecerem no começo da lista, pelo contrário, aguarde, pois sempre haverá como ajudá-lo.



  • Você já tem o tópico DUVIDAS E ERRO NO VB aberto sobre o assunto, por favor dê continuidade ao mesmo...flw
    USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 15:40:25
    #175332
    Resposta escolhida
    O provider é um programa que intermedia a conexão do banco de dados com sua aplicação. Este provider é distribuido pelo fabricante do banco. Quando não se tem esse provider, utiliza-se ODBC (como no caso de usar MySQL, por exemplo) se for usar outros bancos (como oracle, Access, SQL) não necessariamente vc precise usar ODBC.

    Quer brincar um pouco?

    - Crie um arquivo texto vazio: banco.txt
    - Renomeie a extensão para UDL - banco.udl
    - Dê um duplo clique e abrirá a configuração
    - Selecione o Provider que está instalado no seu micro
    - Selecione a Conexão e o banco de dados (se for o caso)
    - Teste a conexão usando o botão de Teste
    - Clique OK
    - Renomeie para banco.txt

    PRONTO! Vc acabou de configurar sua linha de conexão usando Provider! Dá para usar esse arquivo direto, mas experimente isso antes.

    Espero ter ajudado.

    []'s André Milaré


    USUARIO.EXCLUIDOS 03/10/2006 15:56:29
    #175340
    Bom. O nome "Provider" é coisa da Microsoft... Os antigos "Drivers" de acesso a dados usados no DAO & familia foram substituidos pelos "Provedores" de acesso a dados do ADO + OLEDB. é uma questão de arquitetura de acesso a dados, e sem dúvida foi uma evolução e tanto do DAO para o ADO, apesar desse último ter uma hierarquia mais rica - e um pouquinho mais chata.

    Para conseguir a conexão com o Firebird - como com qualquer outro SGBD, você tem que garantir primeiro que o seu SGBD (sistema Gerenciador de Banco de Dados) está instalado, pronto e reconhecendo o seu Banco. No caso do Firebird, para seus testes, você deve instalá-lo corretamente na sua máquina e - para facilitar - depois deve usar um de seus front-ends (como o IBExpert, por exemplo) para fazer a conexão do BD (ou seja, para que o SGBD Firebird reconheça o seu BD como alguém de sua família...). Use os parà¢metros padrão do SGBD para navegar por ele (a senha é masterkey e o usuário é SYSDBA). Há alguns tutoriais na internet para fazer essa conexão sem problemas. Eu até comecei a fazer um tutorial abrangendo os três principais front-ends do Firebird, mas parei com ele faz um tempão.

    Vencida essa etapa (fazer o Firebird reconhecer o seu BD), aí sim, você deve passar para o acesso via ADO. é claro que você terá que ter uma DLL, como o IBOleDB.dll da OleDB.NET ou o ibole.dll da ZStyle, instalada no seu diretório System para poder chamá-la no seu programa.

    Daí "é só" abrir seu banco com os mesmos parà¢metros que foram aceitos pelo front-end:

    cn.open "Provider=IbOleDb;Location= localhost;Data Source= C:/teste.gdb; User ID=SYSDBA; Password=masterkey;Extended Properties=Character Set=ISO8859_1;SQL Dialect=3; User Role=;"

    Os parà¢metros devem ser os mesmos: SYSDBA, masterkey, etc. Feitos esses passos corretamente, tá feita a conexão com ADO. Parece trabalhoso, mas pegando a manha fica fácil fazer conexões com outros provedores, outros SGBDs, outras máquinas... o céu é o limite.
    Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas