[OFF] COMO PROCEDER COM VARIOS SISTEMAS?

ADILSOO 09/08/2013 15:13:06
#427346
Boa tarde pessoal!
Eu fiz um sistema para o controle de funcionários de uma empresa aqui, mas esse ano, o negocio está se saindo muito bem, e já tem mais 4 empresas querendo o sistema, mas aí eu pensei, devo deixar somente um sistema, ou devo fazer cópias dele, para se uma das empresas quiserem modificar seu software, eu não precise modificar o software da outra empresa, lembrando que eu trabalho com aluguel, e cada empresa é livre para pedir qualquer tipo de modificação, isso já está certo no valor final de locação, as que não optaram por isso, devem pagar por cada atualização solicitada, então, voltando ao assunto, já que cada uma pode modificar seu software, acredito eu que devo deixar um sistema para cada empresa, certo? Pois se eu modifico pra uma empresa, e a outra não gosta ou vice versa. Bom, queria ter a opinião de vocês a respeito de como proceder. Desde já muito obrigado pela atenção de todos, grande abraço!
MARCELO.TREZE 09/08/2013 16:11:00
#427349
é algo quase logico, mantenha o programa padrão para apresentar para as outras empresas, porém. feito modificações para alguma delas nada impede de você apresentar todas as possibilidades, e mostrar como seu software pode ser dinâmico.

NILSONTRES 09/08/2013 16:55:07
#427353
Pela experiencia que tive nos ultimos 8 anos, de dois anos para ca, optei pelo seguinte, tudo ou quase tudo no sistema é configuravel de acordo com a necessidade de cada cliente, é claro que os segmentos devem ser iguais ou proximos.
Observe que eu disse quase tudo, se acontecer de uma empresa trabalhar de uma forma bem diferente mesmo das padrões, então, como disse o Marcelo, é isso ai.
ROBSON 09/08/2013 20:40:39
#427367
Reutilização de código.
mantenha as telas que são comuns para todos os sistema em pastas predefinidas
e as telas que diferem de empresa para empresa fica em pasta dedicada a esta empresa.
ou seja, é possível o mesmo sistema funcionar em dezenas de empresas, mas os formulários comuns permanecem os mesmos.
basta isolar os que são dedicados.
nao sei se me fiz compreender.
ADILSOO 10/08/2013 19:41:53
#427397
Não, não entendi direito o que quis dizer Robson, se for possível ser mais claro.
AJSO 11/08/2013 01:09:55
#427401
Caro ADILSOO

Comece a pensar em um repositório e controle de versões......

Controlar a Baseline de cada modificação do sistema para cada cliente........

Visual Source Safe é um dos controles Microsoft [Ô]antigo[Ô] e tem outros na praça atuais e antigos............


Boa sorte
ROBSON 11/08/2013 13:17:42
#427403
Reutilização de código, senão você pira.

Com o VB6 é possível criar vários projetos diferentes com o mesmo formulário.
crie uma pasta para cada cliente. dentro desta pasta so fica os formulários (projeto) que são específicos para este cliente
e crie uma pasta para os formulários comuns a todos os clientes
cada cliente será um projeto diferente, mas o formulários comuns serão os mesmos para todos os clientes, desta maneira conseguirá atender as necessidades de cada um com menos trabalho.
LLAIA 12/08/2013 13:53:22
#427423
ADILSOO, dá uma olhada nisso: http://tfs.visualstudio.com/ No próximo projeto vou começar a usar.

No meu trabalho usamo o TFS. é comum existir um projeto base, e os outros serem branch dele com suas devidas diferenças.
LUIS.HERRERA 12/08/2013 14:11:45
#427424
Eu só fico imaginando, já pensou o negócio aumentar e você ter 10, 20, 100, 100 mil clientes e um software diferente para cada um? Não tem mão de obra que lhe ajude nisso.

Se alguém tem uma ideia legal que servirá a todos, ter de atualizar 100 softwares, só porque há telas específicas para cada cliente e foi nela a nova implementação, isso seria absurdo.

Se você pensa em ter 3 ou 4 clientes somente ok, mas se pensa em crescer e ter dezenas ou centenas de clientes, eu recomendo que passe a ter um sistema único com todas as funcionalidades disponíveis para todos. Se tiver algo muito específico (apesar que um software deve atender um certo seguimento e com isso ser meio que padrão para todos), mas essa particularidade pode ser algo [Ô]inaceitável[Ô] aos demais, então nesse caso usaria uma validação em tempo de execução no load do form, testando a licença. Se é do cliente x libera, para os demais bloqueia. Isso pode funcionar com layout reposicionando e ocultando campos, e com partes de rotinas através do IF ou ifs condicionais.

Agora se o cliente x quer um módulo diferente que não seja usado para outros clientes, você pode implementar o vínculo a um tipo de licença específico. Assim a licença de um cliente terá acesso e os demais não, se alguém posteriormente quiser este novo módulo, então oferece uma outra licença (acrescentando algum valor) e libera.

Meu sistema é genérico para todos os clientes, seja no portes e seguimentos. Sempre há aqueles que querem particularidades, mas eu disponibilizo a todos, quem quiser usa e do contrário é só ignorar. Com isso não me preocupo, em versões diferentes para cada cliente e seus problemas ou pior, o trabalho absurdo para controlar e atualizar isso tudo.

Se for algo muito específico que foge ao propósito do sistema, o cliente tem que pagar e isso é exclusivo dele e gerenciado pela licença.
NILSONTRES 12/08/2013 15:34:28
#427425
LUIS HERRERA,
Citação:

Meu sistema é genérico para todos os clientes, seja no portes e seguimentos. Sempre há aqueles que querem particularidades, mas eu disponibilizo a todos, quem quiser usa e do contrário é só ignorar.



é exatamente o que disse na minha resposta acima, todos os recursos são configuraveis, salve casos bem disitintos.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas