O QUE VOCE PRECISA SOBRE NF-E NO VB6!!!

JULGADO 14/04/2010 08:54:49
#339310
Bom pessoal, tendo em vista a dificuldade que encontrei para iniciar o projeto de Nota Fiscal Eletronica, quero aqui ajudar quem ta perdido ainda.
Sei que no forum tem bastante coisa sobre o assunto, mais existem topicos com mais de 100 posts e em 70% do topico é gente querendo vender o codigo (nada contra, cada um faz o que quer).
Aqui vou juntar o que encontrei e as dicas de como você pode fazer, se algum arquivo aqui for de sua autoria, favor entrar em contato para que eu poste os devidos creditos.
Vamos lá

1º) O Manual de Integração:
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/integracao.aspx

Nele tem tudo sobre a Nota,são aproximadamente 300 paginas, recomendo que você o leia todo, mas, a partir da pagina 108 começa os layouts dos XML

2º) Os XML.
Estou postando ai em baixo exemplos dos XML, peguei eles de um site que não me lembro qual (como disse, penei pra conseguir algo em varios sites), estão na versão 2.00.
Também estou postando um arquivo .bas que eu achei aqui mesmo no forum e alterei para a versão 2.0 e demais que eu precisava no codigo

3º) A comunicação com os WebService (o mais importante)
Gerar arquivo XML é moleza, o maior problema (pelo menos na minha visão) é como vou enviar e obter os retornos do WebService da receita federal.
Procurando no [Ô]pai dos burros[Ô] (google) achei um programa da empresa UniMake chamado UniNFE.
Você configura este programa para trabalhar com o seu ERP, gerando seus XML na pasta que voce define nas configurações do programa e ele se encarrega de validar, transmitir e receber os arquivos de retorno do WebService.
Você então só tera que gerar o arquivo XML e colocar na pasta, depois criar rotinas para ler os arquivos de retorno, este sistema UniINFE tem manual, NÃO deixe de ler.

4º) Validação dos arquivos com os schemas do XML.
Pegue os schemas do XML da receita para validar seus arquivos e saber se esta certo o seu XML.

5º) Prepare-se.
Apesar deu ter postado um arquivo .bas e exemplos, você tem que configurar ele [Ô]todo[Ô]. Digo [Ô]todo[Ô] pois cada empresa tem uma coisa a passar, mais esse arquivo tem tudo, só passar os parametros e configurar.

REPETINDO: Os arquivos aqui postados não foram escritos por mim, eu somente os alterei e corrigi algumas coisas para meu uso, caso você seja o dono me informe para que coloque os devidos creditos.

Qualquer duvida não envie uma PM, poste aqui para que outros possam entender.

MITO 14/04/2010 10:33:56
#339321
Bom dia pessoal,

Amigo Julgado, eu fiz o meu programa gerar um arquivo txt, da nota em uma determinada pasta, dai uso o emissor do sefaz para fazer a importação, dai com ele posso validar, assinar, enviar, imrpir o danfe e gerar o xml para arquivo, pelo que entendi o material que vc reuniu faz praticamente a mesma coisa, com a diferença que gera o xml dai vc usa o sistema da unimake para fazer o que o emissor do sefaz faz, é isso mesmo ??
JULGADO 14/04/2010 10:52:56
#339330
Mito,
A questão é que voce precisa entrar no programa da sefaz, fazer a importação, validar e enviar.
Usando o sistema da UniNFE ele faz isso tudo, voce so tem que gerar o arquivo.

Os dois caminhos dão no mesmo, um só é mais rapido e menos trabalhoso para o usuario final.
THIAGOEMECAL 14/04/2010 11:53:07
#339338
bela dica.. pra quem esta começando...


demorei muito pra descobrir o unimake!!

boa dica para quem esta começando a ver a nfe agora !
FGSANTOS 14/04/2010 14:58:57
#339353
Apenas uma observação sobre o Unimake: se não engano ele nao faz Cancelamento nem Inutilização. Somente a versão paga. Outra é que o DANFE apenas com o uniDanfe, mesmo assim com um monte de restrições. Mas também tem a versão paga da uniDanfe.
JULGADO 14/04/2010 17:09:08
#339384
FGSANTOS,
Os testes que fiz quanto a Cancelamento funcionou corretamento, ja os outros eu ainda não testei
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas