OFF NCM IGUAL - IPI DIFERENTE

MAXCIM 18/08/2013 11:23:47
#427714
olá amigos, tudo bem?


um cliente me solicitou uma alteração no sistema, visando incluir IPIs diferentes no mesmo NCM.
a principio descordei, pois sempre vinculei a Aliq de IPI ao NCM. porem a contabilidade do meu ciente informou que é possível sim, uma mesma NCM conter varias alíquotas para diferentes produtos que usam a mesma NCM.

agora pergunto ao senhores com a pratica do dia a dia. isso procede?
e se realmente procede, como fazem o vinculo dos IPIs, hoje com a mudança rotineira de alíquotas, meu cliente altera a alíquota no ncm e todos os produtos vinculados aquele ncm passam a usar a nova alíquota.

desde já agradeço
NILSONTRES 18/08/2013 12:04:22
#427718
Resposta escolhida
Pois é, eu por um bom tempo tentei amarrar meus sistemas de NFE, mas não tem jeito, nossa politica fiscal é uma baderna, quem sabe um dia a receita vai se tocar e descobrir que quanto mais complicado, menos arrecadação.
Soube que nunca tantos contadores desistiram da profissão, quanto no atual momento.
Mas olha só, eu encontro mais informações nesse sentido, nesse forum:

contabeis

Embora já tenha sugerido aqui uma categoria nesse sentido, mas acho que os moderadores não acharam interessante, pois nunca nem discutiram.
GUIMORAES 19/08/2013 10:10:27
#427743
A eterna briga entre contadores e programadores kkkkkkkk.
No meu sistema, não relaciono o NCM com o IPI, deixo isto de forma que o usuário escolha o que deve ser feito no momento de lançar o produto, até porquê a SEFAZ não cruza estas informações(por enquanto).
Deixei de tentar ensinar o que deve ser certo, apenas deixo que faça do jeito que desejar, assim, se o usuário quiser fazer desse jeito, fica a critério dele.

Abraços.
FOXMAN 19/08/2013 12:09:18
#427765
Citação:

:
Pois é, eu por um bom tempo tentei amarrar meus sistemas de NFE, mas não tem jeito, nossa politica fiscal é uma baderna, quem sabe um dia a receita vai se tocar e descobrir que quanto mais complicado, menos arrecadação.
Soube que nunca tantos contadores desistiram da profissão, quanto no atual momento.
Mas olha só, eu encontro mais informações nesse sentido, nesse forum:

contabeis

Embora já tenha sugerido aqui uma categoria nesse sentido, mas acho que os moderadores não acharam interessante, pois nunca nem discutiram.



Nilson como diz a giria [Ô]TAMO JUNTO[Ô].

Eu também recorro ao Contabeis.com.br, em muito me ajudam.

Eu ainda amarro o máximo o meu sistema quando a questão é NFe, pois os usuários são(em sua maioria leigos quando o assunto é tributação. O contadores já são quem dera um simples usuário).

Deixo o usuário tomar as menores decisões possíveis, diminuindo consequentemente os erros.
Recentemente um usuário emitiu uma NFe de industrialização de produtos com CFOP para venda de mercadoria.

No caso do nosso amigo, tem de fazer uma pesquisa de quantas alíquotas de IPI poderá recair sobre o NCM, lembrando que para um mesmo NCM haverá consequentemente diversos IPI.
NILSONTRES 19/08/2013 12:42:20
#427769
FOX,
Citação:

Deixo o usuário tomar as menores decisões possíveis, diminuindo consequentemente os erros.


Exatamente o que eu faço.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas