[OFF] ALGUEM SE PREOCUPA COM A QUALIDADE DO CODIGO

SAMUKA 15/10/2010 14:51:46
#355171
Concordo com tudo isso.

Hoje qdo estou codificando, até mesmo antes, qdo estou projetando, me preocupo muito com a qualidade do código.
O motivo é a experiencia. Quem já pegou seu próprio código de 10 anos atrás precisando de manutenção, sabe do que to falando.

Antigamente não tinha essa noção, e muitos que estão começando agora tb não tem. Isso se percebe com o tempo e a medida que seu sistema cresce. Qdo seu sistema ameaça ultrapassar 20.000 linhas de código .... daí a coisa começa a ficar preta, se não for bem criado.

Alias, tb não gosto de criar comentários, busco sempre um código claro pra evitar comentários, acho q é a melhor solução.

Os artigos são muito bons, recomendo a leitura pra quem está começando.
MARCOSLING 15/10/2010 15:20:48
#355174
Mesmo quem está na área há anos não tem essa preocupação. Talvez pq, as empresas de desenvolvimento não tenham políticas de qualidade e isso acaba fazendo com que as pessoas que trabalham nessas empresas adquiram esse [Ô]Padrão[Ô].
EVSAR3 15/10/2010 20:36:39
#355206
Eu me preocupo extremamente com a qualidade do código e com a estética dele.

Tem que estar tudo [ô]aninhadinho[ô].
Gosto de olhar para um belo código.

LLAIA 16/10/2010 11:24:40
#355223
o artigo do segundo link estourou uma guerra lá. pessoal não sabe o que tá lendo.
MARCOSLING 16/10/2010 11:46:54
#355226
Citação:

:
o artigo do segundo link estourou uma guerra lá. pessoal não sabe o que tá lendo.



Pois é... sempre vai existir alguém que não concorde, senão, não tem graça!

Mas, num ponto temos que concordar, se vc escreve um código [Ô]expressivo[Ô] como descrito no segundo link, é muito fácil saber que o tal código faz. Isso faz com que os comentários sejam menos necessários.

Até no banco de dados existem quem faça nomes de campos que são uma incognita... talvez seja um vício de quem usava dbase (onde existe uma limitação no tamanho dos nomes dos campos).
EPISCOPAL 17/10/2010 10:24:20
#355285
Eu li os artigos e achei interessante, mas queria saber a opnião dos colegas mais experientes

1 - O nome das funções tem que serem compridas tipo [Ô]AlunoAptoRecebeDesconto[Ô] ????
2 - Por acaso os nomes das funções e declarações pode serem em ingles??? (Eu uso em ingles)

valeuuuu
MARCOSLING 17/10/2010 12:02:01
#355288
Citação:

:
Eu li os artigos e achei interessante, mas queria saber a opnião dos colegas mais experientes

1 - O nome das funções tem que serem compridas tipo [Ô]AlunoAptoRecebeDesconto[Ô] ????
2 - Por acaso os nomes das funções e declarações pode serem em ingles??? (Eu uso em ingles)

valeuuuu



Levando em consideração que no VB, uma variável tem o limite de 255 caracteres, então, não vejo problemas, mas sem exageros.

Antes eu escrevia nomes em português, aí depois que tive que desenvolver softwares em ingles, fiquei com alguns vícios, agora, eu misturo português e inglês, e isso gera um problema estético e fica um negócio meio inconsistente...
EVSAR3 17/10/2010 13:49:25
#355293
Eu particularmente gosto de programar em inglês.

Mas acho bonito um código em português. Valoriza o trabalho dos brazucas.
MSMJUDAS 18/10/2010 07:31:09
#355319
Dependendo da linguagem, eu escrevo as variáveis de formas diferentes:

VB6: RsClientes

.NET: dsClientes, daClientes

PHP: rsclientes

Mas sempre procuro deixar identado, coloco comentrários em funções, linhas específicas e deixo separado as funções em baixo e os eventos do form em cima.

Realmente, tem programadores que criam variaves, tabelas ou campos indecifráveis, inclusive já peguei um que era [Ô]meio[Ô] analfabeto: contado (contato), peguimento (pigmento), alícotas (alíquotas)

Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas