[OFF] FUTURO, CRESCIMENTO...

MESTRE 13/05/2015 08:08:08
#446578
Olá pessoal tudo bem?

Atualmente sou estudante de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), fiz 2 anos de Engenharia da Computação só que não estava gostando
da parte do desenvolvimento na engenharia, estava muito fraco já que o curso tinha bastante enfase em automação e etc.. resolvi mudar para ADS para talvez algum dia
me tornar um bom desenvolvedor uau .. Acho que estou trilhando o caminho certo.

Trabalho com .Net mais especificamente VB.NET, tenho Java na facul e não sou preso em linguagens de programação, dou manutenção também em Vb6 sou quase um garoto de programa rsrs como alguns dizem [Ô]pau pra toda obra[Ô] sei que estou ainda longe de ser um desenvolvedor melhor do mundo...

Más aí vem a coisa séria, FUTURO.. me deparo aqui as vezes entre alguns tópicos que há bastante prestadores de serviços (PJ) oferecendo seus sistemas, gostaria de saber como anda o mercado? penso muito no futuro me tornar um Consultor, PJ.. tenho alguns exemplos bem próximos que ganham MUITO bem, trabalham MUITO, mais trabalhar nunca foi um problema.. sei que no começo é difícil não tem cliente.. Porque o que vejo no cenário de TI no mercado de trabalho é uma forte desvalorização e falta de valorização no funcionário.. As empresas estão cada vez mais querendo contratar Peões de obra para serem desenvolvedores, pagando salários péssimos..

Gostaria de saber de vocês como voces estão e tudo mais e a opnião de cada um..

abraços !
F001E 13/05/2015 08:40:37
#446581
Citação:

As empresas estão cada vez mais querendo contratar Peões de obra para serem desenvolvedores, pagando salários péssimos.



...é a pura realidade...

Citação:

...que ganham MUITO bem, trabalham MUITO, mais trabalhar nunca foi um problema...



...sim, eu faço isso, das 08:30h até 18:00h estou em uma empresa e das 19:00h até 02:30h, 03:00h em outra empresa mas homeoffice. Já cheguei ficar até as 05:00h e com 3h de sono. é [Ô]trash[Ô] e quase deu divórcio....
MESTRE 13/05/2015 12:41:46
#446589
Citação:

..é a pura realidade...


Complicado mesmo!

Citação:

sim, eu faço isso, das 08:30h até 18:00h estou em uma empresa e das 19:00h até 02:30h, 03:00h em outra empresa mas homeoffice. Já cheguei ficar até as 05:00h e com 3h de sono. é [Ô]trash[Ô] e quase deu divórcio...


hehe tenso, mais tem q aproveitar enquanto é jovem para dar um gás e conseguir fazer uma poupançinha né? mais como vc anda sentindo o mercado está quente? tem oportunidade? ou já está saturado dessas consultorias que saem vendendo ERP a rodo? o que percebe pela empresa que trabalho que muitas vezes o ERP não acaba atendendo 100% a demanda por software da empresa..

TUNUSAT 13/05/2015 13:17:43
#446590
MESTRE,

Para você acompanhar as tendências do mercado e de vez em quando ficar de olho no: APInfo (http://www.apinfo.com/apinfo/).

é o que eu falo, nossa área está decaindo ano após ano. Comparando os Sêniors de no área que ganham entre 6 mil e 10 mil com os Sêniors de engenharia, arquitetura, advocacia, veterinária, medicina, entre outras áreas que tem nível superior, estes últimos ganham no mínimo 10 mil... Sei que todas tem que estudar muito e se atualizar, mas a nossa isso chega a ser questão de vida ou morte! Tem muitas pessoas se formando e os postos de trabalho estão diminuindo.

O que está [Ô]pegando[Ô] agora para nosso lado são as empresas comprando empresas, como no caso do Bradesco (IBI, BMC, Zogbi, Real, recentemente adicionou azul ao seu logotipo) e do Itaú (Banco América do Sul, BankBoston, Unibanco e mais um montão) que compraram vários bancos e as seguradoras estão indo para o mesmo caminho, recentemente a Yasuda comprou a Marítima. Logo teremos poucas empresas para prestar serviço.

[][ô]s,
Tunusat.
F001E 13/05/2015 14:14:55
#446593
Citação:

....mais como vc anda sentindo o mercado está quente? tem oportunidade? ou já está saturado dessas consultorias que saem vendendo ERP a rodo?...



Então MESTRE,

Nessa empresa que trabalho das 08:00 as 18:00 o carro chefe é um BPM (Business Process Management) traduzido (Gerenciamento de Processos de Negócio). 90% dos clientes usam o BPM para dar agilidade e rapidez nas tomadas de decisões. é onde temos maior faturamento e clientes grandes como BMW, TOYOTA, FORD e recentemente a RECORD, mas existem outros software para vendas, cotações esses representam 20% do faturamento pelo fato de existirem outros software que faz a mesma coisa e mais barato.
Estamos com um projeto para que esse BPM vire uma plataforma, agora esperar para ver e na outra empresa que trabalho das 19:00h em diante é para dar manutenção em software como folha de pagamento, contabilidade, escrita fiscal, NFE, são sistemas que todo mundo tem e fácil de fazer e com isso fica difícil ganhar alguma coisa com tanta concorrência. O caminho seria BPM, CRM, ERP, DM e assim por diante....é o que eu acho....espero estar certo....
MESTRE 13/05/2015 15:15:06
#446596
Citação:

Para você acompanhar as tendências do mercado e de vez em quando ficar de olho no: APInfo (http://www.apinfo.com/apinfo/).

é o que eu falo, nossa área está decaindo ano após ano. Comparando os Sêniors de no área que ganham entre 6 mil e 10 mil com os Sêniors de engenharia, arquitetura, advocacia, veterinária, medicina, entre outras áreas que tem nível superior, estes últimos ganham no mínimo 10 mil... Sei que todas tem que estudar muito e se atualizar, mas a nossa isso chega a ser questão de vida ou morte! Tem muitas pessoas se formando e os postos de trabalho estão diminuindo.

O que está [Ô]pegando[Ô] agora para nosso lado são as empresas comprando empresas, como no caso do Bradesco (IBI, BMC, Zogbi, Real, recentemente adicionou azul ao seu logotipo) e do Itaú (Banco América do Sul, BankBoston, Unibanco e mais um montão) que compraram vários bancos e as seguradoras estão indo para o mesmo caminho, recentemente a Yasuda comprou a Marítima. Logo teremos poucas empresas para prestar serviço.


Tenho percebido mesmo isso, são alguns funcionários que andam puxando o mercado pra baixo, a culpa é de nós mesmos...
Concordo más sinto que as micro e pequenas empresas estão ainda desamparadas por sistemas, muitas vezes utilizando Excel e Word..



Citação:

Nessa empresa que trabalho das 08:00 as 18:00 o carro chefe é um BPM (Business Process Management) traduzido (Gerenciamento de Processos de Negócio). 90% dos clientes usam o BPM para dar agilidade e rapidez nas tomadas de decisões. é onde temos maior faturamento e clientes grandes como BMW, TOYOTA, FORD e recentemente a RECORD, mas existem outros software para vendas, cotações esses representam 20% do faturamento pelo fato de existirem outros software que faz a mesma coisa e mais barato.
Estamos com um projeto para que esse BPM vire uma plataforma, agora esperar para ver e na outra empresa que trabalho das 19:00h em diante é para dar manutenção em software como folha de pagamento, contabilidade, escrita fiscal, NFE, são sistemas que todo mundo tem e fácil de fazer e com isso fica difícil ganhar alguma coisa com tanta concorrência. O caminho seria BPM, CRM, ERP, DM e assim por diante....é o que eu acho....espero estar certo



Entendi bem bacana vou dar uma olhada.. tem uma galera falando sobre Big Data também só que isso é muito Futuro daí haha..
LUIS.HERRERA 13/05/2015 16:34:57
#446597
Na minha humilde opnião o que falta é vocação e competência. Claro que empresas [Ô]estuprando[Ô] funcionários (programadores, analistas,etc... sempre terá), porém só é estuprado quem quer. Se o mercado tá [Ô]Gigolô[Ô], então faça seu próprio caminho, se todos pensarem e agirem assim, não haverá ninguém para ser [Ô]Estuprado[Ô] por essas empresas e a coisa se inverterá, falta de mão de obra, salários disparando. Na área de alta tecnologia é o que acontece, então as empresas estão importando mão de obra com altos salários.

Voltando ao assunto... PJ é sempre um bom negócio, porém tem de tomar muito cuidado, pois além de gerenciar todo o trabalho fruto do seu [Ô]Ganha Pão[Ô], terá também que gerenciar e muito bem a própria empresa. Isso pode causar alguns problemas, como ter gente para atender clientes, local próprio, tudo de acordo com o que for fazer [Ô]Serviço Prestado[Ô], além de ter todos os impostos, contador, despesas fixas, etc....

O caminho que posso sugerir como PJ tem duas vertentes principais:

1) Criar um software para um nicho de mercado sem concorrentes ou muito poucos, isso abrirá inúmeras portas e ganhos também, porém tenha sempre em mente que um software precisa de muitas coisas e não somente linhas de código.

2) Prestar consultoria. Nessa parte o mercado está super carente de gente qualificada, especificamente que apresente soluções viáveis e não apenas ensinar a usar softwares ou desenhar soluções para hardwares, redes etc.,. isso tá cheio. O que digo é para implementação, otimizações, configurações e integrações de tecnologias diversas. Uma ferramenta que a cada dia mais se utiliza é o próprio Linux, mas poucos dominam bem.

O futuro será computação móvel (tablets, smartfones, etc...) pois todos querem agilidade e mobilidade.
MESTRE 14/05/2015 10:41:39
#446630
Citação:

Na minha humilde opnião o que falta é vocação e competência. Claro que empresas [Ô]estuprando[Ô] funcionários (programadores, analistas,etc... sempre terá), porém só é estuprado quem quer. Se o mercado tá [Ô]Gigolô[Ô], então faça seu próprio caminho, se todos pensarem e agirem assim, não haverá ninguém para ser [Ô]Estuprado[Ô] por essas empresas e a coisa se inverterá, falta de mão de obra, salários disparando. Na área de alta tecnologia é o que acontece, então as empresas estão importando mão de obra com altos salários.

Voltando ao assunto... PJ é sempre um bom negócio, porém tem de tomar muito cuidado, pois além de gerenciar todo o trabalho fruto do seu [Ô]Ganha Pão[Ô], terá também que gerenciar e muito bem a própria empresa. Isso pode causar alguns problemas, como ter gente para atender clientes, local próprio, tudo de acordo com o que for fazer [Ô]Serviço Prestado[Ô], além de ter todos os impostos, contador, despesas fixas, etc....

O caminho que posso sugerir como PJ tem duas vertentes principais:

1) Criar um software para um nicho de mercado sem concorrentes ou muito poucos, isso abrirá inúmeras portas e ganhos também, porém tenha sempre em mente que um software precisa de muitas coisas e não somente linhas de código.

2) Prestar consultoria. Nessa parte o mercado está super carente de gente qualificada, especificamente que apresente soluções viáveis e não apenas ensinar a usar softwares ou desenhar soluções para hardwares, redes etc.,. isso tá cheio. O que digo é para implementação, otimizações, configurações e integrações de tecnologias diversas. Uma ferramenta que a cada dia mais se utiliza é o próprio Linux, mas poucos dominam bem.

O futuro será computação móvel (tablets, smartfones, etc...) pois todos querem agilidade e mobilidade.



Concordo com tudo que voce disse!! complicado é começar, eu sou jovem tenho 22 anos. então é bastante complicado, acha que seria válido fazer parcerias no começo?? a questão de pagar tudo certinho seria MEI (Micro empresario impreendedor) qual seria ? porque lá so tem instrutor de informatica e uns nada a ver..não tem desenvolvedor por ex
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas