[OFF] IMPOSTO SOBRE SERVICOS DE INFORMATICA

MICHAELL 15/01/2013 16:33:11
#417426
Olá pessoal....tudo blz?!

atualmente vendo copia dos meus softwares como um Produto... (sistema de prateleira)..., pois nao cobro mensalidade. O imposto gira em torno de 3% (simples nacional)

gostaria de estar cobrando mensalidade dos meus clientes... entao estive verificando com minha contabilidade e me informaram que para serviços, o imposto gira em torno de 20%

achei um absurdo a tamanha diferença.

gostaria de saber se isso realmente é verdade... e se tem como fazer algo para que esse valor seja menor...

valew galera!
SYSX 15/01/2013 16:38:31
#417427
20% ?
oloko, eu por enquanto n to emitindo a nota fiscal, mas acho que a nota q podemos usar é aquela simples NFS (Nota Fiscal de Serviço) que cobra 5% da nota (Percentual aqui em São Paulo) verifica direito isso
MICHAELL 15/01/2013 16:42:27
#417428
já verifiquei duas vezes com eles.. com 2 pessoas diferentes da contabilidade.
mas me disseram que é isso mesmo.

sou do RS...
AJSO 15/01/2013 17:19:45
#417432
Caro MAICONJG

Nota fiscalde prestação de serviços acho que não pode ser tudo isso...

Aqui no estado de SP é em torno de 6,5% dependendo da Cidade...........


O ICMS aqui é de18% sobre produto

Mas 20% ach oque estão indicando deforma equivocada.


Boa sorte
MICHAELL 15/01/2013 17:36:17
#417434
sera que tem algum site que informa isso? algum site da receita... ou semelhante?!
ULTRASOFT 15/01/2013 17:57:27
#417435
Caro maiconjg procure a prefeitura de sua cidade pois ela que responsavel por cobrança de inposto sobre serviço no meu caso aqui em Cuiabá e ISSQN o setor responsavel e eu emito nota de serviço com imposto a 5%
ARCADYUM 15/01/2013 20:22:28
#417441
MAICONJG,
Quando eu trabalhava em escritório de contabilidade, nós trabalhavamos para uma empresa de software. Os impostos eram os municipais (detrminados pela prefeitura sobre o serviço), os federais (Pis, Cofins, Iss, se não me engano) a soma total desses impostos, que deviam ser retidos na fonte, giravam em torno desses 20%. Agora como você distribui o CD com os programas, também, ocorre o fato gerador sobre a comercialização do produto, mas a base de cálculo é sobre o valor do CD. Agora eu não sei com o novo Simples Nacional como ocorre a tributação sobre serviços municipais e estaduais. Por que eu trabalhava com o Simples antigo que não incluia os impostos municipais e estaduais. O novo inclui esses impostos através de convênios entre as esferas municipais, estaduais e federais. Deve ser por isso que a alíquota fica em 20%, por incluir todos os impostos. Siga o conselho do Ultrasoft, vá a prefeitura, procure o profissional da secretaria municipal de fazenda responsável por essa área, de preferência um auditor ou fiscal, e solicite maiores informações sobre esse assunto.

Estas informações são baseadas em conhecimentos de 05 anos atrás, hoje, as informações podem estar completamente diferentes, ainda mais sendo a área tributária que sofre ajustes constantes.
ULTRASOFT 15/01/2013 20:31:04
#417442
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/default.php?p_secao=163

da uma olhada ai conversando agora com minha esposa que e contadora ele explicou caso seu serviço for aluguel de produto tem mais imposto mesmo mas se for só mão de obra seria a % referente a seu ramo de atividade
ANDPAG 16/01/2013 00:30:27
#417455
Olá, sou de rio preto / sp aqui as notas que eu emito referente a mensalidade de meus sistemas é a nota eletrônica de serviço e uso o codigo 1.03/01.03.00 = Processamento de Dados e congêneres, e na descrição do serviço coloco como - Manutenção Mensal (Nome do Sistema)

A alíquota é de 3,5%

abs
LUIS.HERRERA 16/01/2013 09:11:23
#417463
Maiconjg sou de São Paulo e tenho dois códigos de prestação de serviços para software (Cessão de Uso de programa de computador) e outro para desenvolvimento. Em ambos os casos o ISS é 2%. Porém estou cadastrado como Lucro Presumido e por isso recolho PIS, COFINS, IRPJ e CSLL normalmente. Assim o valor total dos impostos giram em torno de 17% realmente.

O ISS varia de cidade para cidade e de serviço para serviço, o que pode representar os tais 20%. Porém como você disse que está no regime de Simples Nacional, os impostos federais (PIS, Cofins, IRPJ e CSLL) tem alíquotas menores e você recolhe tudo simplificado por uma alíquota única. Sendo assim não acredito que estes 20% estejam corretos.

O que você deve fazer é:

- Ir na prefeitura de sua cidade e ver quais são os códigos de seriços para informática e sua alíquotas
- Ir no seu contador, pedir para detalhar quais impostos serão pagos e seus percentuais sobre o serviço que escolher. Levando em conta o simples nacional que citou.
- Se estiver de acordo e chegando a conclusão dos valores corretos, terá de pedir ao seu contador uma alteração contratual para incluir os novos códigos de prestação do serviço, caso não façam parte do cadastro de sua empresa.

Boa sorte
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas