[OFF] AVALIA?ÃO NOS TÓPICOS - PARA TODOS

JABA 21/08/2015 14:52:09
#450335
Gostaria de criar esse tópico para elucidar algumas coisas que vejo acontecendo no site, pois vejo muitas pessoas serem injustiçadas com a escolha da resposta mais adequada nos tópicos.

Já aconteceu comigo uma vez de eu ajudar um indivíduo num tópico, e o mesmo não entender a solução apresentada e pedir ajuda Inbox. Acessei a máquina dele remotamente, fiz exatamente como tinha mencionado no tópico e o problema foi resolvido. Após isso, ele pediu que eu desse uma analisada em outra coisa, e, depois de um longo período de tempo, esse problema também foi resolvido. Depois disso tudo, avisei para ele encerrar o tópico para evitar que outros postassem, pois já estava tudo resolvido. Quando vou ver o tópico no dia seguinte, ele escolhe uma resposta que não tinha nada a ver com a solução. Ele só pode ter escolhido a resposta de forma aleatória. Não é possível!

Gostaria de saber que tipo de critérios vocês tem utilizado para avaliar a melhor resposta dentro de cada tópico?

Eu geralmente quando faço a minha avaliação, vejo quem respondeu primeiro e se a resposta satisfaz com tudo aquilo que o tópico exigia. Já vi, várias vezes, certos cidadãos responderem corretamente e não serem pontuados somente porque outros complementaram com algo, e pra piorar, com assuntos que fugiam completamente do tópico em questão. Existem outros casos que pontuam por questão de afinidade, etc.
SINCLAIR 21/08/2015 15:21:25
#450336
Resposta escolhida
Jaba,

Quanto a tópicos não encerrados eu falei isto a cerca de 6 meses atrás
http://vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=444787&pagina=1

Quanto aos critérios da pontuação, é meio difícil mesmo entender o que o pontuador pensou, avaliou, criteorizou.

Respondi muitos tópicos e, igualmente você escreveu, parece ter havido uma pontuação sem critérios.
Mas isto não me aborreceu. Eu, particularmente, sempre tive a idéia que responder a uma pergunta era para ajudar o solicitante, indiferente quem seria o pontuado.

No momento de pontuar eu senti, alguma vezes, falta de poder escolher dois ou mais colegas.
Aconteceu de parte da resposta ter vindo de um colega e outra parte ter vindo de outro colega. Mas eu podia pontuar apenas um.

Mas, no final, o que nos importa sempre é sermos generosos e cordiais, tanto quando lançamos nossas dúvidas ou quando usamos o pouquinho de conhecimento que temos para auxiliar algum colega.

Tudo de bom.



KURTGU 21/08/2015 18:56:35
#450339
A opcao de pontuacao deveria ser de 1 ate 3 pessoas...pois muitos ajudam e cada um vai pegando e montando ate achar uma solucao...entao fica a Dica ao Para o Tecla, Pontuacao para mais de um usuario no topico seria legal..
SINCLAIR 21/08/2015 19:10:55
#450340
Concordo com o Kurtgu.

Vejam...

Em um tópico que abri hoje, me auxiliaram o Jaba e o Kurtgu.

Eu queria naquele tópico ter pontuado os dois, mas pontuei apenas o Kurtgu.

Neste vou pontuar o Jaba... para fazer justiça pelo tópico anterior.

O certo seria este tópico que e off não ter pontuação e no anterior eu ter podido pontuar os dois.

Se no futuro puder ser assim, melhor será.

Bom final de semana a todos.
KERPLUNK 21/08/2015 20:01:10
#450341
Eu não me importo muito com os pontos. é legal e tal, mas o interessante é ajudar mesmo. E sem querer ofender ninguém, ficar dando código pronto, pra mim não é ajudar. Dar código pronto é como o bolsa família, vai resolver o problema momentaneamente, mas a maioria simplesmente vai copiar e colar o código e pronto, não vai aprender nada com ele. Eu costumo passar a explicação do que pode estar acontecendo seguido da possível solução. Procuro também usar pseudo-código e raramente código pronto. A idéia, é ajudar e não resolver o problema para o usuário e eu entendo que o melhor jeito de ajudar, é fazer com que ele aprenda da melhor maneira possível.
DAMASCENO.CESAR 21/08/2015 22:03:08
#450343
KERPLUNK, concordo com voce quanto a forma de ajudar, pois existem pessoas que não querem ter que pensar em como escrever o codigo e outros não querem nem pensar na lógica!!
Quanto a ser ser pontuado ou não, faz bem pro ego receber a pontuação, mas não ligo (ou ligo?) pra isso.
meu conhecimento é pequeno e gostaria de poder ajudar mais, já que recebo tanta ajuda do VM, e às vezes com código pronto!
Acho que tenho uma boa lógica, mas às vezes me falta conhecimento da linguagem e, até agora, recebi ajuda com algumas (ou muitas) linhas de código.
mas, o maior problema que vejo nos tópicos do fórum é a pessoa com preguiça de pensar e também preguiça de colocar realmente qual a sua dúvida
não é a maioria, mas tem tópicos que o criador do mesmo apenas informa qual o problema, tipo ERRO 1253877, como corrigir? e não faz ao menos um debug pra saber qual linha dá o erro, fora o fato que geralmente temos que pedir pra ele postar o código pra ver onde está o erro.
meu unico problema é quanto ao citado acima, falta de informação pra poder ajudar de forma correta.
em muitos tópicos, mesmo sem ter o conhecimento suficiente, posto para o criador do tópico expor corretamente o problema e também seu código, para que outras pessoas também possam ajudar
DAMASCENO.CESAR 21/08/2015 22:06:42
#450344
ia me esquecensdo, JABA, você já me ajudou nmuito e sempre vejo você ajudando outras pessoas, como também KURTGU, KERPKUNG e também ZEUZEBIO3, fora outros que sempre vejo seus nomes nos tópicos (nas respotas rsrs)
SINCLAIR 22/08/2015 08:52:47
#450349
Colegas,

Dia destes participei aqui de um tópico sobre valorização da profissão de informática.

Somos desvalorizados, mas lhes asseguro uma coisa:

Tecla
Kurtgu
Jaba
Filman
Tunusat
Marcelo-Treze
Omar
Maxcim
JCM0867
F001E
LCSD
Robiu
Cleverton
FFCouto
WolfFire
Damasceno.Cesar
Kerplunk
Nilsontres
Ocelot
.
.
.

eu mesmo e tantos outros que me falta a lembrança agora (me perdoem aqueles que eu esqueci, mas os anos de VBMania foram passando, a idade chegando e parece ontem que eu tinha 20 anos, mas já tenho 42), enfim, moramos em locais tão distantes, não nos vemos pessoalmente, não nos conhecemos muitas vezes nem por fotos e sempre nos ajudamos.

Ocorre o mesmo em outros fóruns de programadores/desenvolvedores.

Meus conhecidos da época de infância preferiram medicina e advocacia. Já ví fóruns em que eles participam. é uma locura o quanto só se criticam e buscam diminuir os conhecimentos dos colegas deles. Se um advogado tem uma dúvida, nunca lança para colegas de fórum ajudar, corre o risco de ficar mal-falado. Com os conhecidos médicos também. Quando não sabem alguma coisa, dão um analgésico para o paciente dizem para voltar no dia seguinte, enquanto isto vão pesquisar, mas indiferente do motivo de o paciente estar ali, nunca pedem ajuda para um colega porque iria soar muito mal.

Então, creio realmente: no fim das contas, mesmo desvalorizados demais nos últimos 20 anos, nós todos é que merecemos pontuação e estrelinhas. Ego à parte, como eu disse no tópico sobre valorização profissional: nós é que criamos os sites para processos judiciais eletrônicos, damos agilidade ao comércio, à arrecadação do governo e portanto tudo que vem (ou deveria vir) disto como mais merenda nas escolas, melhores asfaltos, menos [Ô]custo Brasil[Ô], respiradores artificiais que os médicos apertam o botão para ligar, quem fez mesmo foi um pessoal de software/hardware (um software embarcado em um circuito PROM), polícia que acha bandido por GPS tem programador por trás da tecnologia, etc.

Quer saber: pontuação e estrelinhas para TODOS NÓS!

Tudo de bom a todos.
FILMAN 22/08/2015 17:00:44
#450358
Concordo com todos os participantes do fórum do fórum/tópico.

Concordo também nos argumentos do nosso amigo KERPLUNK, pois o mesmo já me ajudou muitas vezes até antes do fórum ter sido invadido em 2009 se eu não me engano! No entanto levo em consideração também que muitos criam delongas nos tópicos por falta de interpretar um código passado aqui seja ele descrito ou anexado!
Ressalvo uma situação dessa semana que o usuário postou uma questão,mas o que ele realmente queria era outra coisa, tento lógica parecida com a que eu passei.

é muito difícil que a pessoa parou pra pensar, pois de fator ela pode estar somente iniciando ou não quer cansar a cabeça! NÃO ESTOU FALANDO MAL DE NINGUéM.

Problema em dar um código para as pessoas é que você coloca ela a NÃO pensar, mas se você não passa um código para alguns, o tópico só aumenta as páginas e não sai do lugar!

Ultimamente percebo que os tópicos abertos são realmente de pessoas que estão ou mudando de plataforma, ou estão iniciando no ramo!

Para corrigir os problema apontados, nós devemos estar pronto para aceitar mudanças!
Caso todos estejam dispostos a aceitar essas mudanças então os modeladores poderiam criar um tópico fixo passando boas praticas de abertura e repostas dos tópicos.

Vale lembrar que o Brasil hoje vive uma crise na área de tecnologia, pois existe muitas pessoas boas, mas quando se trata de inovação estamos muito atrasados e inovação requer pensar bastante.

Bom esse é o meu padecer, espero que ninguém fique bravo comigo! Quero somente ajudar o que muitos já me ajudaram!
EPISCOPAL 22/08/2015 22:48:29
#450366
JABA DISSE:
Citação:

certos cidadãos responderem corretamente e não serem pontuados somente porque outros complementaram com algo



Eu concordo com vc Jaba, inclusive eu ajudei uma pessoa e ela pontuou outra. Outra vez o Tecla respondeu a resposta certa e eu enfatizei com alguma palavra, e ai o cara me pontuou injustamente, na minha opinião.

Concernente aos critérios de pontuação, eu vejo que isso deveria partir do webmaster aliado com o bom senso do participante do fórum.
Em relação aos pontos os colegas alguns colegas disseram que o melhor é a ajuda e não os pontos. Eu concordo também com isso mas a pontuação é uma forma de recompensa e marca também que a pessoa já ajudou a muitos no fórum. Penso euuuu
MESTRE 24/08/2015 14:10:31
#450425
Pontuar uma vez só é complicado, eu diversas vezes fico na dúvida em quem pontuar..

Se é quem respondeu primeiro, quem deu a resposta mais completa, acho que quando se fecha o tópico deveria pontuar todos que tentaram ajudar de alguma forma e continuar com a resposta escolhida pra quem ajudou corretamente
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas