[OFF] GREVE NA TI EM SP ...

CASPEREARK 14/03/2011 23:14:53
#367981
Trabalhadores de TI em SP anunciam greve

Felipe Zmoginski, de INFO Online

SÃO PAULO - O principal sindicato paulista dos trabalhadores de TI, o Sindpd, anunciou na noite deste sábado que a categoria entrará em greve no início da próxima semana.

O Sindpd reúne profissionais de tecnologia da informação, como analistas, programadores e colaboradores de áreas administrativas em empresas de processamento de dados.

De acordo com a entidade de classe, a greve foi decidida neste sábado em assembleia que reuniu filiados da região metropolitana e de municípios do interior, como Araraquara e Sorocaba.

Os trabalhadores do setor negociam reajustes salariais desde janeiro, sem acordo com entidades patronais. O Sindpd pede reajuste de 11,9% nos salários dos profissionais do setor, maior participação nos lucros das empresas e correção no valor do auxílio-refeição para 15 reais por dia trabalhado.

Os empregadores alegam, no entanto, que o valor pedido é muito acima da inflação registrada em 2010 e dizem que as empresas podem suportar, no máximo, um aumento de 6,47% para os profissionais.

De acordo com a legislação trabalhista, os trabalhadores podem entrar em greve em até 72 horas após anunciá-la. Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, a entidade vai procurar a Justiça para que ela determine o valor do dissídio, uma vez que não houve acordo entre trabalhadores e patrões.

Para especialistas no setor, no entanto, a decisão deve ter pouco impacto no dia a dia das empresas que contratam trabalhadores de TI.

Muitos profissionais mantém-se afastados dos sindicatos ou atuam com contratos temporários, de forma autônoma, como cooperados ou ainda como pessoa jurídica, emitindo nota-fiscal ao final de cada mês, características que diminuem a relação dos trabalhadores com os sindicatos da categoria.


Fonte: Info

[txt-color=#0000f0]Você concorda com essa greve? Você vai participar?[/txt-color]

Deixo a questão aberta como enquete (e peço para algum dos moderadores destacar o tópico!), afinal, acho que é algo inédito no nosso setor!

Boa Sorte
WEBMASTER 15/03/2011 09:39:17
#368000
Estive em SP a quase um mês, e durante o evento que participei ouvi rumores a respeito do assunto.
Particularmente acho complicado esse tipo de mobilização nesta área (na verdade, esta e muitas outras mobilizações são complicadas na área de TI).
E vale o que foi dito:
Citação:

... a decisão deve ter pouco impacto no dia a dia das empresas que contratam trabalhadores de TI.

LUIS.HERRERA 15/03/2011 11:58:26
#368027
Concordo com o Webmaster e vou mais além....
Na minha opnião, a valorização do profissional é ele quem faz, se o cara é bom, competente, honesto, responsável e contribui com o crescimento da empresa, ele [Ô]Vale quanto pesa[Ô], pois se a empresa não o valorizar, certamente o mercado o fará.

Sendo assim o cara pede o que vale e sendo justo e compatível, a empresa pagará. Do contrário perderá um bom profissional.

Eu acredito na negociação, pois se é bom só para um lado, então não dará muito certo.

Quando se define competências por valor de salário, então ou não se preenche a vaga ou se aceita qualquer [Ô]Cabeça de bagre[Ô] por um salário ínfimo. Ai entra o que cada empresa julga ser sua qualidade, pois qualidade envolve mais que somente o produto ou serviço ofertado,mas a qualidade do ambiente de trabalho e dos funcionários também.
LLAIA 15/03/2011 14:45:13
#368045
Verdade LUIS HERRERA!

é por essas e outras que a regulamentação é tão polêmica. O mais experientes e que sempre procuram excelência são contra a regulamentação por causa disso, pois colocaria os cabeças de bagre no mesmo barco dos profissionais de peso, e com isso a desvalorização do conhecimento. Esta greve se tiver resultado positivo, vai ser apenas um paleativo. Aqui no Brasil muitas empresas vendem softwares caríssimos e repassando uma parcela muito pequena para os profissionais envolvidos.
CHARLESHF 16/03/2011 10:12:14
#368109
Resposta escolhida
Eu acredito que nossa categoria é muito desunida, ainda mais com essa forma de pensar que [Ô]cada um faz sua negociação[Ô] ou [Ô]o mercado dará o devido valor[Ô].

Negociar individualmente prejudica toda a categoria. é isso que as empresas querem. As empresas são muito bem organizadas no sindicato patronal, e por que nós não somos?

O aumento que o sindicato negocia todo ano, é um aumento [Ô]padrão[Ô], linear para todos os profissionais, e é algo que não tem a ver com [Ô]promoção[Ô] do profissional, e sim
é uma reposição salarial de acordo com as perdas causadas pela inflação, pelo aumento de preços dos alimentos, etc.

Tenho certeza de que ninguém aqui acha ruim os aumentos (mesmo que pífios) do discídio (em média 7% de aumento garantido todo ano).

Se não existisse o sindicato, será que as empresas dariam esse aumento anual por conta própria? é claro que não.

Só que esse ano, o sindicato está buscando uma maior valorização do profisional de TI, e reinvidica 11% de aumento + VR de 15,00.

As empresas de TI, que têm tido lucros há vários anos, se negam, evidentemente.

Agora, com relação ao profissional ser bom e ser valorizado, isso é básico...é evidente.

Se o cara é bom, consegue se promover e consegue aumentos. Mas esses aumentos são pela sua capacidade
intelectual (e individual) e não tem a ver com reposição salarial (que é um direito de todos, inclusive dos [Ô]cabeças de bagre[Ô]).

Acho que a mobilização, vale muito a pena. Pela nossa valorização.

CASPEREARK 19/03/2011 02:06:12
#368540
Obrigado por todos pelo alto nível nas discussões!

Boa Sorte!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas