OFF: EU TENHO QUE SER SUPER UM PROFISSIONAL???

MARCOS 07/10/2011 10:23:58
#386183
Bom dia,
Embora a [Ô]VBMania[Ô], seja um ótimo site no qual podemos postar nossas dúvidas técnicas.Também é um local onde podemos expor nossas dificuldades no exercício de nossa profissão. Sejamos nós,Analistas de Sistemas,Programadores,DBA[ô]s, etc.No entanto, venho aqui, protestar com uma prática que tem sido recorrente no mercado de TI:

[Ô]A exigência para que os profissionais de TI, sejam super profissionais![Ô]

Todos nós que estamos trabalhando (Empregados) não percebemos isto com
clareza. Mas, os colegas que estão procurando e participando de entrevistas,
sabem do que estou falando.

Quando uma prova ou teste por escrito é feito, o grau de dificuldade é enorme.
Se ,por exemplo a questão for de SQL. Pode ter certeza, será a mais complicada
que puderem redigir.Algumas empresa agora, já estão optando por redigir os
testes em inglês,na tentativa de dificultar ainda mais. Outras, sem nenhum bom Senso,
elaboram provas, onde se fazem perguntas sobre [Ô]Detalhes[Ô] da tecnologia,que
são utilizados somente naquela empresa.E assim por diante...............Rss

Eu fiz um teste esta semana,onde entre outras coisas havia um teste de
[Ô]Lógica[Ô]. ( O que é normal, para quem trabalha com TI )

Cite qual destas cidades se destaca das demais:

1.) Berlin
2.) Bruxelas
3.) Paris
4.) Amsterdã
5.) Barcelona

Eu pensei,pensei, e não pude encontrar nada...
Já achando, que estou ficando meio [Ô]burro[Ô], mostrei para uns 15 colegas (Da área de tecnologia) . Que também não viram nada
justificasse um destaque. Eu citei a questão, porque na minha opinião , seja qual for a resposta, ela incorpora um grau de dificuldade
desnecessário.

Nesta mesma série de testes, havia uma questão de lógica, semelhante a uma outra que certa vez vi numa revista de ciência.Era
um [Ô]Desafio[Ô] de matemática,bem intrincado.Eu lembro que a revista dava ênfase a questão,por ser bem dificil.Fico me perguntando....
Para que isto?????????

Depois, temos de ouvir no noticiário da TV, frases do tipo [Ô]Existem muitas vagas de TI não preenchidas no Brasil[Ô]

PORQUE SERÁ?????..............Rss


Minhas dúvidas:

1.) Eu estou certo, ao reclamar do excesso de exigência do mercado de TI?

2.) Alguém sabe a resposta para questão das cidades que citei?




RODRIGOFERRO 07/10/2011 10:28:43
#386186
4) Amsterdã

é a unica que começa com uma vogal !
não estou questionando nada nem minha afirmação é a superior From Hell, mas as vezes a resposta para essas perguntas é a mais simples possivel !

Abraços
SAMUKA 07/10/2011 10:45:02
#386195
Não poderia ser:

5.) Barcelona

é a unica que não é capital ....
RODRIGOFERRO 07/10/2011 11:01:35
#386200
é... olhando por ponto de vista de conhecimento geral a sua resposta faz muito mais sentido, olhando por simples observação inicial a minha e a sua fazem sentido !

Abraços
MARCOS 07/10/2011 11:05:51
#386201
Samuka,
Amsterdã também não é capital.
KERPLUNK 07/10/2011 11:07:23
#386202
Resposta escolhida
Está e não está ao mesmo tempo. Esses [Ô]testes[Ô] realmente tem algumas coisas que são de matar, essa das cidades por exemplo, eu responderia Paris, porque colocando em ordem alfabética, ela ficaria bem [Ô]distante[Ô] das demais. Quanto ao excesso de exigência, acho que nada em excesso é bom, mas essas questões mais difíceis são justamente para [Ô]separar o joio do trigo[Ô]. Porque como sabemos, temos muitos excelentes profissionais no nosso meio, mas a grande maioria, infelizmente, são de [Ô]bicões[Ô] sem qualificação, interesse ou experiência que acabam prejudicando mais que ajudando a empresa, tirando a vaga de um profissional bom e qualificado.
Essas provas, eles não querem a resposta mastigadinha, querem saber como vc pensa, por isso, mesmo que vc responda [Ô]parcialmente[Ô] as questões mais difíceis, eles vão entender o modo como vc trabalha. Sou à favor de ter provas asssim, com nível alto de dificuldade, mas elas não podem ser fator decisivo para a contratação. Muitas vezes, essas provas, pedem que façamos algum algorítmo. Mesmo que ele não esteja correto, tem que estar de um jeito que se entenda como o profissional pensa.
Eu mesmo elaborei e corrigi várias provas dessas, ajudava no processo seletivo da Dell e vc não tem idéia da quantidade de asneiras que se via lá... Eu pedia um algorítmo para descobrir se uma sequencia de números sobrava ou faltava algum número no meio. A grande maioria fazia um [Ô]loop[Ô] guardando os valores em variáveis e tal, esses eram os profissionais medianos, alguns diziam que era impossível ou faziam algo sem o menor sentido, esses os profissionais medíocres, mas haviam os que faziam a soma deles e comparava, um método simples e funcional, esses eram os bons profissionais, que mesmo que a sintaxe do que fizeram estava errada, eu levava em conta a intenção e passava para o RH uma avaliação boa.
O maior problema é o gap entre o RH e a área técnica. Não tem como fazer uma prova e conferir por gabarito e com isso ter uma boa avaliação. é preciso que alguém técnico, converse com o candidato. A gente sabe quem é bicão e quem é bom, só pelo modo de conversar.
Quanto ao inglês acho que se deve SIM exigir um nível no mínimo mediano por parte do candidato. Afinal, as melhores documentações estão em inglês, erros, geralmente estão em inglês e entender o que está escrito é o MÍNIMO que um bom programador/DBA/Analista deve saber. Quando fazia essas seleções, avaliava também o nível de inglês. Pro caso da Dell, tinha que ser no mínimo bom, tanto na escrita quando na conversação. A gerência era toda americana e conversas DIÁRIAS eram feitas, então, ou era bom, ou não tinha como trabalhar. E nessas seleções eu preferia alguém com um inglês bom e tecnicamente mediano, do que alguém excelente tecnicamente, mas com inglês ruim. é mais fácil ensinar alguém a programar do que falar inglês.
Mas entendo bem sua frustração, a exigência que as empresas tem sobre a gente é brutal. Não basta dominar uma área, vc tem que dominar uma área e ser muito bom e praticamente tudo relacionado e ainda muito bom em coisas que não tem absolutamente nada a haver.
SAMUKA 07/10/2011 12:15:19
#386217
MARCOS, Amsterdã é capital da Holanda (Paises Baixo)

Obs, não to dizendo que é a resposta, foi apenas a idéia que me veio ...

Agora, se for isso mesmo, o cara num precisa saber quais são as capitais do mundo pra ser um ótimo programador, isso já beira maluquice.

Como bem disse o KERPLUNK, o ingles em alguns casos realmente se faz necessário.

Eu também não gosto de provas, acho-as muito limitadas. Eu tive um professor na facul que durante as provas de algoritmo, liberava as consultas. Ele dizia, com razão, programação não é um jogo de memória. Utilizamos as consultas a livros, apostilas e internet o tempo todo, qdo estamos desenvolvendo sistemas.

Cheguei encontrar na net uns absurdos do tipo, estamos contratando um estagiario com dominio de tecnologias XYZ (geralmente as top da area). Um cara desses num vai se escrever pra uma vaga de estagiario!!!
RODRIGOFERRO 07/10/2011 12:43:06
#386221
Nao é o simples fato do cara saber as capitais do mundo, é simplismente pra pescar aqueles melhores.

O Google por exemplo criou seu proprio digamos que [Ô]Algoritimo[Ô] de contratação, Dessa forma, o algoritmo analisa as respostas do candidato utilizando diversas fórmulas, criadas pelos matemáticos da Google, e calcula o resultado – de zero a 100. Assim, a empresa pode definir, sem erros, se o profissional tem os pré-requisitos necessários para ingressar na sua caótica e competitiva cultura.

RODRIGOFERRO 07/10/2011 12:46:19
#386222
Algumas das questoes de contratação do Google !

1. Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus escolar?
2. Quanto você deve cobrar para limpar todas as janelas das mansões de Seattle?
3. Quantas vezes ao dia se cruzam os ponteiros de um relógio?
4. Como você explicaria o que é um banco de dados a seu sobrinho de oito anos de idade?
5. Você diminui de tamanho e está preso em uma batedeira que começará a funcionar em 60 segundos. O que você faria para sair dela?
6. Quantos afinadores de piano existem no mundo?
7. Numa festa em que há dez pessoas, incluindo você e um amigo que o acompanhou, é feita uma aposta.Cada pessoa que você encontrar com a mesma idade que a sua, você recebe 1 dólar. Em caso oposto, você recebe 2 dólares. Você aceitaria a aposta?

Tenso...

Após avaliadas estas perguntas, notamos que o entrevistador não quer a resposta certa. Deve ser muito claro isso a você, pois você deve pensar em algo criativo, e não uma resposta certa! Ninguém quer saber os afluentes do Rio Amazonas da margem direita! Mas sim o seu raciocínio e capacidade criativa de pensar no assunto.

Pense então que não há resposta certa! Não há como eu detalhar a melhor resposta para cada uma das perguntas acima, mas sim explanar que não há uma única resposta! Se o seu raciocínio foi interessante, rápido, sagaz, você certamente irá causar uma boa impressão.

Sabendo que você tem que se preparar e estudar para as provas, provavelmente até contratando um curso ou cursinho específico, você terá chances muito maiores de conseguir uma vaga no Google. Além do mais, utilizando as dicas aqui descritas e neste artigo sobre as vagas.

Fonte: Google Dirson
MARCOS 07/10/2011 14:02:20
#386235
Olá,Pessoal!
O que me aborrece na verdade é o seguinte:

Eu até entendo que uma empresa como o Google,IBM,Microsoft, etc... tenha um processo seletivo rigoroso. Pois,
o [Ô]Tipo[Ô] de trabalho a ser desenvolvido por estas empresas, exige profissionais com este grau de competência.
No entanto, o que percebemos no mercado, é que [Ô]quase[Ô] todas decidiram que somente contratam de o candidato
tiver este nível. Mesmo, que o trabalho a ser realizado não exija nada disto. Já cansei de ver anúncios de vagas,
requerendo inglês fluente, mesmo quando o profissional raramente vai precisar usar no dia-a-dia.

Vou explicar melhor.....

Vocês já imaginaram , o que aconteceria se as forças armadas , ao alistar soldados para uma guerra, só contratassem
aqueles que passassem pelos mesmo testes dos fusileiros navais????







KERPLUNK 07/10/2011 14:04:58
#386237
Citação:

Vocês já imaginaram , o que aconteceria se as forças armadas , ao alistar soldados para uma guerra, só contratassem
aqueles que passassem pelos mesmo testes dos fusileiros navais????



Nós teríamos um exército de excelentes soldados, porém, muito poucos.
Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas