[OFF] APRENDER, ESTUDAR, CRESCER

ZOWWT 18/12/2016 11:57:18
#469829
Saudações pessoal,

Estou aqui pois tenho muitas dúvidas em relação à essas questões do título.. e aqueles mais experientes queria se possível que relatassem um pouco sobre isso..

Aprender: Como vocês aprenderam a programar, como desenvolveram, leram livros que nem doidos, ou foi conforme a necessidade de realizar tal função que aprenderam?

Estudar: Como vocês aprenderam a maior parte do que sabe antes mesmo de estudar, ou quem nunca estudou para esta área (estudar que eu digo é Ensino superior)

Crescer: A maioria de vocês cresceram trabalhando para empresas e ganhando abaixo da faixa para adquirir mais conhecimento e experiência na parte profissional?

Agradeço desde já, sei que cada caso é um caso, mas se puderem relatar um pouquinho da experiência que vocês tem para mim já é de grande ajuda .
NICKOSOFT 18/12/2016 12:09:38
#469830
aprender vai de cada um, sou professor e a maior prova disso é a sala de aula, q vc tem q se virar e explicar pelo menos 10X diferente
ACCIOLLY 18/12/2016 12:15:45
#469831
Na minha sincera opinião o ensino superior serve apenas para ter título, satisfação pessoal e profissional. Porque o aprendizado mesmo está no dia-dia. Na maioria das vezes somos auto de data, lemos muitos livros, artigos. Buscamos o aprendizado simplesmente porque somos curiosos. Imaginamos coisas e fazemos acontecer, por mais que falhamos nessa empreita. Mas as falhas também sao meras ferramentas de aprendizado não é mesmo!
Hoje, depois de tantas falhas posso dizer que o primeiro passo que eu tinha que ter dado era aprender a lógica, pois ela é primordial para se aprender qualquer linguagem.
Posso até te dar uma ferramenta como dica pra começar a entender. é o visualg. Serve simplesmente para aprendizagem. Tem vários tutoriais sobre ela na internet. Ela é totalmente em portugol. Rsrsrs.
Bond estudos!
DS2T 18/12/2016 14:42:35
#469833
Citação:

Aprender: Como vocês aprenderam a programar, como desenvolveram, leram livros que nem doidos, ou foi conforme a necessidade de realizar tal função que aprenderam?



Quando eu comecei, eu pedia para que programadores mais experientes me passassem os mais diversos desafios. Entre eles, fiz o problema do labirinto, um Paint, Campo Minado, um Windows Explorer... isso com VB6...
Depois com .NET, segui o mesmo padrão. No meio do desenvolvimento, sempre aparecem dúvidas. Algumas coisas, uma pesquisada rápida na internet funciona... outras, você precisará ler um capítulo de um livro.

Citação:

Estudar: Como vocês aprenderam a maior parte do que sabe antes mesmo de estudar, ou quem nunca estudou para esta área (estudar que eu digo é Ensino superior)



Meu ensino superior foi em Engenharia Mecânica. Mas sempre me interessei em aprender coisas que o pessoal de Ciência da Computação estudava. Muitas coisas, muitas pessoas nunca usarão... mas é bem legal. Fora que existem coisas cruciais na grade para você poder entender o funcionamento interno das coisas. Prova real disso é a criação de índices. Para você entender a criar o melhor índice, precisa entender o funcionamento do banco de dados... o que o leva diretamente pra matéria de Estrutura de Dados.

Citação:

Crescer: A maioria de vocês cresceram trabalhando para empresas e ganhando abaixo da faixa para adquirir mais conhecimento e experiência na parte profissional?



A maior parte do meu tempo, sempre trabalhei sozinho fazendo projetos freelancers. Mas a uns anos atrás, passei 1 ano em uma empresa que abriu minha mente. Eu programava completamente diferente do que programo hoje, eles me ajudaram muito nesse quesito. Passei a ter uma visão completamente diferente de padrões de projeto e Orientação a Objetos.
Então a dica que eu dou: Tente sempre trabalhar com pessoas boas. Não importa se você for de longe o pior entre eles... só de você estar trabalhando num projeto com padrões e boas soluções, já vai te agregar muito.

No demais, é estudar o máximo que puder. Sempre conciliando a teoria com a prática.
Quando sentir que estiver fazendo MAIS do MESMO, mude de ferramenta, experimente algo novo. Os prazos nem sempre nos dão a oportunidade de experimentar muito, mas eu sou meio doido nesse sentido rs ... Sempre to fazendo algo diferente e implementando um novo conhecimento aos meus projetos.

Toda sorte aí.
Qualquer coisa, só postar aí que a gente tenta te ajudar.
KERPLUNK 18/12/2016 19:50:44
#469835
Sem a menor sombra de dúvida o maior diferencial de um bom programador é a capacidade de aprender à aprender. Não existe nenhum paralelo em nenhum outro ramo de trabalho. Trabalhar com TI é aprender o tempo todo, se deparar com coisas novas praticamente todos os dias e quem não sabe aprender por si só está perdido, simplesmente mude de profissão porque se você não tem esse quesito, lamento, mas você não serve para TI. Vai somente se frustrar, perder cabelo e nunca chegar à lugar algum. Ao contrário do que a maioria possa pensar(maioria, me referindo à qualquer um que não trabalhe com TI), uma formação superior, não garante absolutamente nada, com exceção de um diploma. Se você ingressa em um ensino superior em algum curso de TI, pensando que vai se tornar profissional por isso, mais uma vez, lamento muito, mas você vai se formar e não vai ser nem parecido com um bom profissional. Aprender à aprender é a chave. Conheça-se bem, saiba o que funciona e o que não funciona para seu aprendizado e use isso para entender tudo, trocando idéias com outros que estão no mesmo barco. Já trabalhei selecionando profissionais em uma grande empresa, fazendo as entrevistas técnicas e os melhores profissionais eram praticamente TODOS autodidatas. Achava até engraçado algumas perguntas que fazia e a resposta era vaga, imagine a cena:
- Você conhece OOP?
- Ah, sim, tive dois semestres disso.
- Deixe-me reformular a pergunta: Você sabe aplicar OOP para solucionar algum problema que lhe apresente no dia-a-dia?
- Ah, sim, tive dois semestres disso.

Outro ponto fundamental para qualquer um que queira trabalhar com TI é o domínio de inglês, ao menos para leitura. Se você não tem isso, trate de aprender. Praticamente toda a documentação, as melhores dicas e tudo o mais é em inglês. Domine inglês, é fácil. O problema é que uma parcela significativa da população brasileira não domina sequer o português. Já até perdi a vontade de corrigir os [Ô]mais e mas[Ô] que até mesmo aqui no fórum aparecem com uma frequência assombrosa.
ZOWWT 18/12/2016 22:59:41
#469837
Até hoje tudo o que aprendi foi por vontade própria, não fiz faculdade ainda pois não tive como ainda, porém o que realmente eu queria saber é como foi esse processo de vocês, pela minha experiência que é pouca sei que tudo vem de esforço próprio e vontade de aprender é essencial pra issso acontecer... Enquanto eu não entendo o A não prossigo... Atualmente trabalho totalmente em um serviço voltado a outras coisas, mas no meu contra turno experimento me envolver nesse mundo, o mais engraçado é você olhar para bloco de código e dizer puxa, que complicado... E com o tempo você olha pra trás e aquilo parecer tão simples. Enfim obrigado por me esclarecerem esssas dúvidas minhas,
Nicko, sei bem como é ensinar as pessoas, talvez não com essa complexidade, mas sei que é difícil...

Kerp, seus tutoriais de OOP são ótimos, vivo perguntando lá sobre os problemas que tenho e sempre é bugs propositais que você deixa, fico feliz de pelo menos conseguir chegar lá e ver... Quanto ao meu inglês, é fraco, mas estou melhorando hahah


Obrigado também ao DS2T e Acciolly. Deixarei o tópico aberto por mais um dia caso alguém queria compartilhar algo
KERPLUNK 18/12/2016 23:38:59
#469838
Os bugs que estão na classe Backwork e consequentemente nas demais classes POCO, são os mesmos que passei quando construí aquela estrutura na primeira vez. Estou tentando deixar os mesmos bugs que tive(conforme me lembro), para apresentar as mesmas conclusões. Minha esperança é que alguém comente como resolveu à sua maneira e não somente esperar o que eu fiz. A intenção primordial dos vídeos é sempre didática, transmitir conhecimento e não apresentar código fonte. Tanto que não aconselho o uso daquela estrutura, como já mencionei em um dos vídeos, que deem preferência à ORM[ô]s maduros e com muito mais recursos. Tudo lá, é puramente instrutivo. Tenho notado um alarmante número de pessoas querendo utilizar aquilo como seu framework pessoal, o que não aconselho, apesar de ser possível.
XLEGENDARY 19/12/2016 09:47:36
#469839
Aprendi sozinho, certo dia acordei de manhã, isso lá pelo inicio dos anos 2000 se não me engano.
liguei meu k6-600 peguei um caderno ( tenho mania até hoje de rabiscar soluções que me vem a mente ) e comecei a pesquisar sobre coisas pra criar.
Comecei a pesquisar na até então arcaica velocidade de internet em um modem usrobotik que nem chegava a 56kbps e pesquisando no astalavista. Aprendi muito fazendo isso, porém fiz curso superior em 2010 somente porque o mercado pede muito isso atualmente.

No curso superior aprendi que de 10 professores 1 sabe programar e os outros 9 acha que OOP ou POO é somente os [Ô]bloquinhos[Ô] de diagrama que eles escrevem no quadro ( quem nunca viu professor falando de classe filha que herda da classe pai ? )

atualmente meio desanimado depois de tantos anos, continuo estudando sempre porque em TI ou você estuda ou vai pra outra profissão que não muda segundo a segundo
Faça seu login para responder