ODBC DRIVER PROBLEMA

JWCELYO 15/09/2009 18:39:58
#322980
Óla pessoal tenho pouca esperenciar na criação de pontes de conexão ODBC
preciso criar um ponte de conexão ODBC para um base de dados access para se conectar pela rede alquem
tem alguma solução.

[S38]
ANTONIOBSJ 22/09/2009 11:51:18
#323404
Jucélio,

Na verdade, nesse caso você nem precisa de ODBC. Até por que, se você usar ODBC, vai ter que instalar esse drive em cada uma das máquinas da rede. Tente uma conexão direta:

Private conn As ADODB.Connection

Private Sub Form_Load()
Set conn = New ADODB.Connection
conn.ConnectionString = [Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=\\***.***.***.***\Pasta\banco.mdb;[Ô]
conn.open
End Sub

Private Sub Form_Unload(Cancel As Integer)
conn.Close
Set conn = Nothing
End Sub

Onde \\***.***.***.***\Pasta\banco.mdb é o caminho físico do arquivo.

Se você usa MSSQL, essa é a ConnectionString que deve utilizar:

PROVIDER=sqloledb;SERVER=<Caminho do Banco de Dados>;DATABASE=<Nome do Banco de Dados>;UID=<Usuário do Banco SQL - Geralmente o SA>;PWD=<senha do usuário do banco>


EMERSONTADEU 22/09/2009 12:57:28
#323418
Resposta escolhida
Citação:

... . para um base de dados access para se conectar pela rede



Eu tenho a solução para isto, alías é a solução recomendada pelo fabricante do software ....

NÃO USE ACCESS PARA ACESSOS REMOTOS, ELE NÃO FOI FEITO PARA ESTA FINALIDADE E INCLUSIVE O FABRICANTE AVISA QUE NÃO GARANTIRÁ SUPORTE A ISTO NAS VERSÕES FUTURAS DE SEU SISTEMA OPERACIONAL.

O que posso fazer se as pessoas pensam que estou tentando prever o futuro sendo que na verdade apenas estou explicando o que funcionou ou não no passado ?

Para quem não consegue entender o por que das 256 conexões simultaneas explico que sistemas como o IIS ou MTS podem gerenciar um pool de conexões para um mdb hospedado localmente ... obviamente funciona em rede, mas as garantias de desempenho e segurança inexistem.

Entende agora o por que eu insisto em dizer que mais importante que conhecer as perfumarias que cada ferramenta DB oferece é saber qual tecnologia melhor se aplica em cada situação específica ?

Se vai conectar remoto use XML, todas ferramentas atuais estão sendo desenvolvidas para facilitar este tipo de operação ! (LinqToXML, LinqToXSD, XSD2Code, XSD.exe, LinqToEntity isto só para citar M$)

Economize alguns anos e noites de sono me entendendo ou percorra todo o caminho para entender por que sou tão convicto do que afirmo.

http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/sqlnetfx/thread/11d72859-de4e-4ad3-8497-460f056615b8
ANTONIOBSJ 22/09/2009 14:32:19
#323428
Emerson,

A melhor ferramenta é a que se conhece melhor. Então, deixe de ser bitolado e preste a atenção no que o rapaz perguntou.

E não sei porque tanta birra com o Access? é uma ferramenta simples e muito boa, desde que você abra e feche-o corretamente!!!!

Se você vai fazer um sistema que deve receber uns 10.000 registros por ano, com até 10 usuários o Access funciona muito bem. Para que matar uma mosca com uma bazuca?
EMERSONTADEU 22/09/2009 14:40:51
#323430
Citação:

ANTONIOBSJ escreveu:
Emerson,

A melhor ferramenta é a que se conhece melhor. Então, deixe de ser bitolado e preste a atenção no que o rapaz perguntou.

E não sei porque tanta birra com o Access? é uma ferramenta simples e muito boa, desde que você abra e feche-o corretamente!!!!

Se você vai fazer um sistema que deve receber uns 10.000 registros por ano, com até 10 usuários o Access funciona muito bem. Para que matar uma mosca com uma bazuca?



Ai meu Deus, a melhor ferramenta obviamente é um conjunto de fatores assim como a Ferrari que na mão do Schumacher só ganhava e na do Barrichelo só quebrava.

Acontece que toda tecnologia tem sua limitação e qualidade, além disto as ferramentas tem as recomendações do fabricante e apenas alertei sobre elas.

Será q vc nunca lê o manual dos produtos que utiliza ?, Eu leio inteiro e nunca me arrependi !

Explica pra mim como vc faz um acesso ao Access pela rede sem dar direito de gravação no diretório sem ter que fazer um sistema que gerencie isto ???
E se não fizer qualquer usuário que encontre o diretório e [Ô]acidentalmente[Ô] delete o arquivo vai prejudicar muito o sistema pois mesmo que haja bkp algumas hrs de trampo se perdem.

Se vc tem um SGDB este risco inexiste e vc não programa 1 linha de código.

Ou vc conhece as tecnologias e tem uma opinião coerente ou fica olhando para os outros que pensam diferrente de vc e os considera bitolados.

Citação:

Se você vai fazer um sistema que deve receber uns 10.000 registros por ano, com até 10 usuários o Access funciona muito bem. Para que matar uma mosca com uma bazuca?



Desconheço empresa que vivam de 1 sistema apenas e também nunca vi sistemas que não cresçam ... além disto as 2 tecnologias são free (o que torna um mosca e o outro pernilongo) ;se seus clientes não lhe chamam para ampliar funcionalidades deve existir algo de errado e melhor que perceba isto !
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas