[OFF] ABRIR FIRMA

SAMUKA 06/04/2010 12:26:22
#338690
Olá pessoal

To cheio de dúvidas sobre a comercialização de software.
Devo ter firma aberta para isso? Qual é o custo mensal de manter uma firma? E qto gasto para abrir a firma?
Inicialmente vou trabalhar sozinho, autônomo. (analisando, desenvolvendo, comercializando, etc)
MADMAX 06/04/2010 17:08:45
#338712
SAMUKA , sim no meu ver se vc quer comercializar tudo certinho dentro da lei .. e ate acredito que as empresas que comprem seu sistema coloquem isso como exigencia ja que tera de ter nota ,sendo assim você tera de abrir a firma , O valor que vc pagara dependera muito do tipo de empresa que se vai abrir , pois dependendo do tipo os impostos mudam , por base você pagara para uma contabilidade uma mensalidade de uns 70 reais sem os impostos(como disse isso varia). Te aconselho a procurar uma contabilidade e verificar sobre a abertura e preços pois eles poderao de informar corretamente , e ate mesmo te orientar para o tipo de empresa que deve ser aberta.
MARCELOFAZAN 07/04/2010 22:08:17
#338825
Amigo, trabalhando autonomo, capaz que pode trabalhar pra vida toda,
a questao as vezes seria, pra legalizar com algum orgao , algo tipo de sistema
as vezes precisaria de CNPJ, ou na questao de ter um estabelecimento comercial

mais trabalhando numa sala de escritorio, ou em casa, da pra tocar o barco tranquilamente,
a microsoft e nem a receita federal impossivelmente , bate na porta , do seus clientes sim mais isso tem que ter faturamento de milhoes esses clientes .

empresas que pedem nota geralmente sao lucro real , porque notas fiscais abatem no imposto
vai do porte de seus clientes e do ramo de atividade deles para vc saber se sera necessario legalizar-se

acho que programar bastante será a solução pra todas essas repostas

Abs
Marcelo Fazan
JEAN.JEDSON 08/04/2010 09:28:21
#338843
tudo depende também do que o seu software faz...
para desenvolvimento de sistemas financeiros, vc precisará de alguém formado em administração [Ô]assinando[Ô] pela empresa - não precisa ser funcionário - pode ser contratado... da mesma forma que software contábil, precisa de um contador... sem contar as homologações que vc precisa fazer do software nas receitas federais e estaduais (sim, uma homologação para cada estado) caso seu software emita cupom fiscal.
se for simplesmente software por exemplo tipo msn, ou apenas controle de ordens de serviço ou algo do tipo... o custo é realmente muito mais baixo do que se for um software com administrativo e financeiro....
SAMUKA 08/04/2010 09:48:19
#338846
Meu software é do tipo Gestão. (Compras, Vendas/Faturamento, Controle Estoque, Financeiro) e emite NF-e.
Meu alvo de atendimento são ME e EPP (micro e pequenas empresas).

De imediato não pretendo abrir firma, mas acho que preciso pensar nisso ao formar o preço do meu sistema.
SAMUKA 09/04/2010 19:32:45
#338973
Como seria o procedimento? Eu emitiria uma NF de serviço?
MELQYAHD 12/04/2010 00:17:53
#339089
Resposta escolhida
Samuka,

Exatamente! Seria uma nota fiscal de serviços. Seria necessário verificar se em sua cidade é obrigatório a emissão de Nota Fiscal Eletrônico de Serviços.

Seria também necessário verificar o seu enquadramento como Pessoa Jurídica: se, por exemplo, poderia se enquadrar como Simples Nacional, Lucro Presumido, autônomo, etc. Simples Nacional é uma forma de tributação simplificada, na qual os impostos são unificados e pagos em alíquotas menores do que em empresas comuns. Ser autônomo, como já explicado, pode acarretar algumas desvantagens. Se principalmente você futuramente pretender comercializar com órgãos públicos, o melhor é possuir um CNPJ.

Os custos para abertura de uma empresa optante pelo Simples Nacional variam de escritório para escritório. Cá em minha cidade costuma-se cobrar algo entre R$ 400,00 e R$ 500,00. Autônomos é certamente mais barato. Empresas comuns (Lucro Presumido, Real) é um pouco mais caro. A manutenção (mensalidade do escritório) tem como valor mínimo R$ 150,00, podendo chegar a valores volumosos dependendo do faturamento da empresa.

Espero ter ajudado!
MELQYAHD 12/04/2010 00:22:35
#339090
Ah! Quanto ao custo mensal, variaria de seu faturamento. Os impostos são pagos sobre ele. Se você, por exemplo, se enquadrar no Simples Nacional, no anexo III, pagará inicialmente 6% de impostos sobre o faturamento total. Por exemplo: você, durante o mês 03/xxxx, faturou R$ 10.000,00 com notas fiscais. Pagará então R$ 600,00, que é 10.000 x 6%. Entendeu? Ainda no Simples Nacional e empresas comuns, seria obrigatório o pagamento do INSS sobre o Pró-Labore (que é como o [Ô]Salário do empresário[Ô]). Se você mantiver funcionários, tem FGTS e mais algumas coisinhas.
Se for autônomo, salvo engano, paga apenas ISSQN. Daí seria necessário averiguar na Prefeitura de sua cidade em forma de alíquota sobre faturamento, ou ISS fixo. E, claro, tem a mensalidade do escritório.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas