OCULTAR PASTA E PROTEGER CONTRA EXCLUSAO

DARKSGYN 30/06/2011 17:20:13
#378173
Bom Pessoal é o seguinte preciso fazer:

1º) Tenho uma base de dados Access dentro de uma pasta chamada [Ô]BDataBase[Ô], preciso fazer uma rotina no vb que oculta esse pasta, ou mude a extensão dela para arquivos de sistemas tanto faz

2º) Preciso de uma rotina que trave a opção do usuário ir no [Ô]Menu/Ferramentas/Opções de Pasta/Modo de Exibição, e marcar para visualizar arquivos oculto, dessa forma ele vai ver da mesma maneira a pasta do banco de dados,

3º) Lembrando que o sistema deve consiguir conectar na base que está dentro da pasta

minha dúvida agora é, isso é possivel, tenho problemas aqui na empresa que os usuários deletam a base de dados, gostaria de fazer uma rotina no proprio Vb6 sem precisar configurar as permissões do windows e conta de usuário e também sem precisar utilizar software para proteger as pastas.

que poder me ajudar vou ficar muito grato.
MSMJUDAS 01/07/2011 10:58:23
#378198
Dê uma olhada nas Diretivas de Segurança, pode ser que tenha alguma configuração para isso.

Defina o usuário como nivel simples e nas propriedades do arquivo deixe somente como leitura e gravação, desabilite a opção de exclusão.
LUIS.HERRERA 01/07/2011 11:18:11
#378199
Há duas considerações nesse assunto, inclusive ambas tinham exemplos aqui mesmo no site.

1- Você pode criptografar a pasta (nome e conteúdo), inclusive torna-la oculta. O problema é que para usar novamente tem que reverter a criptografia e assim ficando vulnerável novamente durante o uso.

2- Outra opção é alterar os atributos dos arquivos para somente leitura, assim não pode excluir, mas se mudar manualmente não tem como impedir.
ROBIU 01/07/2011 15:05:41
#378216
Esse código deixa o arquivo com atributo oculto+sistema. mesmo exibindo os arquivos ocultos ele não aparece.

Public FSO As New FileSystemObject

Private Sub Command1_Click()
If FSO.FileExists(App.Path & [Ô]\bd1.mdb[Ô]) Then
FSO.GetFile(App.Path & [Ô]\bd1.mdb[Ô]).Attributes = Hidden + System
End If

End Sub


Neste link tem outra dica para proteger seus arquivos
Você pode renomear um arquivo mdb para qualquer extensão que ele funciona normalmente.
Se quiser voltar para o estado normal do arquivo:
FSO.GetFile(App.Path & [Ô]\bd1.mdb[Ô]).Attributes = Normal


Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas