[OFF] META PARA 2011: APRENDER .NET

MARCOSLING 02/01/2011 11:13:10
#360847
Vejo muitos de vocês com dificuldades em aprender Vb.Net, então vou narrar as experiências que tive que talvez ajudem vcs.
Eu acompanho o .Net desde que apareceram os primeiros betas, mas demorei um pouco para começar a usar. Me lembro que quando lia artigos sobre vb.net, eu via os códigos Vb.net com certa familiaridade, isso dava uma certa segurança e aí eu pensava: Vai ser fácil!

Como programador VB, meu primeiro contato com o Vb.Net foi estranho, pois parecia algo conhecido (parecia com VB6!) mas não era!
Eu tentava programar como se fosse o VB6, mas não dava certo (isso era muito frustrante).
Então comecei a encarar o Vb.Net de forma diferente, como uma nova linguagem de programação, que de fato é uma nova linguagem de programação, e não uma continuação do VB6. Talvez esse seja o problema da maioria, enxergar o Vb.Net como se fosse uma continuação do VB6.

Então, eu diria que, o que me ajudou a engrenar no .Net foi:
- (talvez o mais importante!) ter aprendido orientação a objetos e UML na faculdade;
- O Vb.Net não é o VB6;
- Ter acompanhado o .Net desde o começo (não sei ao certo se isso fez alguma diferença, pois uso o VB desde a versão 3, então não tenho certeza se isso realmente fez diferença);
- Não espere aparecer um projeto para começar a aprender, crie um projeto particular;
- Leia muito;
- Aprenda C#, talvez isso ajude a se desligar do VB;
- Aprender a partir de exemplos talvez não seja legal (em alguns casos) sem conhecer a técnica aplicada. Só pq o código exemplo funciona, não quer dizer que é a melhor técnica usada para resolver um problema. E o pior... vc não sabe pq funciona (ou não).
- Estude o Framework (esse cara é o coração do .Net).

Então, acho que é isso.
Espero que coloquem como meta de 2011: aprender .Net
LLAIA 02/01/2011 12:01:46
#360852
Apoiado! Gostaria de destacar alguns pontos que vc colocou e acrescentar uns detalhes:

- (talvez o mais importante!) ter aprendido orientação a objetos e UML... ; - Verdade. Design patterns também é essencial

- Não espere aparecer um projeto para começar a aprender, crie um projeto particular - Conhece alguma instituição carente que de repente precise de um sistema? pode ser uma boa oportunidade pra colocar o aprendizado em prática, ou a família tem algum empreendimento e precise de um aplicativo auxiliar?

- Aprender a partir de exemplos talvez não seja legal (em alguns casos) sem conhecer a técnica aplicada. Só pq o código exemplo funciona, não quer dizer que é a melhor técnica usada para resolver um problema. E o pior... vc não sabe pq funciona (ou não).
- Quem nunca se arrependeu de ter um implementado uma funcionalidade com base num exemplo de umn livro?
MARCOSLING 02/01/2011 12:27:06
#360853
Tem algo que gostaria de acrescentar:

- grupo de estudo: na minha opnião não funciona! Vejo que as pessoas que participam (ou tentam) não tem comprometimento com a causa. Pq? Na minha opnião, não existe nada que obrigue a pessoa a participar. Não há responsabilidade envolvida.
O pode ser feita nesse caso? Cobrar para participar? Pagar para participar? Multar quem não participa? Sei lá!
RODRIGOFERRO 02/01/2011 13:25:41
#360855
é a gente poderia muito bem montar um grupo de estudos pra ajudar o Povo que quer largar o VB6 a largar o vb rsrs, mas a falta de comprometimento é uma coisa absurda e ao mesmo tempo muito triste, eu cheguei a trabalhar dois anos com vb6, porém ja estou a mais de um ano com VB.NET e estudando C#.

eu vejo muita gente dizendo o seguinte ([Ô]se eu soubesse que seria tão bom eu teria migrado há bastante tempo[Ô]), pois eh estou aqui para incentivar a todos aqueles que querem estudar novas tecnologias.
LLAIA 02/01/2011 14:02:08
#360857
Mudar realmente não é fácil. O que não podemos é ter uma atitude muita das vezes até infantil em denegrir o que é mais novo (geralmente por incapacidade de adaptação), ou ficam repetindo aquele mantra do COBOL sem entender que o mesmo e os seus desenvolvedores bem renumerados, são um caso a parte das ferramentas de desenvolvimento que rodam no Windows. Vejo muito isso no meio dos Delpheiros (delpheiro é aquela galera xiita do Delphi, não o profissional sério). Destaco o comentário de um participante neste post. http://www.ericksasse.com.br/delphi-2009-apenas-win32-e-futuro-delphi-net/

Citação:

A Embarcadero deveria realmente prestar atenção no MORFIK !!!
Que usa FreePascal como compilador e tira proveito disso (cross-compiler Windows, Linux, FreeBSD).
Cria um verdadeiro WebServer e aplicações todas Ajax, desenvolvendo muito parecido como com o Delphi é uma Paulada neste monte de lixo chamados PHP, Ruby on Rails, ASP. Tudo isto é Lixo puro perdi muito da minha vida estudando e me contorcendo para fazer aplicações web nessas linguagenzinhas de script metidas a besta, interpretadas, verdadeiras gambiarras. Por mais que existam MVCs da vida e certo designer patters, são pura gambiarra !!!

.Net??? Realmente gente para que isto existe mesmo ???
Por que as grandes empresas migram para o .Net ??? ninguém se pergunta !!! Simplesmente por que os CEOs, gerentes etc… Leram que é o novo brinquedo revolucionário da Microsoft e puff!!! Magicamente todo mundo muda para este Lixo que só sabe fazer aplicações lentas!
O que a Microsoft realmente escreve com .NET ??? NADA !!! é como o VisualBasic o que a MS construiu com VB ? ZERO !!! TUDO QUE ELA FAZ é COM C++ !!!
Marcelo Fortes.



hauahuahu uahu hauahauahaua
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas